Usa a Paciência e a Tolerância

 

"Usa a paciência e a tolerância"

(Emmanuel, por Chico Xavier, livro Gotas de Paz, editora FEB pag 12).

 

Ora, sem dúvida que a colocação acima, em uma pequena leitura matinal, chamou-me a atenção. A palavra "usa" é usada ali com convicção ao invés de "tenha", uma vez que partimos do pressuposto, alguns de nós, que não temos paciência ou tolerância e muito difícil é desenvolver tais qualidades, a palavra usada no entanto, suplanta nossas desculpas.

 

Todavia, não há enganos aqui, o texto foi escrito diretamente em portuquês, não há animismo do médium, o que de forma única, concentrado em sua pessoa, recebeu a mais importante missão que já um médium (da forma que via de regra usamos o termo) havia recebido, lembrando-se que os médiuns das obras da codificação foram vários, Chico Xavier foi incumbido de escrever 400 livros.

 

Tudo isto dito, não é para fazer uma defesa de Chico Xavier, justa, mas, não necessária, mas, para que fique claro, Emmanuel usou a palavra "usa", ora, só podemos usar aquilo que já temos.

 

Mesmo eu sempre me considerei uma pessoa escassa dessas qualidades, é por isso mesmo que uma frase tão simples me gerou tão grande esclarecimento, um abalo numa certeza de que deveria construir algo que já estava dentro de mim e você que está lendo, provavelmente vai se identificar com alguns exemplos.

 

Quando toleramos situações e pessoas que estão fora do nosso poder, e dizemos que engolimos um sapo, estamos de alguma forma exercendo a tolerância, mesmo que não com as motivações mais elevadas.

 

Da mesma forma, muitas vezes mais capazes de termos mais paciência com algumas pessoas do que com outras, por diversas motivações emocionalmente primitivas que falam mais forte em nós, quando deixamos a impaciência nos dominar.

 

Dessa forma, entendemos que não nos falta tolerância e paciência, mas, desenvolvê-las: tolerar não só nos momentos que é a única coisa a fazer e a paciência não só com quem nos convém, mas porque seguimos o mandamento de Jesus de amar o próximo como a nós mesmos e entender a imensa liberdade que Deus dá a cada um de nós.