ALIMENTOS FUNCIONAIS E DIABETES MELITO TIPO II

DICAS DE NUTRIÇÃO EM SAÚDE

Hoje em dia, com as vastas reportagens que orientam as pessoas sobre saúde, sobre hábitos saudáveis de vida e portanto prevenção em doenças, é mais difundido o fato de que a manutenção do peso corpóreo com estilo de vida e alimentação saudáveis, é uma ferramenta valiosíssima na promoção de saúde.

O aumento da massa corpórea, via alimentação errônea e sedentarismo, é diretamente proporcional ao risco de desenvolvimento de diabetes melito tipo II e de todas as complicações metabólicas e degenerativas que acompanham essa grave doença, portanto, a redução do consumo de carboidratos vazios de absorção rápida (sacarose e afins) deve se feita com objetivo de não esgotarmos precocemente nossa reserva pancreática de secreção de Insulina, o que pode acontecer precocemente nos indivíduos geneticamente predispostos à doença e que expõem constantemente o organismo à carga de glicose alta e de ascensão abrupta no sangue.

Vale lembrar que o envelhecimento, também dificulta a regeneração das células pancreáticas e portanto a "reserva técnica " de produção de insulina ao longo da maior expectativa de vida nos tempos modernos.

Comer melhor (mais naturalmente, menos industrialmente) e manter peso é poupar pâncreas e a sua vital secreção otimizada de insulina.

Nesse contexto, vários "alimentos funcionais" ricos em fibras e outros nutrientes garantem uma absorção mais graduada do açúcar dos alimentos, aquele que chega ao duodeno via alimentação e portanto, uma melhor "homeostasia glicêmica", ou seja, níveis mais constantes de glicose no sangue.

Um deles é a conhecida BIOMASSA DE BANANA VERDE, que através de pesquisas se descobriu que possui uma amido (açúcar) resistente "um biorregulador da absorção dos demais açúcares complexos ingeridos normalmente" e sua fermentação, ao regular a absorção intestinal dos demais, controla os níveis de glicemia mais estável ( o açúcar da corrente sanguínea)., o que é primordial para o controle do diabetes e de suas complicações, já que a ciência também nos informa que as variações abruptas (picos altos) de glicemias estão mais relacionadas com as sérias e tão frequentes complicações vasculares de origem diabética.

A biomassa se adquire cozinhando as bananas verdes, descascando-as e liquidificando-as para que resultem num purê consistente, que pode ser utilizado em vários pratos, a critério da imaginação, e inclusive pode ser congelado.

As receitas são de fácil obtenção na WEB.

Yes, nós (por enquanto, milagrosamente ainda!) temos bananas.. embora já não ao preço das antigas bananas, é o que tenho dito.

De toda sorte, banana é um excelente alimento, nutritivo e funcional inclusive, que pode ser adicionado ao cardápio do diabetes melito, desde que balanceado por um profissional da área, na devida contagem de calorias, gorduras, proteínas e carboidratos.

Bom apetite! Mas com boa nutrição, com adequada manutenção de peso e com consequente poupança do trabalho do pâncreas!

Faça exercícios frequentes sob orientação e supervisão profissionais e abandone o tabagismo.

Estilo de vida saudável é o maior antagonista às doenças metabólicas e degenerativas, apesar ( e ao pesar!) do tempo que corre atrás delas.

Façamos a nossa parte.