Advogado iniciante e sua ligação com o Pokémon GO

Sabe-se que advogado em início de carreira, passa por maus bocados, precisa se fazer vencer em meio aos tormentos dos primeiros passos, e, quando este profissional não detém um mínimo de ajuda de pessoas já inseridas na seara jurídica, realmente a coisa fica muito mais difícil, sendo necessário derrubar barreiras cotidianas, respirar profundamente e seguir a nova trajetória profissional, sempre tendo em mente a dureza que precisou enfrentar para conquistar sua Carteira da OAB, tendo em mente os terríveis dez períodos de uma exaustiva graduação e a certeza de que dias melhores virão.

Sonhar é preciso.

Lutar é imperioso.

Triunfar é para os obstinados e perseverantes.

Assim, contemplando de perto o dia a dia de um advogado iniciante, divaguei em pensamento e fiz uma conexão com um jogo que virou febre mundial: Pokémon GO, da fabricante Nintendo.

O advogado em início de carreira, sai em busca de dias melhores, adquire um celular de ponta, baixa os aplicativos mais úteis e modernos que irão lhes auxiliar nas pesquisas diárias, inscreve-se em sites de Correspondentes Jurídicos, distribui cartão aos seus parentes e amigos para possíveis e moderadas indicações (olha a Ética, doutor!), escreve artigos e peças processuais e divulga-os em sites especializados, investe numa Pós Graduação, vivendo, literalmente, por fé, investe em roupas de grife, capricha no visual, confecciona cartão de visitas top de linha, atenta para a necessidade de obter um automóvel novo, monta seu primeiro escritório, dentre outras pontuais e imprescindíveis estratégias para captação de clientela (moderada, lembre da OAB).

Atenta e dotada de enorme senso de humor, percebi que o advogado em início de carreira comporta-se como um caçador, e o cliente como um Pokémon GO.

Sim, nos lugares mais inusitados, muitas vezes é ali que ele repentinamente aparece.

No meu caso específico, fui a um funeral e conquistei quatro novos clientes. Diga-me, caro leitor, por favor: quando que eu iria imaginar que num ato fúnebre iria captar clientes? Nunca.

Noutra situação, fui à praia com alguns amigos e lá conheci algumas pessoas que, pelo fato de observarem meu descontentamento com a qualidade de prestação de serviços de uma determinada marca de renome, e por exigir firme e obstinadamente, imediata aplicabilidade do CDC (Código de Defesa do Consumidor), solicitaram meu cartão pessoal.

Neste caso foi engraçado, pois eu sequer tinha o hábito de levar cartão profissional à praia.

Após este evento, revi este conceito rapidamente e hoje, levo meus cartões aonde quer que vá. Vai que meu ‘Pokémon GO’ está dando sopa...

O jovem advogado tem que investir maciçamente em conhecimento e percepção aguçada para não perder seu ‘Pokémon GO’ de vista.

A concorrência é enorme, pesquisas apontam que, infelizmente, há mais advogados no Brasil, de que juntando todos os demais advogados do resto do mundo!

O jeito é capturar seu 'Pokémon GO' com destreza, atenção e habilidade, cuidar com toda a diligência da sua mais nova conquista, ficar feliz e seguir para o abraço.