OS REIS E PROFETAS

Presidente Prudente,20/01/2013

REIS E PROFETAS – by Valdeci Fidelis

Fonte: gcd, aut. Louis Frederic Editions ferni-Genêve-It

O povo os respeitava profundamente; considera-os homens santos e os obedecia, os próprios reis eram obrigados a ouvir suas advertências, algum tinha poder de fazer e desfazer os reis, como Samuel agiu a favor de David, Aias a favor de Jeroboão.

http://youtu.be/6-qy5aP-FFs Assista este video hoje é o tempo da graça de Deus! Não tem preço...!

Quando a paz havia retornado aos reinos, Acabe é uma figura curiosa, e o livro dos Reis I reis 16:34, demora a nos descreve-la, entretanto, como a historia como escrita por habitantes de Judá, esta é forçosamente parcial e Acabe nos é mostrado como um monstro de iniquidade assim também para muitos escritores viram o rei Nabucodonosor.

Especialmente por fazer aliança com os Fenícios, casou com a filha do soberano, Jezabel, e instalou em Samaria um altar para as divindades Fenícias, uma pequena passagem do Livro dos Reis, é característica da permanência, em Canaã, dos cultos ancestrais (na época), e dos costumes que aí permaneciam, e contra a vontade dos profetas que, como Elias, tentavam extirpar do meio do povo as crenças alheias ao culto de Yahwé:" No reinado de Acabe, Hiel, de Bétel reconstruiu Jericó. Quando lançou seus alicerces, morreu-lhe Abirão seu primeiro filho, quando lhe pôs as portas, morreu Segube, seu ultimo filho,...”.

Era costume muito antigo segundo o qual, cada nova construção era protegida por um espírito e, a fim de se conquistar as graças deste, oferecia-se um sacrifício, em geral um ser humano que era imolado e cujo corpo era introduzido no muro ou sob a soleira das portas,

Este costume, quase universal na Ásia, pois se estendia na Índia, China, e até o Japão no século XII da nossa era, foi em determinadas épocas e em alguns países, suavizado: no lugar de um ser humano, imolava-se um animal, ou então, enterrava-se um substituto, estatuetas ou objetos com inscrição de formulas protetora e conjuratórias.

Esta historia do sitio de Jericó, de Hiel ter reconstruído, talvez se resuma em uma casa apenas com acomodações, que na época era de tijolos, porque eram comuns estes costumes bárbaros, costumes que era das divindades de Baal, promovidos por Acabe e Jezabel. Livro de I Reis-16:29-33.

No livro de I Reis 18:40 -E neste momento que se situa a historia do profeta Elias que incitou o povo a massacrar os sacerdotes dos cultos nativos: " Elias disse-lhes: Tomai agora os profetas de Baal; não deixeis escapar um só deles. Tendo-os o povo agarrado, Elias levou ao vale do (Quisom) e ali os matou, isso fez grande ira a Acabe e fê-lo perseguir Elias, e ele teve que fugir.

Valdeci Fidelis
Enviado por Valdeci Fidelis em 27/12/2013
Código do texto: T4626686
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.