AS BÍBLIAS SAGRADAS

"Os olhos veem, mas a fé enxerga! A chuva cai do alto penetra no solo e acorda a semente que faz germinar a planta. Chuva e solo, o fruto do céu e da terra. A Bíblia é o fruto tanto do céu quanto da terra."

A Bíblia não caiu pronta do céu, surgiu da terra, da vida de um povo sofrido mas esperançoso, um povo de fé! Fruto da inspiração divina e do esforço humano, o livro sagrado foi escrito por homens e mulheres como nós, pessoas simples e que lutavam para viver o dia a dia com dignidade e fidelidade ao Senhor.

Alguns sabiam escrever e colocavam direto suas vivências e fé traduzidas por palavras nos meios disponíveis à época como papiro e couro. Muitos outros que não dominavam o conhecimento da escrita utilizavam-se de narrativas orais transmitindo seus conhecimentos por gerações e gerações. Até mesmo, os registros em papiros e couros por serem estes materiais perecíveis, foram copiados por muitas outras gerações até serem todos registrados, juntamente com as narrativas orais, em materiais mais perenes. E, então, se formou a Bíblia que conhecemos hoje com mais de 6 bilhões de exemplares impressos e traduzida para acima de 2.400 idiomas.

A Bíblia é a história viva de um povo que confiava num Deus único e praticava a justiça sob as orientações desse mesmo Deus.

A Bíblia hebraica é composta por 24 livros, a Bíblia protestante por 66 livros sendo 39 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento e a Bíblia católica/ortodoxa/anglicana possui o total de 73 livros, 46 do antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. Uma informação: os 24 livros da bíblia hebraica são os mesmos 39 livros da bíblia cristã, a diferença é devida ao fato de que os cristãos subdividiram alguns livros do antigo testamento em outros livros, totalizando assim, 39 livros.

A diferença entre as bíblias protestante e católica/ortodoxa/anglicana é que nesta última estão incluídos sete outros livros, denominados apócrifos, livros segundo os judeus e protestantes não teriam sido inspirados por Deus, por isso, não foram incluídos em suas respectivas bíblias, mas são usados como referência nas sinagogas, especialmente I Macabeus e II Macabeus que contém muitos registros históricos e importantes para o povo hebreu.

Os livros somente incluídos nas bíblias católica e ortodoxa são: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria e Eclesiástico.

Em todas as três versões da Bíblia, para os que acreditam nela, está contida a Palavra Viva do Deus único.

Mas, não importa a forma como ela é aceita, como um livro vivo e que sempre tem uma mensagem inspirada a ser passada não importando a época, ou como um livro de alguma referência histórica e de grande imaginação literária onde há ação, romance, heroísmo, ganância, mistério, sacrifícios, traições, lealdade, amor e esperança. De qualquer forma, para qualquer tipo de leitor, haverá sempre uma mensagem a ser transmitida e que se transforma num ensinamento útil para as nossas vidas.

Obrigada pela visita. Esteja sempre com a paz de Deus. Um bom dia e uma linda e proveitosa semana, lhe desejo. Abraços fraternos