INDO DE ENCONTRO À NOSSA PRÓPRIA REALIDADE

Gn 33

Exemplo: Jacó

Segundo a bíblia sagrada, por determinação de Deus Jacó seria senhor de Esaú. Gn 25.22-23

Mas podemos observar que Jacó no seu passado tentou forçar a porta e ajudar a Deus que jamais precisará da ajuda de pecador para cumprir o seu proposito. Vemos no capitulo 25, a partir do versículo 27, que Esaú vendeu a sua primogenitura a Jacó, nos versículos 33 e 34 está escrito assim: “Então, disse Jacó: jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura”.

No capitulo 27, encontramos Jacó juntamente com a sua própria mãe, mentindo para Isaque, no intuito de ajudar a Deus como se Deus precisa-se de arrumadinho, após receber esta benção patriarcal que por costume da época e por vontade de Isaque seria de Esaú por ser o primogênito, mas que por vontade de Deus, segundo Gn 25.23 seria de Jacó por promessa de Deus, Esaú vendo-se traído planeja matar seu irmão Jacó, que agora teve que fugir de diante da sua presença. Só era terminar o luto que ambos colocariam por Isaque e a sentença de morte seria aplicada. Gn 27.41

Isaque e Rebeca só tiveram uma saída, mandaram Jacó para Padã-Arã, para a casa do irmão de Rebeca. Gn 28

Muitos anos depois, após ter se casado com suas duas primas Raquel e Léia, e ainda ter ganhado por mulher Zilpa serva de Léia e Bila serva de Raquel, e de torna-se pai dos doze patriarcas de quem descendiam as doze tribos, após ser enganado por seu sogro Labão por diversas vezes, após ter tido serias experiências com Deus, nós vemos no capitulo 31 que Deus manda Jacó de volta a terra de seus pais, agora estava o nobre patriarca indo de encontro com a sua verdade do passado. No capitulo 32 inicia Jacó encontrando anjos, e a partir do versículo 3 nós vemos Jacó dividindo os rebanhos, mandando presentes a Esaú, que julgava ser seu intrigado ainda, para que este não se ira-se contra à aquele e destruísse tudo, pois Esaú vinha acompanhado de 400 homens. Gn 33.1.

No capitulo 32.22-32. Jacó teve aquela experiência com Deus aonde Deus o abençoou preparando ele assim para encontrar sua verdade do passado. Vemos aquele Jacó que antes agia por impulsos atropelando seu próprio irmão agora se humilha e chama Esaú de senhor. Gn 33.15.

CONCLUSÃO: Quero com isto concluir que todos nós temos verdades cruéis que um dia reencontraremos. Eu te pergunto: Qual é a tua verdade escondida? A bíblia nos afirma: Todos nós somos mascarados. Is 25.7. De Deus não ocultaremos nada para sempre. Is 29.15-16. Planta-se vento colhem-se tormentas. Os 8.7. A verdade sempre vem à tona. Jn 1:8-12. A verdade de Deus liberta Jo 8.32 enquanto que a nossa nos machuca.

André Luis
Enviado por André Luis em 29/04/2017
Código do texto: T5984739
Classificação de conteúdo: seguro