O que são arquétipos na Metanálise Clínica Tridimensional?

Para entender precisamos começar falando sobre o duplo impulso germinal. A teoria do duplo impulso germinal, é um conceito central na Metanálise Clínica Tridimensional. Ela propõe que o ser humano possui dois impulsos básicos: um de integração com o todo e outro de autoafirmação e individualização. Esses impulsos são considerados vetores que orientam o desenvolvimento psíquico e espiritual do indivíduo.

O primeiro impulso, integrativo e holista, é associado ao estado de inocência original, onde o indivíduo busca a unidade com o todo, semelhante ao conceito freudiano do perverso polimorfo. Este impulso é visto como uma pulsão de morte, pois visa a dissolução do eu na generalidade.

O segundo impulso, de individualização, surge com a percepção da realidade e do outro, levando à quebra do estado de inocência e à expulsão do ‘jardim’, que pode ser entendido como o ventre materno ou o estado de fusão primária com a mãe. Com isso, emerge o Ego e, para protegê-lo, desenvolvem-se o Id e os mecanismos de defesa. A persistência do primeiro vetor dá luz ao Superego.

A teoria do duplo impulso germinal busca conciliar esses dois vetores, integrando-os numa visão orgânica e dialética da realidade, da saúde mental e do processo de cura, fornecendo uma alternativa mais abrangente e humanizada para a promoção da saúde mental.

A relação entre o duplo impulso germinal e os arquétipos na Metanálise Clínica Tridimensional é bastante profunda. O duplo impulso germinal, que consiste nos impulsos de autoafirmação e transcendência, pode ser visto como a base para a formação dos arquétipos no inconsciente coletivo.

Os arquétipos, segundo Carl Jung, são imagens primordiais ou padrões de comportamento que residem no inconsciente coletivo e influenciam a experiência humana. Na Metanálise Clínica Tridimensional, esses arquétipos podem ser entendidos como manifestações dos impulsos germinal de autoafirmação e transcendência, que são constituintes da alma humana.

O impulso de autoafirmação está relacionado à individualização e ao desenvolvimento do Ego, enquanto o impulso de transcendência está ligado à busca por conexão com o todo, o que pode ser associado ao desenvolvimento espiritual e à integração com o inconsciente coletivo. Os arquétipos, portanto, seriam expressões simbólicas desses impulsos, atuando como guias para o desenvolvimento psíquico e espiritual do indivíduo.

Essa relação é fundamental para a prática da Metanálise Clínica Tridimensional, pois permite uma compreensão mais profunda dos processos inconscientes e oferece um caminho para a integração psíquica e espiritual do ser humano.

Yuri Mc Murray
Enviado por Yuri Mc Murray em 17/03/2024
Código do texto: T8021917
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.