Filipe e o eunuco

Nos primeiros anos de existência da igreja o evangelho estava sendo pregado como jamais fora antes, diariamente os apóstolos, discípulos e evangelistas dedicavam-se em tempo integral a obra de Deus. E certo dia: "Um anjo do Senhor disse a Filipe: apronte-se e vá para o Sul, pelo caminho que vai de Jerusalém até a cidade de Gaza. (Pouca gente passava por aquele caminho.)" (At 8:26). E Filipe, o evangelista, foi para lá como o anjo do Senhor lhe havia ordenado.

Vale lembrar, e até a passagem bíblica ressalta, que o caminho em que aquele anjo de Deus havia designado era praticamente um deserto: quase ninguém passava por ali. Para quem Filipe iria pregar? Mas: "Filipe se aprontou e foi. No caminho ele viu um eunuco da Etiópia, que estava voltando para o seu país. Esse homem era alto funcionário, tesoureiro e administrador das finanças da rainha da Etiópia. Ele tinha ido a Jerusalém para adorar a Deus. Na volta, sentado na sua carruagem, ele estava lendo o livro do profeta Isaías" (At 8:27-28).

Filipe, portanto, curiosamente achou um homem naquela estrada, um eunuco. E que ainda por cima, estava lendo o livro de Isaías. Isso nos dá a entender que ele era alguém temente a Deus, e praticante do judaísmo, pois ia a Jerusalém adorar. Veja o desfecho da história, resumidamente: "Então, começando com aquela parte das Escrituras, Filipe anunciou ao funcionário a boa notícia a respeito de Jesus. Enquanto estavam viajando, chegaram a um lugar onde havia água. Então o funcionário disse: Veja! Aqui tem água. Será que eu não posso ser batizado? Filipe respondeu: Se o senhor crê de todo o coração, é claro que pode. E o funcionário disse: Sim, eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Ele mandou parar a carruagem, os dois entraram na água, e Filipe o batizou ali" (At 8:35-38).

Muitas vezes nos sentimentos solitários e perdidos nesse imenso mundo em que vivemos, e até pensamos e dizemos coisas como: "Ah, mas Deus se esqueceu de mim". É totalmente compreensível que nas nossas angústias digamos coisas assim, mas tenha fé que Deus nunca te abandona e nem nunca abandonará. Deus te ama como você fosse Seu único filho, pois Ele dá a mesma atenção e o mesmo apreço a cada um de nós. Veja nesse relato! O anjo do Senhor poderia ter ordenado a Filipe ir a uma cidade cheia de pessoas, mas não, ordenou-lhe ir a uma estrada deserta, por causa de um, apenas um, sim só por um que necessitava conhecer o Caminho, a Verdade e a Vida, o Senhor Jesus!

"De todos os lados somos pressionados, MAS NÃO DESANIMADOS; ficamos perplexos, MAS NÃO DESPREZADOS; somos perseguidos, MAS NÃO ABANDONADOS; abatidos, MAS NÃO DESTRUÍDOS" (2Co 4:8-9).

Ubiratan Fernandes
Enviado por Ubiratan Fernandes em 25/11/2018
Código do texto: T6511677
Classificação de conteúdo: seguro