ENGANADOS PELA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Por Wilson do Amaral

04.01.2024

Hoje, após tantos anos, acho que mais de década, consegui definir o que pensei (e senti) quando me pedistes para assistir aquele DVD de teoria da conspiração que andava circulando em nosso meio. Naquele tempo, me indignei porque identifiquei no vídeo um espirito de completa falsidade (uma forma de deboche da minha capacidade de identificar embustes), ao trazerem-me aquelas "informações privilegiadas" com fontes nada definidas, parecendo muito convenientemente subjetivas. Na época, não consegui te explicar o que inquietou minha inteligência e perspicácia, mas hoje vejo distante que a teoria da conspiração é a esteira, a base, o piso, a estrada do autoritarismo, do fascismo e do bolsonarismo, da contradição absurda que se instalou em nosso País, contaminou a mente de muita gente descuidada, nos dividiu e parece que não irá mais embora.

Na verdade, os teóricos da conspiração são o verdadeiro Proteus, que vêm se fazendo de amigos, com uma linguagem de insatisfação como a do povo, vêm embutindo suas “informações privilegiadas” de conspiração por parte de um inimigo infiltrado, semeando assim desconfiança e ódio entre as pessoas. O segredo da retórica deles funcionar tão bem é a insatisfação e o espírito reacionário, está nas “informações privilegiadas” (mentiras) sobre os supostos inimigos do povo, apontando esses inimigos com base em fatos sem comprovação. E não se consegue combater essas informações falsas porque elas não têm fontes, são inventadas, são autoridade em si mesmas e seus propagadores desmentem despudoradamente qualquer contraposição iniciando por desmoralizar quem se opõe.

Graças a Deus que conseguimos tirar esse mal do poder, mas eles inauguraram a era da mentira-verdade, que lançou desconfiança sobre toda instituição opositora, bem como entre todos nós e jamais conseguiremos acabar com isso, nos desfazer dessa nuvem de fumaça.

Desejo um bom ano pro amigo e família e que possamos desfrutar dos bons dias que ainda teremos e que, faço votos, que durem. Sempre desconfiei de “informações privilegiadas”. Sou da opinião que não existe Papai Noel, que te traz de graça uma informação privilegiada. Existem, porém, grandes amigos, como tu, e grandes amigos sempre se firmam na verdade, não na falsidade e no ódio.

Durante esse tempo sombrio que vivemos de 2014 até hoje, sempre lembrei daquele DVD. Vez ou outra me intrigava os fatos decorridos coincidirem tanto. Hoje percebo que aquele DVD era uma preparação, não para prevenirmo-nos para combater o absurdo que se seguiu, mas para enredar-nos, colocar-nos como patos dentro do engano, como foi o caso com muitas pessoas, muitos que ainda hoje estão se guiando por aquelas e novas mentiras grotescas. Percebi o erro nele por causa da objetividade (certeza) nas acusações, subjetividade das fontes, incoerência dos fatos e gravidade (alarmismo) das denúncias. Recheado de informações chocantes, sempre alguém amigo de alguém, que é primo de alguém, etc., revelou, mas a informação corre perigo de ser obstada a qualquer momento.

Por causa do curso da faculdade, firmei minha premissa de que tudo tem que ter coerência e contraponto. Certa vez, investigadores que desejavam me levar a cooperar com eles numa acusação falsa contra meu amigo, me revelaram informações privilegiadas cabeludas sobre ele. Coisas que eu não sabia. Mas como eles sabiam se não eram amigos dele¿ Esse negócio informação privilegiada denunciada pelo do amigo do primo do cunhado da sogra do irmão da cunhada não dá – é sempre falsa. Daqui há pouco o cará Vê um bode preto atrás das tuas costas pra te assustar e te convencer a ser da igreja dele.