Breve Retrospectiva 2017

Esforcei-me para encontrar algo de positivo em 2017, que na prática, foram poucos, afinal foi o ano em que o golpe apresentou a sua face cruel. O lado bom é que os argumentos dos golpistas, de combate à corrupção, cairam por terra.  E me senti incapaz de fazer um breve balanço, então recorri a quem entende melhor: fiz busca no Google, li muitos artigos de analistas políticos, econômicos e sociais. Copiei alguns fragmentos e colei, de forma bem resumida:

Segurança

"O Comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, manifesta uma preocupação que, tomara, seja a do Alto Comando da força terrestre, ao protestar no Twitter contra a banalização do emprego das Forças Armadas na manutenção da ordem pública.

Preocupa-me o constante emprego do @exercitooficial em “intervenções” (GLO) nos Estados. Só no RN, as FA já foram usadas 3 X, em 18 meses. A segurança pública precisa ser tratada pelos Estados com prioridade “Zero”. Os números da violência corroboram as minhas palavras.

Os temores do general são positivos. Em tudo na vida e sobretudo nos exercícios de força, o uso do cachimbo deixa a boca torta e a “naturalização” do uso das Forças Armadas na segurança interna as vai afastando de sua missão constitucionais de serem as fiadoras de nossa soberania, como observa um amigo.

Muito mais do que os “coxinhas” os os bolsonaristas, quem vem chamando as Forças Armadas a transbordarem de seu dever é o poder civil desmoralizado e afundado, pela crise e pelas cumplicidades, na incapacidade de prover a ordem pública.


Salário mínimo:

O texto é do insuspeito G1, do grupo Globo:

O reajuste de 1,81% no valor do salário mínimo para o ano de 2018, de R$ 937 para R$ 954, é o menor desde o Plano Real, anunciado em 1994 e que controlou a hiperinflação na economia brasileira, aponta série histórica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).Isso significa que o reajuste que será aplicado no salário mínimo no ano que vem o menor em 24 anos.

17 reais por mês significam menos de 56 centavos por dia. Por hora trabalhada, o que passa a ser importante desde que se liberou a contratação de trabalhadores “intermitentes”, o reajuste é de 8 centavos.

É a lei, dirão os adeptos do “mercado”.

Verdade, o que não implica deixar de entender que, na prática, isso significa zero.

"Serão tempos muito duros, os meses de 2018 e precisamos conservar a cabeça lúcida e fria e manter os corações quentes.

Os índices obtidos por Lula, depois do massacre do qual foi vítima, mostram a força da memória da população.

Não somos nós, da classe média, quem estamos mostrando a ela os caminhos que deve seguir. É ela, no seu instinto de sobrevivência, quem nos está ensinando."

Fernando Brito


Fonte: http://www.tijolaco.com.br/blog/

Crise no Rio x esquerda purista

"(...) Essa esquerda lavajateira, mesmo sem disso ter muita consciência, foi importante aliada de todo o movimento golpista, que se inicia no julgamento do mensalão, contamina as jornadas de junho de 2013 e, por fim, abraça a Lava Jato, operação imperialista que foi essencial ao golpe (...)"
Ora, a crise do Rio é culpa da Lava Jato e tão somente dela! Sergio Cabral deve ser responsabilizado por uma série de coisas, mas a César o que é de Cesar! Foi a Lava Jato que destruiu a indústria fluminense, e ponto final!

"(...) A Globo quer uma esquerda purista, alérgica a alianças, porque sabe que, com isso, ela jamais poderá ganhar as eleições, e se ganhar, não poderá governar (...)"


O ano da revelação

"(...) Os moralistas sem moral que em 2016 derrubaram uma presidente honesta foram flagrados em 2017 em atos de corrupção (...)"

"(...) Moro já é criticado publicamente, sem que hordas de fanáticos se levantem.

Sua mulher, Rosângela, anunciou o fim da página na rede social destinada a idolatrar o marido, e houve relativamente poucos lamentos.

Anúncio feito no mesmo dia em que um advogado que não se rendeu à Lava Jato, Rodrigo Tacla Durán, disse em depoimento à CPI da JBS que um amigo do casal havia lhe tentando vender facilidade em acordo de delação premiada.

2017 foi, definitivamente, o ano da revelação (...)"

Miguel do Rosário - O Cafezinho


Saúde x ódio

No grupo de WhatsApp que reúne médicos que, como ele, se formaram em 2009 pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, comentou diante do diagnóstico de Dona Marisa vazado do hospital Sírio Libanês:

“Esses fdp vão embolizar ainda por cima. Tem que romper no procedimento. Daí já abre pupila. E o capeta abraça ela.”


Joaquim de Carvalho - Diário do Centro do Mundo.

Lavajataria

Deltan Dallagnol, o menino das faces rosadas, utilizou o twitter, esse novo braço da justiça brasileira, para se queixar ao seu público (sim, procuradores no Brasil agora possuem público) de que está sendo insultado pelo governo Temer.

O significado da palavra cinismo precisa ser atualizado.

Poucas pessoas neste País foram mais responsáveis pela ascensão de Michel Temer (e a canalha que veio a reboque) do que Deltan Dallagnol, seu colega procurador Carlos Fernando dos Santos Lima e toda a trupe circense de Curitiba, além, é claro, do atração principal, Sergio Moro.

Carlos Fernandes - Diário do Centro do Mundo.


Democracia por um fio

"O Brasil destes últimos dias de 2017 é um país que já percebe o quão caro tem custado o golpe dado na democracia brasileira.

Aumento de impostos. Recorde no preço do gás de cozinha, da gasolina e na conta de luz.

Cortes no salário mínimo, na saúde e redução de investimentos nas universidades.

Enquanto Michel Temer diz que “a população vai compreender os aumentos de impostos”, por outro lado, concede perdão milionário de dívidas para empresas de deputados que o salvaram das denúncias de corrupção (...)"

Paulo Pimenta - Viomundo.

Um grupo de personalidades lança um manifesto em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (19/12), que denuncia a perseguição política ao primeiro colocado em todas as pesquisas de opinião para a eleição presidencial de 2018.

"A tentativa de marcar em tempo recorde para o dia 24 de janeiro a data do julgamento em segunda instância do processo de Lula nada tem de legalidade. Trata-se de um puro ato de perseguição da liderança política mais popular do país", diz o manifesto.

Fonte: lula.com.br


Perseguição a Lula


Qual a semelhança entre o processo que acusa o ex-presidente Lula de corrupção e lavagem de dinheiro pelo tríplex em Guarujá (SP) e o que julgou um homem conhecido como "Sid Barbeiro" por recebimento irregular de seguro para pescadores?

A resposta: ambos devem ter um período de tramitação similar no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) até o julgamento. A previsão para o caso de Lula, que ainda não foi decidido, é de 154 dias. Já Sid Barbeiro foi julgado e absolvido em 146 dias.

Trecho de reportagem de José Marques, Renan Marra e Ana Luiza Albuquerque, na Folha, via Conversa Afiada.



O povo não é bobo.

A frase que é normalmente seguida de um “abaixo a rede Globo!” nos atos da esquerda nunca fez tanto sentido quanto no ano que está findando.

O plano das alas política e midiática do consórcio que deu um golpe na democracia brasileira em 2016 era fazer a economia crescer – daquele jeitinho maroto neoliberal, precarizando os empregos e rebaixando os salários – para vender à população a ideia de que a direita salvou o país da bancarrota que o PT teria provocado.

Deu ruim.

O crescimento da economia é pífio.

O desemprego explodiu e não retrocedeu, mesmo com a precarização dos postos de trabalho.

A mídia tenta dourar a pílula para o governo todos os dias, pateticamente, sem resultado.

As pessoas não são burras. Veem e sentem na pele o que o golpe fez com o nosso país. Uma crise que poderia ser debelada sem maiores traumas virou a volta ao período pré Getúlio Vargas no que tange aos direitos e condições de vida da classe trabalhadora.

Os resultados das pesquisas de opinião são invariavelmente desanimadores para os planos golpistas.

Temer é o presidente mais impopular do planeta Terra.

62% das mulheres brasileiras acham Temer pior que Dilma.

Pedro Breier - O Cafezinho


Caravana de Lula pelo Brasil

Viajamos os nove estados da região Nordeste, visitamos 60 cidades e percorremos 5 mil quilômetros”

Acessem o link abaixo e vejam o vídeo:

Fonte: http://www.pt.org.br/lula-pelo-brasil-marcio-macedo-faz-balanco-final-da-caravana/


Caravanas de Chico Buarque

Seis anos após o último disco de estúdio, Chico Buarque lança “Caravanas”, com sete canções inéditas e duas também de sua autoria, mas gravadas anteriormente apenas em discos alheios. Neste novo trabalho, o compositor reafirma o seu talento para o lirismo e a poesia.

Gravado nos estúdios da Biscoito Fino, no Rio, o álbum já tem um single de sucesso: lançada no fim de julho, em menos de duas semanas “Tua Cantiga” tornou-se a terceira música do artista mais tocada nas plataformas online e o seu clipe deve chegar em breve à marca de um milhão de visualizações na internet, marcando definitivamente a presença de Chico no ambiente digital.


Fonte: https://biscoitofino.com.br/produto/caravanas/

Para os fatos internacionais que marcaram 2017, acessem o link:

 
http://www.alternativa.co.jp/Noticia/View/72738/Confira-os-fatos-internacionais-que-marcaram-o-ano-de-2017