MATURIDADE E SABEDORIA NA DERROTA


 
                  Hoje vou escrever sobre algo que poucos conseguimos aceitar com maturidade e sabedoria, a derrota. Palavra derivada do Francês dérouter, que quer dizer “tirar alguém da rota”.
                  Desde tenra idade somos educados e preparados para ser vitoriosos, vencedores. Porém, grande parte da sociedade não alcança seus objetivos e sonhos.
                  Será que um pai espera de seu filho ocupe profissões, digamos menos nobres na sociedade? Ou que aceitamos viver como simples seres humanos dentro de uma sociedade extremamente capitalista e de valores duvidosos?
                  Queremos sempre mais e melhor, é a saga do homem desde os primórdios. Muitos atingem o topo, o ápice de suas carreiras e seus sonhos, porém manter-se neste patamar é algo desafiador. Vimos jogadores de futebol que ganham destaque e têm uma ascensão social e financeira muito rápida e administrar isto não é fácil.
                 Perder, não chegar, decepção, tristeza, desânimo, isolamento. Quem consegue sair deste labirinto, saem fortificados, capazes de superar diversas barreiras, mas feridas muito profundas deixam cicatrizes, que em certas horas nos lembramos e tudo volta à tona. 
                Escrevo o que observo e que sinto, um homem é o resultado de suas experiências, a forma que você passa por elas vai determinar muitos fatores da sua personalidade e sua atuação na sociedade. Por isso acredito que esta passagem por momentos de derrota e decepção só vão ser digeridas após longo tempo, contudo jamais serão esquecidas.

Dego Bitencourt
Enviado por Dego Bitencourt em 09/10/2012
Código do texto: T3923544
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.