1º de Maio Dia do Trabalho

1º de Maio Dia do Trabalho

Surgiu nos Estados Unidos da América em 1886, por ocasião de uma greve reivindicatória de jornada de trabalho de oito horas. Numa tumultuada passeata houve confronto policial entre manifestantes, com a morte de trabalhadores e policiais, consagrando este dia na maioria dos países como o Dia do Trabalho. Uma das primeiras manifestações ocorreu em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York, e envolveu 15 mil trabalhadoras que foram às ruas protestar pelas condições de trabalho precárias e degradantes. A situação se estendia também para o continente europeu.

Toda via os Estados Unidos da América houve por bem comemorar na primeira segunda-feira de Setembro como Labor Day. Hoje é celebrada em mais de 80 países – no Brasil, o Dia do Trabalhador é celebrado desde 1925.

Aqui no Brasil, a chegada dos europeus no fim do século XIX e começo do século XX trouxe com eles os ideais de luta trabalhista. A Greve Geral de 1917 ajudou a pressionar o governo pela mudança no cenário operário. Em 1925, o então presidente Artur Bernardes decretou o Dia do Trabalhador, como também é chamado, em 1º de maio. A maior mudança, no entanto, veio bastante tempo depois, com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em 1º de maio de 1943 (sim, a data foi escolhida propositalmente), Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei nº 5.452, garantindo direitos básicos, como salário mínimo e duração da jornada de trabalho.

Chico Luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 01/05/2022
Reeditado em 01/05/2022
Código do texto: T7506693
Classificação de conteúdo: seguro