Retiro Espiritual: Até onde é, realmente, "espiritual"?

A respeito do evento "Retiro Espiritual", que deixou de ser moda para ser algo constante nas Igrejas Evangélicas e simpatizantes do Cristianismo, segue abaixo a minha opinião sobre isso.

Nada contra o evento, é extremamente válido e sempre participo,mas até mesmo aquilo que é bom, se não orarmos e nem vigiarmos, a essência de Deus se esvai com práticas humanas (carnais), dando lugar ao Inimigo e seu exército sombrio.

Vamos começar.

Vejamos os versículos de 1ª Coríntios 10.

"Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus."

1 Coríntios 10:31-32

E novamente:

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam."

1 Coríntios 10:23

Pensem a respeito:

Em plena época de carnaval, se saímos para nos "retirar" do lugar comum onde vivemos, e creio que ESSE seja o objetivo...

...Pra quê "festa" para confundirem com outro tipo de festa da mesma época?

Pra quê? Para copiarem uma foto de algo que deveria demonstrar espiritualidade para comentarem "Nosso Carnaval", e chamarem de "bloco de carnaval, só que bem mais comportado"?

...

Temos liberdade em Cristo? EM TUDO TEMOS, mas NEM TUDO convém ser feito.

Por quê? Porque não devemos escandalizar NINGUÉM! Tudo que escandaliza, tudo que fere ao próximo, afasta as pessoas e faz pessoas caírem de sua fé. E pro mundo, qual a diferença? Festa aqui, e lá, na mesma época... que diferença vai fazer para os outros?

Falaram de Jesus na festa?

"Ah, Jesus foi para uma festa de casamento."

Há uma diferença entre "festa de casamento", que é a uma celebração de um casal que acabou de se tornar uma só carne e assumiram um compromisso perante Deus e os homens, do que uma "festa" em plena época de carnaval. Fora que Jesus foi lá e fez a diferença, e essa festa, e as pessoas dentro? Fizeram? Para comentarem que parecia um "bloco mais organizado", somente... reflitam sobre isso.

Bons tempos em que RETIRO era só oração, culto, músicas cristãs centradas em Cristo e estudo e meditação da Palavra. Não tinha "festa do ridículo", festa de não-sei-o-que, "janta do amigo", futebol, piscina e coisas "extras"...

...pois, se Deus é suficiente para alguns, para quê entretenimento vão?

Se algo é morno... não faz a diferença nenhuma. Nem esquenta, nem esfria. Nem refrigera, nem aquece. Melhor fosse frio ou quente.

Prefiro um violão, um pregador, e momentos de oração do que perder tempo em entretenimento vão, que nada produz, nem arrependimento, nem alegria verdadeira da salvação em Cristo.

Me chamem de careta, me chamem de "sem graça"... mas hoje, nós, jovens... preferimos ir para um retiro por lazer, do que para se encontrar com o Mestre.

Espero que tenham entendido minha colocação.

Em Cristo e sob Sua eterna graça, amor, misericórdia e paz,

Vitor Ávila.

ALIVAVILA
Enviado por ALIVAVILA em 27/02/2012
Reeditado em 28/02/2012
Código do texto: T3522489
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.