Saúde Mental & Inteligência Emocional

Constata-se que o tema saúde mental e inteligência emocional é de grande relevância nos tempos atuais, e o primeiro mês do ano já nos convida para o cuidado que devemos ter com a saúde mental, justamente, porque ele é o começo de um novo ciclo na vida das pessoas, que por sua vez estão focadas em resoluções e metas para realizar durante o ano.

Como surgiu o janeiro branco?

A campanha foi criada em 2014 por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, e busca chamar a atenção das pessoas e da sociedade para o tema da saúde mental.

Nota-se que os transtornos mentais, principalmente o de ansiedade patológica aumentaram nos últimos 5 anos, sobretudo no período da pandemia do covid-19 que coloca o Brasil em primeiro lugar no rank mundial (9,3%) por causa do isolamento social. Outro fator relevante, é o uso excessivo das redes sociais que impõe padrões de comportamentos que adoecem as pessoas, porque elas acham que precisam ser magras, ter uma vida perfeita como aquela das pessoas apresentada neste cenário que esconde por trás das cortinas as vulnerabilidades e as limitações que faz parte da nossa existência, o positivismo tóxico, desenvolver o comportamento do consumismo descontrolado, sentimentos de inferioridade, que faz os indivíduos perder a sua essência e a consciência de si mesmo e, tudo isso enfraquece e abala a estrutura emocional do sujeito e torna o seu lar emocional vulnerável e suscetível a sofrer com os vulcões emocionais que podem prejudicar a estabilidade e o bem-estar dos indivíduos. Mediante tudo isso, “a vida pede equilíbrio, a saúde mental grita por socorro”. Por isso, no contexto atual em que vivemos, não se pode dispensar o valor da inteligência emocional para construir um lar emocional que suscite ações que permitam revigorar a saúde mental, e assim, conduzir a vida com resiliência e autoconsciência.

Os transtornos mentais podem ser definidos como uma alteração de tipo intelectual, emocional e/ou comportamental, que pode tornar mais difícil a interação do sujeito no meio em que cresce e se desenvolve. Portanto, fazer terapia é uma maneira eficaz de prevenir, proteger, estabelecer e construir um lar emocional livre de pensamentos perturbadores e automáticos que atrapalham o nosso crescimento contínuo na vida. Por exemplo “ninguém gosta de mim”, “eu não consigo mesmo, é melhor nem fazer”, “eu não mereço tudo isso” etc.

Você cuida da sua saúde mental? É uma crença enganosa quando você pensa que perde tempo ao cuidar do seu bem-estar e contentamento, assim sendo, é primordial desenvolver e aprender a ter comportamentos que assegurem a você o equilíbrio necessário para lidar melhor com as frustrações, as perdas que porventura podem ocorrer na jornada da sua existência (dinheiro, status, poder, pessoas importantes etc.). Lembrem-se que o que pensamos. o que sentimos, o que fazemos é que vai construir o nosso futuro. Aquilo que você pensa, sente e faz, te ajuda ou te atrapalha? Você mantém uma postura cética em relação aos seus pensamentos ou acha que os seus pensamentos são 100% verdadeiros?

Promover o autocuidado é valorizar a vida, e o primeiro passo para essa transformação é ter autoconsciência de que as mudanças comportamentais são necessárias, bem como alterar as formas de enfrentamento desenvolvidas em nossa vida. Já que temos uma carência de investimento em programas que visam conscientizar e amparar as pessoas que precisam desse cuidado, se faz necessário aplicar esforços no autocuidado para não fazer parte de uma estatística avassaladora de pessoas ansiosas, depressivas que aumentam cada vez mais. Portanto, se você não cuida das causas e sintomas da ansiedade e depressão e outros transtornos prejudiciais ao bem-estar, os pensamentos perturbadores não cessam e criam raízes cada vez mais profunda em nós tirando a nossa capacidade de dar significado a vida e morrer aos poucos enquanto ela percorre o caminho da existência humana.

Acredite que, "os pensamentos que atuam nos bastidores da nossa mente nos levam para muitos lugares e nos tornam impotentes, mas a escolha de permitir ou não, a sua interferência em nossa vida, está na forma como atribuímos significados a eles".

Você está satisfeito com os seus resultados em sua vida pessoal e profissional? Você já parou para perceber o que está bloqueando o seu desenvolvimento?

Gilmar Polese
Enviado por Gilmar Polese em 05/02/2024
Código do texto: T7992963
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.