A MANIPULAÇÃO EMOCIAL INVISIVEL

A muito tempo que tento ver o mundo, o dia a dia das pessoas, cada um tentando interpretar o melhor possível uma aparência no palco de suas vidas no sentido de agradar outras pessoas, de fazer o que outras pessoas esperam de si.

As pessoas vivem mais para os outros do que para si mesmo e com isto se tornam presas fácil da manipulação de outras pessoas.

Algumas destas pessoas próximas de nossas vidas tem boas intenções de nos agradar de trazer nós mais próximas de nossas vidas, no entanto para isto as vezes acabam nos manipulando, na maior parte das vezes de forma a não nos prejudicar, apenas investindo na relação existente para melhorar a própria relação, para manter prisioneiro da relação boa existente.

Normalmente os interesses são de melhoria do relacionamento, da amizade existente, de passar mais tempo junto, quando não de amor e intimidade quando estes investimentos visam a convivência mais próxima, podendo se tornar paixão.

No bom relacionamento todos levam vantagem e o investimento dar e receber é muito saudável e é com certeza elogiável estes comportamentos.

Todos temos obrigação de investirmos nos bons relacionamentos, mesmo nos comerciais, financeiros, pois quando investimos temos a esperança de um retorno melhor para os atos que praticamos e com certeza em contrapartida coisas melhores virão.

Assim agimos quando investimos em um “negocio”, com a finalidade de obtermos o resultado do negócio, fazemos quase de tudo dentro da ética e moral para atingir o resultado esperado, e mesmo dentro da ética e moral podemos mentir e omitir informações que desviaria ou tornaria o negocio menos atraente para nossa pessoa, tudo no sentido de termos o melhor resultado.

Na vida pessoal na amizade não é muito diferente, no relacionamento amoroso também.

Tem pessoas que tem uma capacidade maior de manipular para o bem, ou para o mal.

Dizemos para o bem ou para o mal, pois muitos só pensam no bem, e como naquela frase do filme “amar é jamais ter que pedir perdão”, para o bem do amigo ou do apaixonado querem para o outro o melhor, a mais ampla felicidade, e mesmo a manipulação para o mal não é muito longe disto, pois muito praticam a manipulação para o bem, contudo tal manipulação perde o controle no meio do caminho e acaba fazendo mal a outra pessoa, acaba por tornar a pessoa dependente, é o caso do paternalismo, onde os pais mimam os filhos demais e acabam impedindo que eles tenham o crescimento adequado próprio para enfrentar a sua própria vida e continuidade.

Mas no caminho da manipulação, muitos por vingança ou para tirar vantagem desenfreada, acabam sem escrúpulo avançando o caminho da ética e da moral, as vezes isto se dá no caminho da política, da espionagem e contra espionagem, mas também se dá muitas vezes por motivos pessoais, ou as vezes outras coisas trazem para o pessoal.

Nestas manipulações maldosas, sem escrúpulo para vingança, ou para tirar vantagens sem medir os prejuízos que outros vão ter com os referidos atos, sem medir os próprios atos, simplesmente buscando “manipular, manipular”, para que o outro “perca”, tenha prejuízo, estes caminhos de manipulação podem destruir pessoalmente o outro, sua família, seus bens maiores conquistados pelos mesmos.

Muitas manipulações são continuidade por tempo indeterminado, fazendo de outro ser, um escravo, um dependente dos atos praticados tornando a vida de outro totalmente insuportável, levando a loucura, ao suicídio, são verdadeiras torturas insuportáveis, que vão muitas vezes além da pessoa e atinge a família a comunidade, muitas vezes só para satisfazer o ego.

Na política, exemplo confuso “Cabul/Afeganistão”, país nascido da cisão da antiga Índia do amigo de Mandela, o Grande Ghandi que em sua caminhada pacifista e filosófica levou a independência, que por questões religiosas acabou dividindo mulçumanos no Afeganistão e Hinduísta na Índia, e ai, na Índia os Mulçumanos são parias e no Afeganistão o Hinduísta são parias e apesar de estes viverem no local por várias gerações por ter religião diferente, são manipulados, perseguidos, expulsos por diversos meios para que deixem o local onde vivem a gerações.

Outra questão sempre foi os costumes, a religião, os interesses econômicos e políticos que levam pessoas, comunidades a disputarem para que outros se submetam a si, no caso do Talibã, em manter seus costumes e religião que influencia na vida das ouras pessoas sob o regime de casta, onde os nobres (Talibã) são os únicos que tem direito a terra e muitas vezes a alguma atividades e patrimônio (na expressão nossa a um cartório”, inclusive pessoais sobre a mulher do próximo como acontece em algumas comunidades, onde forças de segurança é uma casta, que transmite seus direitos aos sucessores, e o povo no geral tem que viver submisso, serviente e sem direitos, e em alguns lugares do mundo sempre foi assim.

No ocidente, a partir talvez de Rousseau da revolução Francesa tenta-se mudar o comportamento da comunidade e ai a América da filosofia construtivista, onde as energias terão que serem gastas no sentido construtivo, e onde o capitalismo e o direito a propriedade privada permitiu que muitos se enriquecesse através das gerações, onde se diz que isto é democracia, mesmo com o social da própria revolução francesa e da briga para ampliação ou diminuição do social, o regime de vida é totalmente diferente de lá.

Mas a internet, as mídias jornalisca, televisiva e ora das redes sociais, fazem com que os benefícios deste sistema de vida do ocidente seja uma visão que todos querem ter e procuram, contudo isto é uma revolução e ainda por fim o imperialismo Americano ocidental, em busca de obter vantagens na relação com estas comunidades instiga, estimula, vende armas, tecnologia, e faz com que o povo daqueles lugares queira mudar.

Aí vem a resistência do Talibã, e aí vem a violência, tudo isto também é uma forma de manipulação, muitos acham que é para o bem, e muitos acham que é para o mal, depende do lado que se está, por que o certo e o errado são faces duvidosas do que é bom para cada ser na comunidade ou no planeta.

27.08/21.

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 04/09/2021
Código do texto: T7335272
Classificação de conteúdo: seguro