A IGREJA É PARA OS DOENTES

Assustado? Compreendo, o título é um pouco chocante, perdoem-me, mas, foi de propósito. A intenção era essa. Mas, siga a leitura.

"Mas os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor, depois da morte de Eúde" (Jz. 4:1Bíblia JFA Offline).

Quando era ainda jovem na fé e avidamente lia a bíblia desde Gênesis, textos como esse me deixavam chateado com os judeus, pensava comigo mesmo, "oh povo difícil, teimoso". E tenho certeza que não era o único, ou era? Sei que muitos ainda pensam assim. Apesar de ainda pensar assim, acredito que não devo ser tão duro. Hoje, amadurecido entendo que não devo julgá-los tão duramente, afinal, olhemos para nós, somos melhores? Somos mais fiéis? A igreja é completamente diferente? Não quero emitir minha opinião. Que valor ela tem?

Mas, o que a Palavra nos mostra? Quando saímos do AT e vamos para o NT, precisamente à Primeira carta aos Coríntios, encontramos Paulo às lutas para explicar a eles o que vem a ser a igreja. Lá ele usa várias figuras: edifício, lavoura, corpo. Havia tantos problemas. Qual igreja você conhece sem problemas, com cristãos apenas fiéis e fervorosos?

Quando olhamos para Israel vemos a nós mesmos, a igreja é muito parecida. Olhemos para dentro, quando Jesus foi preso, todos os discípulos que antes pareciam dispostos a morrer por ele (Jo.11:16) fugiram, um o traiu, outro o negou e por 40 dias ficaram escondidos, até que o Espírito Santo os deu forças para seguirem. Mas, a história nos mostra que seguimos titubeando pelos séculos, nunca chegamos nem perto da perfeição. E, claro, nunca seremos perfeitos.

Philip Yancey faz uma comparação muito interessante da igreja com o AA. Bill Wilson, seu fundador, certa vez, depois de lutar por seis meses em abstinência contra o alcoolismo, viajou e depois de um negócio frustrado encontrava- se em um bar, pensando consigo: "preciso de um trago", lutando com tal pensamento, veio-lhe outro: "Não, não preciso de um trago, preciso de outro alcoolotra". Entrou em contato com um médico amigo e ali nascia os AA. Yancey argumenta: "A igreja é o lugar onde posso dizer, sem vergonha alguma: 'Não preciso pecar, preciso de outro pecador' (Igreja: porque me importar? Sepal. São Paulo, 2000).

Algo que aprendi com o Pr. Gelson, em Londrina, é que não se pode ser cristão sozinho, isso é impossível, nós precisamos uns dos outros. Não acredito na "igreja virtual" nos "pastores virtuais", a Internet não substitui a igreja física, local. Podemos até (e somos, este texto objetiva isso) ser edificados em sites cristãos, mas nada substitui o relacionamento. Os cristãos devem ajudar-se, admoestar-se, exortar-se. Há momentos, que vamos chorar e pedir: "irmão ore comigo, está difícil".

Precisamos da graça de Deus e do poder do Espírito Santo para vencer o pecado, mas, também precisamos de outros, precisamos de ombros para abraçar e buscar ajuda. É aí que a nossa semelhança com os AA é ainda mais forte. Somos um monte de pessoas enfermas que não têm forças em si mesmas para continuar e vencer. Os acoolotras e os drogadictos lutam contra o vício que é mais forte que eles, nós contra o pecado, mais forte que nós (Rm. 7:19).

Assim como os AA, nós temos passos a seguir, temos metas, alvos, baseados em um livro, que é nossa regra de fé e prática. Igrejas não são perfeitas, todas são cheia de falhas, mas tem algo que distingue claramente todas elas: o foco, o alvo. "Olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé" (Hb. 12:2). Nem todas as igrejas mantêm tal foco, muitas perderam o sentido de corpo, a melhor figura da igreja apresenhada por Paulo. Muitas se transformaram em circo de histerias insanas, outras, em clube social, e o pior de tudo, várias não passam de pequenas empresas que mercadejam "bênçãos" com seus templos suntuosos e abomináveis.

Contudo, assim como em Israel sempre havia o remanescente fiel, os Elias, os Josués e Calebes, os Danieis, Otonieis, ainda há igrejas centradas na Palavra, nunca serão perfeitas, mas têm um alvo a seguir que as mantêm de pé.

Claro, para concluir não poderia deixar de citar as palavras do próprio Mestre: "Os sãos não necessitam de médicos, mas sim, os doentes" (Mt. 9:12). Você é cheio de falhas como eu? Seu lugar é na igreja. venha caminhar junto!

Edson Ázara

Edson Ázara
Enviado por Edson Ázara em 26/08/2014
Código do texto: T4938107
Classificação de conteúdo: seguro