A sabedoria na onisciência.

Uma pergunta advinda da onisciência.

Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?(Gên 3:9). Uma pergunta advinda da onisciência, o respeito que o amor gracioso exala.

Onisciência (יְדִיעַת הַכֹּל/yadhá hakhal;το σοφών /to sofón), está palavra ou frase está ligada a ser sábio e ter o conhecimento pleno de tudo a todo momento. É um dos atributos de Deus.

E como vemos no versículo acima O Pai, pergunta aos humanos onde eles estão, e Ele o faz sabendo onde estavam e o que tinham feito. Eis a sabedoria e a graça em ação.

O Pai sabia de antemão de todo o ocorrido, mas em seu justo amor Ele os chama para que eles viessem arrazoar ,(יָכַח/yakach; διελεγχφωμεν/dielenchfomen), ou vamos checar, avaliar e entender.

Mas tristemente vemos os seres humanos arrumar desculpas para transferir o erro para o próximo, invés de assumir. E ainda hoje fazemos o mesmo erramos para saciar nossos desejos e ambições e culpamos o próximo e na maioria das vezes as forças espirituais externas.

Mas o arrependimento só pode advir quando assumimos a nossa parcela de responsabilidade no erro, e, é isso que agrada o Pai, e nos leva a coadunar com o ser Cristão.

Aqui começamos a entender o que Paulo diz em (1Cor 11:31, e em todo capítulo), algo que repetimos todos os meses, mas não praticamos todos os dias. Cabe a cada um se auto avaliar e retornar ao Pai.

Precisamos assumir os nossos erros e conversar em oração com o Pai, e a graça do perdão que limpa a alma acontecerá, que o amor de Cristo Jesus seja o árbitro de nossos corações.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 15/03/2024
Código do texto: T8020235
Classificação de conteúdo: seguro