Sobre o Analfabetismo Funcional e praga da Corrupção

Não há nenhuma distância entre o analfabetismo funcional de um povo, e a ascensão de governos corruptos que isto provoca. A segunda sempre será consequência da primeira . Quanto menos informação um povo tiver(ou nunca quiser ter), mais fácil de ser manipulados pelo que as tem.

Chega a ser preocupante a ascensão de alguns governos Messiânicos na América Latina que usam da Democracia, para aos poucos, destruírem a própria democracia. Como sabemos, um dos eixos em que se apoia o sistema democrático é a alternância de poder. O Problema ocorre quando uma grande parcela da população, não tem consciência disto,sendo manobrados por falsos discursos de "salvadores da pátria". Foi o que aconteceu com a vizinha Cuba, e recentemente, com a Venezuela.

Pouco antes de falecer, o famoso escritor português, José Saramago, escreveu que a "ignorância entre as pessoas estava aumentando vertiginosamente". E como sabemos, a pior ignorância é a ignorância política, pois desta advém todos os males.

No Brasil, vivemos com uma realidade política deplorável,dia após dia, no que diz respeito a matéria de corrupção, que como sabemos, não é exclusividade de um só partido, embora no governo petista, isto se tornou quase uma instituição. O mais deplorável, é o fato de uma grande parcela do eleitorado IGNORAR, tais fatos completamente. Pessoalmente, conheci, muita gente que não sabia nem mesmo os princípios que norteiam a política dos candidatos em que estavam votando. Outra grande maioria, mal conheciam estes candidatos.Não entendem o real sentido da palavra POLÍTICA, da palavra DEMOCRACIA .Lembrei-me do veredito de um outro grande pensador, Roberto Campos, que disse: No Brasil, a burrice tem passado glorioso e um futuro promissor .Eis a realidade do Mal que nos assusta!

É esta a realidade que acaba favorecendo a ascensão de governos corruptos, sua permanência no poder, e aos poucos, minando o que resta de virtude na sociedade. O que fazer , então?

Torna-se um tanto utópico falar de mudanças estruturais em uma sociedade onde a mentalidade política da mesma insiste em NÃO QUERER mudar. O Mínimo que se pode fazer é,uma vez tendo consciência de nossos direitos e deveres como cidadão, fazê-los cumprir da melhor maneira possível, tendo a ORDEM por base, e o PROGRESSO por fim.E só alcançaremos o progresso de fato, quando vencermos a corrupção em todas as esferas de nossa sociedade. Se já não convivemos mais com esta realidade a nível de País, pelo menos, lutemos para conseguir ao nível de família, buscando influenciar da melhor forma possível, aqueles que estão mais próximos de nós, a não ser levados pela maré de mediocridade que assola o Brasil e o Mundo. Eis a Mudança que acredito!

Boa sorte, Brasil!

ELIAS OLIVEIRA
Enviado por ELIAS OLIVEIRA em 07/10/2014
Reeditado em 12/10/2014
Código do texto: T4991018
Classificação de conteúdo: seguro