ANUNCIAR COM ALEGRIA

A PONTE 3.2014 (secção ALEGRAI-VOS)

“Não deixemos que nos roubem a alegria da evangelização”.

(Papa Francisco)

Uma palavra que está sempre presente nos discursos do Papa Francisco é a palavra ALEGRIA. Ele se apresenta sereno e alegre, fala e testemunha a alegria cristã. Pode ser denominado de o PAPA DA ALEGRIA.

Segundo o dicionário Aurélio, ALEGRIA é qualidade ou estado de quem tem prazer, de quem denota jovialidade, contentamento, satisfação. Para o santo padre é isso que nós cristãos devemos apresentar e sermos de fato.

Todos sabemos o quanto é bom estarmos na presença de pessoas alegres. Ninguém gosta de estar com pessoas negativas ou em lugares tristes, principalmente os jovens. Em 2013, num encontro com seminaristas, noviços e noviças em Roma, Francisco disse que “a verdadeira alegria é contagiosa; contagia...”. No artigo “Svegliate il mondo” ( Acordai o mundo), publicado pela revista “La Civiltà Cattolica”, o Papa expressa que “a Igreja deve ser atraente”. As pessoas alegres sempre atraem outras pessoas para a sua volta. Ora, se a Igreja deve ser atraente, e a alegria é contagiosa e se for o caso de que essas premissas são verdadeiras, podemos inferir que: para a Igreja ser mais atraente, ela precisa estar repleta de pessoas alegres. Mas, não uma alegria de fachada e sim uma autêntica alegria por causa do Evangelho.

Isso vale para as comunidades cristãs e para as comunidades da Vida Religiosa Consagrada, principalmente, para as casas de formação. Dificilmente um jovem se sente bem em um lugar triste, com pessoas mal-humoradas. Uma casa onde vivem religiosos/as tristes, não atrai jovens vocacionados. Uma comunidade-Igreja onde predominam normas, formalidades, cobranças, se torna um espantalho da juventude e do povo em geral.

Somos cristãos, discípulos missionários de Jesus ressuscitado. Nosso jeito de viver a alegria, certamente, vai atrair mais pessoas para Cristo. Elas devem perceber em nós que seguir Jesus Cristo vale a pena. Não é ficando com a cara de “sexta-feira santa” que iremos cativá-las. Se soubéssemos o poder de um sorriso, certamente viveríamos sorrindo.