Só servimos em amor, quando entendemos o que é ser humilde.

Porém o maior dentre vós seja vosso servo. Portanto, todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Mat 23:11-12). Estes versículos fazem parte do contexto em que Jesus expressará os seus aís de tristeza por ver uns ortodoxos cheio de orgulho e vazios de amor ao próximo.

Aqui vemos se destacar duas palavras. A primeira é, servo, diakonos (διακονος), segundo o dicionário esta palavra quando ligada à igreja, ela traz consigo o dever de servir e atender os pobres e os humildes em suas necessidades.

Sendo assim independente da escala hierárquica de uma igreja, o bispo é um servo, o pastor é um servo, o presbítero ou ancião é um servo, o mestre é um servo e assim por diante. Porque Jesus sendo Deus tomou forma de servo e quando eu digo forma é morfe do grego, e assim sendo nós enquanto discípulos de Cristo devemos seguir o Mestre.

E só para lembrar, Jesus tomou forma morphe (μορφη), esta palavra num significado raso quer dizer o que aparenta, mas no significado bíblico e mais profundo quer dizer a essência e a completude de um ser. Ou seja, ela é o oposto de schema (σχημα), que está relacionado a aparência e as emoções que durante a vida muda. (Filipenses 2:5-11).

A segunda palavra é, humilhar, aqui cabe uma ressalva, a palavra grega usada aqui não é, tapeinoo (ταπεινοω), que significa ser humilhado por uma força ou por outrem; e sim tapeinophrosune (ταπεινοφροσυνη), que significa ter uma concepção em humildade sobre si, manter a mente sobre controle entendendo seu real papel no ser cristão.

Ou seja, ser humilde não é viver de cabeça baixa e ser usado e abusado pelos maldosos, porque para isso existe leis que pune os maldosos e abusadores.

A humildade que Jesus ensina aqui, não é aquela mesma que muitos de nós gritam: “Os humilhados serão exaltados”. Tentando aplacar a dor dos oprimidos, e tirando a responsabilidade de acudir o próximo que é nossa, passando-a para Cristo. Ou seja, erradamente usando texto fora do contexto.

A humildade verdadeira é aquela que nega o si mesmo, é aquela que refreia a ambição egoísta, é aquela que deixa a soberba de lado, é aquela que bane o preconceito, é aquela que não busca os holofotes. A verdadeira humildade vem do autoconhecimento e da transformação do ego aos moldes do fruto do Espírito, (Gal 5:16-26).

Aqui entendemos que para Cristo, maior não é aquele que ostenta cargos ou fama, e sim aquele que serve. E, que para servir precisamos entender o que é humildade no real valor de Cristo. Que cada um de nós avalie a si mesmo.

Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 06/12/2022
Código do texto: T7666076
Classificação de conteúdo: seguro