NATAL

NATAL

Uma reportagem jornalística contrastando com o Evangelho, segundo a narrativa histórica-religiosa.

Uma história repetidas vezes mal contada, se torna verdadeira com o tempo, sobretudo se tratando de história religiosa, quando a fé não contesta sua veracidade, acredita-se piamente e ponto final. Disse o Evangelista São Lucas na narrativa natalina de Jesus, que José e Maria foram a Belém para o recenseamento. Ora, o Decreto de Augusto diz respeito aos romanos e não aos judeus na pessoa de José e Maria. Logo eles não precisariam dirigir-se a Belém para registrar-se. Enfim, um detalhe que em nada modifica a dificuldade do casal em hospedarem-se na cidade, pois os romanos não aceitavam o convívio dos andarilhos em sua sociedade, obrigando-os a se refugiarem numa estrebaria onde nasceu Jesus. Muitas lições tiramos desta passagem, entre elas a da caridade primeiras necessidades básica da habitação.

O fato de Jesus repousar numa manjedoura, significa a comunhão espiritual pela vida; todos nós a recebemos, independentemente da nossa condição física, social, intelectual, etc. A visitação por pastores e Magos do Oriente é o reconhecimento da Encarnação da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Os presentes são as necessidades materiais para a subsistência. Como é o caso do Ouro, valor que compra os bens materiais; Incenso para as oferendas sacrificiais nas elevações da Alma a Deus; Mirra uma erva medicinal para purificação do corpo e sanidade mental.

Casal andarilho é a obediência aos desígnios do Pai, testemunho da família através do casal, a exemplo dos animais que vivem segundo a sua constituição, gênero e espécie.

A perseguição de Herodes é a força do mal que campeia a tentação do bem disfarçada de proteção. Os animais presentes no presépio significam a natureza como parte integrante da vida cotidiana do ser humano. É a criação manifestada desde a natureza até o Plano Divino.

O presépio é uma forma pedagógica de contar, através da imagem, o que disse S. Lucas no Evangelho, sobre o nascimento de Jesus, previsto pelo profeta Miqueias: “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, ...”

Chico Luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 09/01/2022
Reeditado em 09/01/2022
Código do texto: T7425345
Classificação de conteúdo: seguro