Sofistas

E de um dia para o outro, como num passe de mágico, todos acordaram entendendo sobre tudo. Surgiram assim inúmeros cientistas políticos, juristas, peritos, criminalistas e psiquiatras. Sabem quem deve ser ou não preso, e os motivos.

Conseguem em questão de segundos dar prognósticos sobre qualquer caso político, mas também continuam sabendo tudo sobre futebol e carnaval.

Emitem precisos diagnósticos e julgam o culpado ou inocente em um caso que assistiram em um jornal televisivo, que é transmitido antes da novela e de um reality show semanal: programa esse que não perdem um só episódio.

Discutem sobre a disputa presidencial em um outro país, o conflito na Síria e sobre a variação dos preços nas refinarias de petróleo.

Comparo essas cenas com aqueles tipos que vivem com uma bíblia embaixo dos braços emitindo inúmeras sandices, sob o pretexto cansativamente verbalizado de que : "é verdade, está aqui na bíblia", Mesmo que não saibam se realmente tenha algo do tipo lá escrito.

Ou outros que por ter um aparelho celular que é possível pesquisar e responder sobre tudo,acreditam que também sabem de tudo.

Já eu que não sei sobre tudo isso, prefiro recolher-me a minha silenciosa ignorância, e deixar que todos esses doutores de todos os saberes picotados e compactados em cerca de 140 caracteres cada um, decidam e tragam a luz. É Guy¹, hoje em dia sua obra não conseguiria ser inspiração e mobilização da mesma forma que foi em maio de 68, a menos que conseguisse reduzi-la a três ou quatro linhas.

¹Guy Debord- A Sociedade do Espetáculo(1967)

John Canere
Enviado por John Canere em 30/11/2018
Código do texto: T6515606
Classificação de conteúdo: seguro