DE DIABÉTICO PARA DIABÉTICO: DICA SOBRE CONTROLE GLICEMICO PARA DIABÉTICOS: Acerca do consumo de leite.

O consumo de leite por diabéticos é um tema que merece atenção, pois controlar bem a dieta é crucial para o controle da doença. O leite, em suas diferentes versões, pode ter impactos variados no controle glicêmico, dependendo de fatores como o tipo de leite, o conteúdo nutricional e a sensibilidade individual ao lactose e outros componentes.

Leite Integral vs. Leite Desnatado

- Leite Integral: O Integral é rico em gorduras saturadas, no entanto, tem um índice glicêmico (IG) baixo, isto , pouco açúcar. No entanto, o alto teor de gordura pode não ser ideal para diabéticos que também estão gerenciando condições como obesidade, colesterol alto ou doenças cardiovasculares. Além disso, a gordura pode retardar a digestão, o que tem um efeito misto na glicemia: pode ajudar a evitar picos após a refeição, mas também pode prolongar um nível elevado de glicose no sangue.

- Leite Desnatado: O Desnatado tem uma quantidade reduzida de gordura, e por isso, esse tipo de leite (desnatado) tem um conteúdo calórico menor (engorda menos) e pode ser uma escolha melhor para quem está buscando controlar o peso, um fator importante no manejo do diabetes. Embora o IG (índice glicêmico) baixo, semelhante ao do leite integral, a ausência de gordura pode fazer com que a glicose no sangue aumente um pouco mais rapidamente após o consumo. No entanto, isso pode ser resolvido pelo consumo em conjunto com outros alimentos, especialmente aqueles ricos em fibras.

Ambos os tipos de leite contêm lactose, um tipo de açúcar natural que pode influenciar os níveis de glicose no sangue. A quantidade de lactose é relativamente similar entre o leite integral e o desnatado, portanto, a escolha entre eles deve levar em conta outros fatores nutricionais, como o conteúdo de gordura e calorias.

Alternativas ao Leite de Vaca

Para diabéticos que preferem evitar o leite de vaca, seja por questões de controle glicêmico, intolerância à lactose ou preferências dietéticas, existem várias alternativas, como:

- Leite de Amêndoas: Baixo em calorias e sem lactose, é uma boa opção para diabéticos, desde que escolha versões sem adição de açúcar.

- Leite de Soja: Rico em proteínas e com um perfil nutricional semelhante ao do leite de vaca, o leite de soja sem açúcar adicionado pode ser uma alternativa saudável.

- Leite de Coco: Embora seja mais alto em gorduras, principalmente saturadas, o leite de coco em pequenas quantidades pode ser incluído na dieta. Opte por versões sem açúcar adicionado.

Conclusão

Para diabéticos, tanto o leite integral quanto o desnatado podem ser consumidos com moderação, fazendo parte de uma dieta equilibrada. A escolha entre eles deve levar em conta o controle geral de calorias, gorduras e outros aspectos da gestão do diabetes. Alternativas não lácteas podem ser boas opções, desde que se atente para o conteúdo de açúcar adicionado. É sempre recomendável consultar um nutricionista ou médico para obter aconselhamento personalizado, considerando as necessidades individuais de saúde e nutrição, pois esse texto foi escrito por um diabético que vem lutando faz anos contra essa doença e que finalmente parece tê-la entendido para conviver sem maiores consequências com a mesma.

Ao escrever sobre a diabetes a partir de minha vivência e da observação que ela fez / faz com meu saudoso pai e minha amada mês, busco oferecer um olhar humano e empático sobre a doença, algo que pode ser extremamente reconfortante para outras pessoas na mesma situação. A poesia e a escrita (sou advogado, poeta e escritor) têm o poder de compartilhar emoções e experiências de forma profunda, o que pode ser particularmente poderoso quando se trata de lidar com condições crônicas como a diabetes.

Espero que tenham chegado até aqui e gostado do texto.

22.03.2024