As semelhanças entre sacrifício de Isaque e o de Jesus.

O sacrifício de Isaque, semelhanças e diferenças com Jesus na cruz. (III).

Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar. (Gên 22:2).

Continuemos o estudo, aqui começaremos a ver as semelhanças entre o sacrifício de Isaque e o de Jesus O Cristo. Quando estudamos com seriedade veremos que Isaque já era um homem entre 28 a 33 anos.

Na cultura hebraica o menino ou a menina ao completarem doze anos de idade são considerados maduras para tomar suas decisões espirituais.

O nome é (בר מצוה/ Bar mitsvah). Nesta cerimônia o menino pode interrogar e debater com o rabino sobre a Torah.

Vemos Jesus fazer isso na passagem: E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. (Luc 2:46; ler todo o capítulo).

E aos trinta anos era considerado adulto para assumir seu ministério. E aqui fica entendido que Isaque não foi obrigado a atender o chamado do pai, mas o fez por livre arbítrio e decisão.

Ou seja, não era uma criança indefesa, ele podia lutar e se defender de Abraão. Mas não o faz ele se submete à vontade de seu pai. E assim Jesus o fez.

Ele tinha idade adulta onde podia decidir por si mesmo, mas optou pela obediência para um bem maior que sua própria vontade.

Aqui fica uma semelhança sobre os sacrifícios, e estudaremos outras para entendermos a quem e porque servimos um Deus que é o amor. O amor que nos impulsiona a servir as vidas que nos rodeiam, pois só assim a vida tem sentido.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 23/04/2024
Código do texto: T8048090
Classificação de conteúdo: seguro