O Poder da Paz: reflexão e prática

Carla Moura Lima1

Neste momento de aparente caos na sociedade e dentro das pessoas faz-se urgente que utilizemos conscientemente recursos que possuímos para conseguirmos continuar nossa caminhada aqui neste mundo, sem nos misturarmos e nos confundirmos com as confusões externas que tornam o nosso cotidiano insuportavelmente angustiante.

Angustiados e confusos ficamos incapacitados de nos ajudar e oferecer nossa contribuição social. Uma primeira atitude que auxilia a lidarmos com qualquer situação turbulenta dentro ou fora de nós é nos impusermos a paz interior. Imposição, sim, pois nossa educação nos impulsiona a nos movermos de modo a reagirmos às circunstâncias externas como se não pudéssemos dominar o nosso mundo interior. Se não houver uma grande força de vontade, disciplina e determinação, não é possível conseguir um distanciamento interno das confusões que identificamos, se não acalmarmos a nossa mente e as nossas emoções.

Como uma contribuição inicial para o seu processo, compartilho com você uma técnica simples de visualização criativa que eu sempre utilizo em atendimento a pessoas e grupos que pode ser utilizada em qualquer momento do seu dia, não requerendo nenhuma posição física específica e tampouco elementos externos para que a paz se estabeleça dentro de si.

Assim como quando atiramos uma pedra em um lago e vemos suas águas se agitarem e simultaneamente aumentar a nossa dificuldade de enxergar o que se passa no seu interior, nossa mente agitada, turbulenta turva as nossas “águas de entendimento”, o que dificulta a nossa visão do que realmente está acontecendo e de que possíveis atitudes nossas nos auxiliariam em cada momento.

Melhor será que em todos os momentos contemos com recursos mantenedores da nossa paz interior, pois há muito tempo sabemos que o que se passa no exterior trata-se de um reflexo do interior, individual e coletivo. Se somos criadores e cocriadores da realidade na qual estamos imersos, podemos agora mesmo modificar o que consideramos inadequado para nós nesse momento. A começar com nosso interior, nosso “estado de espírito”, nossa capacidade de enxergar melhor as circunstâncias dentro e fora de nós e escolher conscientemente como atuar, acessando informações interiores de aspectos mais sábios do nosso ser, cuja expressão clara necessita de condições mais tranquilas, pois diferentemente das forças caóticas, nosso “sábio interior” expressa-se suave e elegantemente, oferecendo informações em tons parecidos com sugestões, conselhos e nunca imposições, em tom elevado e autoritário. As vozes que berram no nosso interior nada têm de luminosas, ao contrário, advém de zonas obscuras e caóticas, onde predominam emoções como o medo que paralisa ou o ódio que impulsiona a atitudes destrutivas, primeiro para nós, depois para outrem.

Deste modo, encontrar um lugar dentro de nós de paz e clareza mental é o primeiro passo para a criação de novas realidades.

Após essa breve introdução vamos ao exercício anteriormente anunciado:

Você pode estar na posição sentada, deitada ou mesmo em pé, contanto que consiga se concentrar e de preferência fechar os olhos para facilitar a visualização.

“Agora comece prestando atenção na sua respiração. Concentre-se no ar que entra com a sua inspiração e no ar que sai na sua expiração. Comece a imaginar que entra pelas suas narinas uma fumaça branca e você repete a palavra 'Paz' mentalmente. Imagine que essa fumaça branca se espalha por todo o seu interior e impregna todos os seus órgãos e células. Ao expirar imagine uma fumaça azul-celeste saindo das suas narinas e você repete mentalmente a palavra 'Harmonia'. Inspire Paz e expire Harmonia. Repita esse processo de quatro a dez vezes, no qual você inspira a Paz que impregna todo o seu ser e devolve Harmonia para o ambiente ao seu redor.”

Se você optar por repetir esse pequeno exercício por quatro dias, já sentirá diferença na sua percepção da realidade e na sua maneira de agir frente aos desafios cotidianos que a vida traz. Melhor ainda será você repeti-lo todos os dias entre 21 e 28 dias, que segundo especialistas em comportamento humano é uma quantidade de dias suficiente para a incorporação de um hábito.

Será uma maravilhosa contribuição sua para o mundo, você se encher de paz e espalhar harmonia!

Muita paz para trabalhar na Luz!

Que você seja cada vez mais feliz e que todos os seres de todos os mundos sejam felizes!

Um beijão no seu Sagrado Coração!2

___________________________________________________________

1. Carla Moura Lima: Doutora em Ensino em Biociências e Saúde. Consultora, pesquisadora e escritora. Coordena projetos de formação em saúde. Formada em Coaching Evolutivo e Terapia Comunitária. Professora de Yoga e Mestre em Reiki, trabalha com terapias sistêmicas com Coaching, em consultas, cursos e consultoria. Assessora projetos comunitários de grande relevância social e desenvolve metodologias participativas para melhor qualidade de vida e saúde individual e coletiva.

2. Se puder, envie-me sua opinião sobre o texto e sobretudo seus resultados com a prática sugerida: carlamouralimacoaching@gmail.com .