Envenenamento Alimentar

A introdução dos alimentos transgênicos no mercado brasileiro tem provocado um acalorado debate na sociedade. A sociedade prefere se ocultar, mas as técnicas de clonagem molecular já vêm sendo usadas comercialmente há vários anos.

A polêmica sobre os transgênicos se tornou intensa depois que a indústria agrícola começou a utilizar técnicas de biologia molecular, introduzindo ou eliminando genes, para produzir plantas mais resistentes às pragas e aos insetos. Essas plantas fazem parte de nossa dieta alimentar (como a soja, o milho, a cana-de-açúcar etc). Em outras palavras, o problema chegou até o nosso prato de comida e isso levanta uma série de questões éticas e de possibilidades de riscos à saúde de nós consumidores e ao meio ambiente, já que esses alimentos são uma adversidade humana, não ocorrendo de forma espontânea na natureza.

Se por um lado não há muitas evidências dos malefícios que os transgênicos podem trazer à saúde e ao ambiente, por outro, considera-se que essas questões não tenham sido exaustivamente estudadas até então. Pode ser que os alimentos transgênicos sejam completamente inócuos, mas para saber será preciso testá-los. Pode ser que daqui há muitos anos nos lembremos dos transgênicos da mesma maneira como lembramos hoje das vacinas de Jenner e Oswaldo Cruz. Mas apesar de pouco provável, nada nos garante que a história seja outra, talvez mais parecida com a da energia nuclear, que pelo dano que causou, tornou-se inesquecível.

A polêmica dos transgênicos envolve aspectos econômicos que não podem ser menosprezados. Deixar de investir nos transgênicos pode causar um atraso tecnológico para o país, mas ao mesmo tempo pode ser uma estratégia econômica para atingir mercados específicos que os rejeitam.

Fico pensando será que alimentos geneticamente modificados que são criados em laboratórios com a utilização de genes, de espécies diferentes de animais, vegetais ou micróbios, são saudáveis? É claro que não! Como um organismo que sofre alteração no seu código genético por métodos ou meios que não ocorrem naturalmente, pode ser considerado saudável, se a sua essência foi criada em laboratório.

Os cientistas dizem que a biossegurança é a ciência responsável por controlar e minimizar os riscos da utilização de diferentes tecnologias em laboratórios ou quando aplicadas ao meio ambiente. E que a biotecnologia é o processo tecnológico que permite a utilização de material biológico para fins industriais.

Pode ser que esse controle até exista, mas isso não anula os riscos na nossa alimentação, e muito menos no nosso ecossistema que diretamente já está englobado no meio ambiente. E como toda ciência, existe seus pontos positivos, como o aumento da produção de alimentos, a melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos (alimentos que teriam fins terapêuticos), maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento. Mas também não podemos esquecer que existem os pontos negativos, que obviamente são pontos bem maiores e expressivos que os positivos, como: o aumento das reações alérgicas, as plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois, as transgênicas possuem maior resistência às pragas e pesticidas, o aumento da resistência aos pesticidas e gerando maior consumo deste tipo de produto, apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas comoa belhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas.

Será que com todos esses pontos negativos, os alimentos transgênicos possuem tantos benefícios para população mundial? Como podemos comer um alimento sabendo, que além de afetar a economia mundial, afeta principalmente a nossa saúde?

Devemos sempre ter em mente que a nossa saúde é um ponto vital para nossa sobrevivência.

E quem disse que os "cientistas", estão preocupados com a nossa saúde. É nessa hora que temos que agir com sabedoria, e ter discernimento sobre os alimentos que são colocados em nossa mesa, e que muitas vezes nem tomamos conhecimento de sua origem.

A população tem que ser sábia e se informar mais para distinguir que o alimento que é manipulado em laboratório (alimento transgênico), jamais substituirá os vegetais, as frutas, os legumes ou qualquer outra espécie que seja cultivada na terra. Pois, não existe alimento mais saudável, comparado a estes que acabaram de ser mencionados. Não podemos rejeitar esses alimentos saudáveis, porque ele é originado da sua própria essência, que é totalmente natural! E que jamais trará malefícios a nossa saúde.

Viva a saúde! E diga não, aos outros recursos que se dizem eficazes, na criação de novos alimentos!

<< Escrito em um dia qualquer no ano de 2004>>

Clusius
Enviado por Clusius em 25/08/2010
Reeditado em 25/08/2010
Código do texto: T2458537
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.