Set amigo

A real beleza está em ser amigo do que ter amigos. (II)

Não existe maior amor do que este: de alguém dar a própria vida por causa dos seus amigos. (João 15:13). Aqui Jesus nos ensina que Deus, jamais se fez um ser poderoso e distante de nós, mas sim um "Amigo."

E Ele nos ensinou de forma viva e vivida o que é ser amigo. Na vida teremos milhares de conhecidos, centenas de amizades, mas amigos talvez não cheguem a dezenas. Pois para sermos amigos de alguém devemos observar algumas qualidades.

1 – Fidelidade; Jesus foi e ainda é fiel, pois Ele sempre se ocupou com os nossos problemas e dificuldades. (Ler; João 16:4-15; Atos 2:1-13).

2 – Prontidão para servir; Jesus sempre esteve pronto para servir, Ele levou o seu serviço à aquele que precisava, (Ler; João 5:1-18; 13:1-20; Marcos 6:30-44).

3 – Aceitação, Ele respeitou o próximo como eles eram com suas qualidade e defeitos, e os orientaram e os ajudou em sua transformação para melhor (Ler; Mar 10:35-45; João 13:36-38).

4 – Empatia, Ele foi capaz de assumir a forma humana e vencer suas fraquezas, (Filipenses 2:1-11; Mateus 4:1-11).

5 – Bondade, Jesus demonstrou a bondade que a humanidade precisa, mas não a bondade conivente e sim a bondade que corrige e ensina o bom caminho, (Ler; Lucas 7:36-50; Mateus 5:20).

6 – Perdão, Jesus sempre esteve pronto a perdoar e compreender, (Ler, Marcos 16:7-8).

7 – Amor, mas o amor que Jesus nos mostrou vai além da amizade, (Phileo); vai além das paixões (Eros); vai além do amor de laços familiares (Storge) .

Ele nos amou com o amor, vontade, amor que perdoa, cuida, se ocupa com o bem-estar do próximo e que coloca os interesses de outrem a frente do próprio interesse ( Agápi/Ahabah).

E deixou para quem se diz Cristão um novo mandamento, (João 15:12).” O interessante é que para cumprir este mandamento temos que deixar de lado os baixos sentimentos egoístas que permeiam a nossa psique, (alma), e negar o si mesmo.

E aqui fica a célebre pergunta , de quem somos amigos? Até porque, no que diz respeito ao pensamento Cristão, se faz maior “ser” amigo do que ter amigos na utilidade.

Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 12/04/2024
Código do texto: T8040082
Classificação de conteúdo: seguro