a mulher: um novo estereótipo

A modernidade trouxe a mulher um novo estereótipo muito próximo do masculino, não apenas no aspecto dos direitos humanos que devem ser igualitários, mas nos comportamentos psicossociais.

Talvez as pessoas não percebam, mas a nossa estrutura social é de cunho machista. Até mesmo as nossas religiões estão carregadas da figura do homem como ser principal e comandante de toda a criação. Até mesmo a mulher é preconceituosa ainda consigo mesma. Na oração do “Pai nosso” vemos a figura patriarcal do macho. Aos poucos a mulher foi conquistando um espaço seu e destruindo ou construindo a si em seu novo aspecto moderno. As pessoas se definem da forma como socialmente estão sendo construídas.

Hoje a mulher faz parte da vida econômica, social, política e cultural, tornando a vida mais intensa e “melhorada”. Sua participação é de suma importância nesses dias, até mesmo dentro das instituições religiosas que estão carregadas de papeis masculinos e algumas poucas atividades femininas, porém já com um alcance enorme, pois já temos uma mulher como divindade, a mulher com grandes espaços empregatícios, muitas mulheres independentes e com papeis bem definidos na sociedade.

Desmonta-se a cada dia a mulher dona de casa, sozinha, ocupada com serviços eclesiásticos e com crianças, agora o surgimento de uma mulher, mais independente, forte, de personalidade semelhante ao macho, inclusive nos tipos de relação sexual e nas formas de relacionamento: mulher autossuficiente.

Em contrapartida o homem já não a diviniza como antes, tratando-a em muitos casos como um mero objeto sexual, tanto dentro dos lares como também em programas de TV. Dentro do ônibus já não dá lugares as mulheres, mas o máximo que fazem é segurar as bolsas quando a mulher tem uma aparência ou nádegas que lhe agradem.

As mulheres assim como os homens precisam mesmo se descobrir nesse mundo novo, onde tanto elas como eles são mistérios. Aqui reside o mistério da pessoa humana.

MAGNO HOLANDA
Enviado por MAGNO HOLANDA em 22/10/2011
Código do texto: T3291988
Classificação de conteúdo: seguro