Dia do Amigo

Hoje é Dia do Amigo e aproveitamos para abordar um tema tão agradável e pertinente. As pessoas populares parecem ter amigos. Mas a amizade envolve interesses pelo outro, o q sugere que a amizade real nem sempre existe. Amizade verdadeira supõe gostar do outro independente de cor, cultura e condição financeira. É uma palavra constante, inclusive na Bíblia, onde diz entre outros versículos, que há amigos mais chegados que um irmão. Apalavra em si, já sugere algo maior: o amor. Sem amor, não existe uma verdadeira amizade.

Amigo pode não ser não apenas alguém que nós conhecemos no trabalho, em ambientes festivos ou faculdades, mas sim o próprio pai, mãe ou irmão. Pode ser também seu professor ou professora ou qualquer outro profissional que temos contato.

Nos tempos de internet temos agora o amigo virtual, até que ponto é realmente amigo? Contudo há boas amizades sim, neste meio virtual. Pessoas que conhecemos pessoalmente ou não. É neste meio que muitas pessoas que se dizem tímidas encontram uma forma de fazer novos amigos.

Amigo que se preze se preocupa com o outro, escuta mais do que fala, fala a verdade, embora de forma gentil, mas não esconde o erro do amigo, muito menos fala mal por trás. E não é comum ou fácil termos amigos assim; de repente, achamos que determinada pessoa é nosso amigo ou amiga, mas não nos oferece qualidades de uma amizade verdadeira, se mostra uma pessoa arrogante, irônica e não te ajuda nos momentos difíceis. Não procura conhecer o outro melhor para saber como lhe dar, como conversar e como ajudar.

E já que não tão fácil conseguir verdadeiros amigos, precisamos cuidar bem das nossas boas amizades. Há pessoas que têm muitos amigos, há aquelas que têm poucas amizades, mas quantidade nem sempre é o melhor, provavelmente precisamos escolher a qualidade em detrimento da quantidade.

Há os amigos para as festas, há os amigos para os estudos, há os amigos para conversas na net e há os amigos que nos procuram principalmente para pedir algo emprestado, como objetos, cheque e cartões. Devemos estar vigilantes quantos há isto. Como a própria Bíblia aleta: maldito o homem que confia no homem, mas se você puder ajudar mesmo sabendo que pode haver prejuízo, mas conhecendo-o bem, não custa fazer, pois provará que é um verdadeiro amigo.

A amizade verdadeira não se compra, se conquista, assim com o um amor verdadeiro. Sabemos que afinidades aproximam as pessoas e que muitas vezes ajudam a sermos pessoas melhores. Amizade assim, não tem preço! Em sentido mais amplo e espiritual, acreditamos que Jesus é nosso verdadeiro amigo!