NO TERREIRO É DO SANTO; E FORA ...?!!.

Você que bate cabeça pro Orixá na roça e diz que o branco na sexta é uma mera coincidência, não tem vergonha de negar sua fé? Não se envergonha de negar o amor do seu Orixá?

Me explique como funciona essa sua relação de vida religiosa escondida da vida social?

Bom, muitas serão suas tentativas, mas nenhuma possível explicação para tanta egocentrismo. Sim, porquê se você tem uma fé e a ama, não é somente por um acaso, é porquê tem amor, tem concordância, tem carinho, tem afeto, tem necessidades, mas tem sentimento. Tô cansada de ver pessoas do axé, que são amadas pelos seus Orixás, cuidadas, zeladas, terem a indecência de negar sua própria religião, seu próprio culto perante a sociedade; como é possível ? como alguém pode ser tão querido pelo seu Orixá e não se reconhecer matéria dele ?

Eu não duvido da fé de ninguém, nem tenho esse direito; mas se você é do Candomblé, honre o Orixá que traz no seu orí, seu corpo é templo do Orixá e não é só se privar de impurezas, mas as palavras, o que é pronunciado está muito ligado a nossa fé. Se alguém te pergunta sobre sua religião e você diz aquilo que não é, o Orixá fica triste. Imagine o sentimento de um pai que é negado pelo seu próprio filho? dói demais...

Larga a mão disso gente!

Se orgulhem de dizer que é do axé, porque você é uma pessoa privilégiada, você tem Orixá. Você é templo de amor, de paz, você é a casa do vento, o filho da terra, dos mares, anda sobre o fogo, brinca com a fúria da cachoeira, conhece o segredo das serpentes, você é filho de guerreiro, de caçador .. As vezes a gente fica meio receoso, eu compreendo, afinal nossa religião tem sido tão banalizada que não é espanto ver algumas pessoas virarem o rosto, mas quem você é não depende de quem vira o rosto para sua crença ou torce o bico para sua religião, quem você é depende de você, são os seus atos que te revelam.

Então, para que dizer que não? porquê não viver as coisas como elas são? esconder de quem? porquê? para quem?

Quando alguém pergunta qual é a sua religião, responda sem armas, sem culpas, sem intolerância. Responda que você é do axé; das matas, do vento, da paz, dos céus, da terra, das folhas, das águas, da imensidão do mar, das possibilidades, do tempo, da fartura, da doçura, do amor.

Diga isso para si mesmo e viva, irão saber as respostas sem ao menos te perguntarem.

- Rose Almeida