PÁSCOA DE SEMPRE

...

Deus, nosso Pai e Criador, é sempre perfeito e sua palavra una e eterna. E assim se dá com a Páscoa que hoje celebramos novamente.

Muito antes do sacrifício de Jesus Cristo, Deus Filho, o povo escolhido já conhecia a Páscoa e a comemorava em obediência a Deus, claro que com significados distintos da era cristã, porém, no mesmo sentido de libertação, esperança e proteção advindas das promessas do Senhor. Antes do exílio babilônico, os judeus nômades ou semi-nômades, anualmente, agradeciam pela libertação das forças do mal e pediam proteção contra o “Vento Destruidor”. Séculos depois, esse mesmo povo relembrava a libertação da escravidão e do jugo do faraó.

Na era cristã, a Páscoa revestiu-se da prova do amor de Deus por nós com a morte e ressurreição de Jesus Cristo para salvação dos nossos pecados.

É fácil observar que independentemente da época, a Páscoa significa gratidão pelo cuidado de Deus para conosco e reconhecimento desse amor.

Em Luca, capítulo 02, versículo 10, o evangelista exorta: "Não temais! Eis que vos trago uma boa nova que será , para todo o povo" e é justamente isso que a Páscoa transborda ou deveria transbordar em nossos corações, pois é o anúncio do fim do medo, é a confirmação da confiança em Deus por tudo que nos tem realizado, por sua misericórdia, seu perdão por nossos erros, sua infinita paciência e incondicional amor ao longo dos tempos.

Por outro lado, a celebração da Páscoa não é uma cerimônia de nostalgia do passado, não é uma festa de lembrança onde heróis são louvados por seus atos de valentia, não é um ritual romântico de homenagem ao passado.

A Páscoa é a celebração de Deus hoje, nesse instante, nesse minuto, agora mesmo o amor de Deus nos liberta da escravidão dos pecados, nos protege do mal do mundo, nos abençoa com seu sacrifício. Neste exato instante, Jesus Cristo está ressuscitado entre nós agora, não há dois mil anos, não na idade média, mas aqui conosco, presente e vivo.

Por isso mesmo, quando a Santa Igreja se vê atacada por todos os lados, quando o mundo sucumbe diante de governantes alinhados com ideologias anticristãs, contra a Família e nossas crianças, quando a fé em Deus sofre perseguições, a Páscoa se torna ainda mais importante porque, talvez, seja a derradeira passagem tão aguardada para a vinda de Nosso Senhor.

Renovemos nossa esperança, fortaleçamos nossa gratidão e amor, corrijamos nossos defeitos e cantemos o amor de Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, pois Ele vive e reina ontem, hoje e sempre. Feliz Páscoa a todos !

Olisomar Pires
Enviado por Olisomar Pires em 09/04/2023
Código do texto: T7759625
Classificação de conteúdo: seguro