NÃO DEVERIA SER ASSIM – Elucidação ...



O texto está sendo publicado (aqui no Recando das Letras, na categoria: Artigos/Teologia... Assim, como sou Teólogo Cristão, estou escrevendo de acordo com os princípios em que creio que, em meu achômetro, contemplam o que seria ideal ao ser humano na sociedade pós–moderna que se acha evoluída...

No primeiro momento, considero o texto básico que explica sobre como começou a desestrutura que pode ser vista em nossos dias (bastando para isso que se observe o mundo em volta) e, isso qualquer pessoa que esteja viva.


Está escrito (Gênesis capítulo 3 – A Queda do Homem):

Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR DEUS tinha feito, disse a mulher: É assim que DEUS disse: Não comereis de toda árvore do jardim. Respondeu–lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim disse DEUS: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais (Gênesis 3:1–3).

Então, a serpente disse a mulher: É certo que não morrereis. Porque DEUS sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como DEUS, sereis conhecedores do bem e do mal (v – 4–5).

Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou – lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.

Abriram–se, então os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.

Quando ouviram a voz do SENHOR DEUS, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam–se da presença do SENHOR, o homem e a sua mulher, por entre as árvores do jardim.

E chamou o SENHOR DEUS ao homem e lhe perguntou: Onde estás?

Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.

Perguntou–lhe DEUS: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?

Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore e eu comi.

Disse o SENHOR DEUS à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

Então, o SENHOR DEUS disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar (v – 14–15).

E a mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás a luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.

E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que EU te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá cardos e abro0lhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela fostes formado; porque tu és pó e ao pó tornarás (v – 17–19).

E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos.

Fez o SENHOR DEUS vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.

Então, disse o SENHOR DEUS: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. O SENHOR DEUS, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado (v – 22–23).

E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Édem e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida (v – 24).


O texto acima, está na Bíblia há muito tempo... Somente após a vinda de JESUS CRISTO são dois mil anos... E, olhando apenas como uma lenda religiosa do povo de Israel, não teria cem por cento do sentido pela desestrutura do ser humano... MAS, quando se quando se olha com os olhos da Teologia Cristã, tem tudo a ver com coisas como a origem do medo, da mentira, do jeitinho, do arrumadinho, enfim do jeitômetro e do desajuste do ser humano...


Antes de argumentos, considere algumas coisas:

PRIMEIRA: O equilíbrio da espécie humana, dependia da obediência da criatura ao CRIADOR, pois conforme está escrito: Viu DEUS tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia (Gênesis 1:31). Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. Fundou–a ELE sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu (Salmos 24:1–2). DEUS É O CRIADOR e o ser humano a criatura.

SEGUNDA: Tomou, pois, o SENHOR DEUS ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar (Gênesis 2:15). O CRIADOR não fez o ser humano sem uma função (objetivo).

TERCEIRA: E o SENHOR DEUS lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás Gênesis 2:16–17). Não se pode dizer que o ser humano não sabia dos riscos a que estava exposto. Parece os dias atuais, quando desobedecemos apenas pra matar a curiosidade.

QUARTA: Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou–lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu (Gênesis 3:6). Certamente, pelo relato entendemos que o ser humano não tinha necessidade de ter a experiência, mas após ser induzida ao erro, a mulher não apenas desobedeceu, mas levou o marido à desobediência... E, não adianta ficar analisando quem fez primeiro, pois se a mulher desobedeceu primeiro, o homem falhou na orientação que passou pra mulher – OU seja: ambos pisaram na bola e pronto...

QUINTA: Está escrito: Eis o que tão somente achei: que DEUS fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias (Eclesiastes 7:29).

SEXTA: Havia uma orientação pra não desobedecer: E o SENHOR DEUS lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás (Gênesis 2:16–17). E após a desobediência, ao invés de procurar DEUS pra saber o que fazer, o ser humano esperou ser procurado por DEUS e, quando isso aconteceu, tirou o corpo fora e jogou a culpa na mulher e em DEUS: E chamou o SENHOR DEUS ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. Perguntou–lhe DEUS: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore e eu comi (Gênesis 2:9–12).

SÉTIMA: E chamou o SENHOR DEUS ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. Perguntou–lhe DEUS: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore e eu comi (Gênesis 2:9–12). O ser humano que, antes sabia definir as coisas(no bom sentido), como em Gênesis 2:23, quando disse (a respeito da mulher): E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar–se–á varoa, porquanto do varão foi tomada... Passa a desenvolver coisas pejorativa como o medo e a esperteza (no mau sentido), que antes não tinha...

OITAVA: E chamou o SENHOR DEUS ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. Perguntou–lhe DEUS: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore e eu comi (Gênesis 2:9–12). O homem passou a jogar a culpa em outras pessoas, ao invés de olhar para si mesmo. PRIMEIRO: joga a culpa em outras pessoas (como ele): SE a mulher não tivesse me oferecido... SEGUNDO: joga a culpa em DEUS: Se TU não tivesse me dado a mulher por esposa...

NONA: SE DEUS fosse como uma espécie de pessoa com um chicote na mão, para distribuir segundo os errados merecem, teria fulminado Adão e Eva; MAS, diferente disso, Fez o SENHOR DEUS vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu. Então, disse o SENHOR DEUS: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. O SENHOR DEUS, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado (Gênesis 3:22–23). Pra completar, ainda livrou o ser humano de ficar sujeito a permanecer para sempre afastado de DEUS, por isso, a expulsão do jardim do Éden. Para quem não leva DEUS a sério, teria sido um ato de ruindade; Em meu achômetro, foi um ato de bondade: Se permanecesse no jardim, estenderia a mão para o fruto da vida e, permaneceria como estava: desobedient6e e sem chances, como permanece Satanás...

DÉCIMA: JESUS disse que veio para que o ser humano possa ter vida em abundância (João 10: ) e, somente ELE é o caminho, e a verdade, e a vida sem o qual o ser humano não poderá chegar ao céu (João 14:6) conforme o Plano de DEUS (João 3:16).
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 22/09/2012
Reeditado em 22/09/2012
Código do texto: T3895504
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.