Função segurança

Para que queremos ter segurança? Para que ela serve? Qual a sua função em relação às pessoas? Na verdade, a segurança tem sentido lato. Talvez possa ser traduzida como uma atividade de proteção, porém, com qualidade. É fautora, é proteção às pessoas e a tudo aquilo em torno delas. E quem deve participar ou estabelecer esta prerrogativa, esse direito, o dever. A princípio, a segurança interessa à própria pessoa, portanto, ela própria deve ser a primeira a tratar daquilo que mais lhe interessa, inclusive, sem se descuidar de cobrar e exigir que o Estado a exercite na sua plenitude e com a qualidade necessária a garantia do equilíbrio e da tranquilidade pública, que começa pela pessoa, pelo cidadão.

Estaria a segurança das pessoas relacionadas apenas ou exclusivamente com os atos de polícia em função da infringência à lei penal, cujos atos delinquentes podem comprometer incolumidade pública? Com referência a este aspecto, as pessoas precisam do estabelecimento de segurança, nos esportes e no lazer, nos encontros sociais, nos ambientes de fé, nos seus deslocamentos, nos seus lares no ambiente de trabalho, na escola, no tráfego, enquanto ocupando espaços democráticos; mas as pessoas não precisam de segurança só sob o olhar policial com guardião. A segurança deve ser estabelecida em todo tempo e lugar, nas mais diversificadas circunstâncias.

E em que direção a segurança pública deve ser exercida? Visando só o sossego público? Será que existe compreensão do aparelho policial de que sua proteção não é só para prender quem causou danos ou lesões corporais a outrem? Muito pelo contrário, a atividade policial deve garantir, sobretudo, a integridade física de qualquer pessoa, antecipando-se sobre os diversos aspectos, objetivando a preservar a saúde e a integridade

física dos indivíduos como cidadãos que são, além da figura humana que cada um representa, com proteção nas mais diversas situações ou circunstâncias que se encontrarem. Se alguém adoece porque ingeriu uma bebida ou alimentação estragada ou que continha algum tipo de toxinas, cujo fato será apreciado pelos institutos de investigação científica ou judiciária do Estado, não seria melhor o desenvolvimento de uma prevenção neste setor ou similar, afinal de conta, a tranquilidade pública ou da pessoa, passa principalmente pela preservação da saúde, etc.

A propósito,

Qual é a cor que representa a segurança? Qual é o seu símbolo? Qual é o som da segurança?