ZAQUEU, O CHEFE DOS PUBLICANOS (Lucas cap 19, 1 -10)

Interpretação da leitura do evangelho de Lucas, capítulo 19, versículos 1 a 10

Deus é acessível a todos. Seja rico, pobre, feio, bonito, negro, branco, índio. Somos todos criaturas divinas , especialmente, muito amadas.

A leitura nos mostra um homem muito rico, com um importante cargo, que em algum momento de sua vida quis conhecer ou pelo menos ver quem era o homem chamado Jesus. Como era baixo de estatura precisou subir em uma árvore para ver Jesus passar entre a multidão.

Baixo em estatura. Independentemente de ser muito rico, Zaqueu não se sentia à altura de ver Jesus, de conhecer a Jesus. A baixa estatura de nosso amigo quer significar que ele não se sentia preparado, pronto, limpo para o contato com Jesus. Eram a seu ver, muitos os obstáculos para tal. Ele teve que subir em uma árvore para conseguir ver acima da multidão, pois que ele estava tão envolvido e apegado aos problemas mundanos que ficava-lhe difícil ver a Jesus se não conseguisse colocar-se acima daquela multidão. Mas, ele se superou e conseguiu avistar Jesus em sua caminhada pela cidade. E, Jesus o que faz? Tão logo ao se aproxima de Zaqueu o chama e diz que deverá ficai em sua casa naquele dia.

O que eu gostaria de dizer a partir desta leitura é que se uma pessoa se sente com vontade, com desejo, com necessidade de estar com Jesus, falar com Jesus, pedir alguma coisa a Jesus, de forma alguma deve se sentir não preparada, culpada, para este encontro.

Deus sabe de sua existência. Ele o ama, profundamente. Ele o respeita, Ele o quer demais. Ele quer ir a sua casa, a casa que é o seu espírito, a sua consciência, o seu modo de viver, proceder, agir. Ele quer viver em você para sempre. Ele quer compartilhar com você a Sua vida de glória, paz, plenitude e prosperidade. Mas, Ele precisa que você apenas O queira, pois Ele lhe concede sempre a liberdade de aceitá-Lo ou não. Quando você deseja aceitá-Lo e aqui não importa se você tem pequenas ou grandes faltas, muitas culpas, Ele virá até você, sendo apenas necessário que você se coloque no caminho dEle, assim como fez Zaqueu que subiu até numa árvore para ver Jesus passar. Ele só queria olhar Jesus. E, Jesus já o tinha visto.

A mensagem de Lucas que interpreto dessa passagem de Jesus por Jericó é bastante simples e reveladora: não importa as nossas falhas, as nossas faltas, os nossos passos errados, os nossos desvios para receber a Jesus. Para Jesus, nada disso importa. O que vale é a nossa vontade, o nosso desejo de conhecer a Jesus, estar com Ele, vê-Lo, apreciá-Lo, amá-Lo, vivê-Lo.

Devemos nos colocar no caminho de Jesus, superando todos os obstáculos tais como medos, apegos, preguiça, egoísmos, preconceitos. Para se colocar no caminho de Jesus serão muitos os obstáculos, mas todos superáveis se estivermos realmente determinados a encontrar Jesus em nossas vidas.

Grato pela visita e leitura. Abraços