O ABAFAMENTO CONVENIENTE DA DESTRUIÇÃO DA RFFSA

Nos anos 80 e 90, participei dos processos de luta e Resistência junto aos ferroviários da região do

Centro Oeste brasileiro antiga Noroeste do Brasil, já nesse período integrada como SR 10 as malhas ferroviárias do Brasil. , Na ocasião a RFFSA era a maior empresa de transportes ferroviários da América do Sul e realizava o transporte de Combustíveis: ( Diesel, Gasolina, Etanol ) Máquinas agrícolas, Grãos, Gado Vivo e proteínas ' carnes " etc , Além de encomendas , pequenos veículos etc...Além , óbvio,de Vários trens de Passageiros.

A imensa ferrovia detinha, ainda estatal , o maior patrimônio físico das Estatais do Brasil mais de 80 mil imóveis residenciais, milhares de prédios, Oficinas, Centros de Controle de Tráfego, Escolas de treinamento técnico,Estações, Fazendas, UTDs, e até Ilha 🏝️ no litoral do Brasil, segundo denúncia no jornal do Brasil utilizada por burocratas e políticos para festas e encontros especiais de luxo .

Haviam mais de 35 mil servidores ferroviários, transformados por força de lei em empregados celetistas sem estabilidade e, milhares desses , mesmo com até 27 anos ou mais de serviço, no processo privatista foram jogados a rua da amargura, num processo político demagogo de demissões coletivas ( Claro que Privilégios e gente envolvida em escândalos foram poupados e o processo de sucateamento e PRIVATISTA foi útil, pois tornou impossível apurar desvios, abusos e a corrupção). Jogaram uma pá de cal sobre os escombros da ferrovia destruída e rifada em partes a preço de banana 🍌. Muitos ganharam terra, imóveis e áreas no Centro de grandes Cidades e ficou praticamente inviável controlar os estragos brutais e os ferroviários simples foram esmagados. ( Perdeu-se o controle do patrimônio da Empresa ).

Deputados ferroviários (2) , Um deles foi o Deputado Federal Carlos Santana mecânico ferroviário da Central do Brasil, tentaram com apoio da oposição criar uma CPI para apurar perseguições a ferroviários, desvios e até acidentes e mortes de trabalhadores no processo de sucateamento e discutir a auto gestão da empresa com a participação dos e engenheiros ferroviários da FAEF E AECB, Mas os políticos privatistas em maioria, conseguiram bloquear dentro do Congresso essas iniciativas que tínham apoio do Comando Nacional Metrô ferroviário. Antes de morrer assassinado até o histórico ferroviario Batistinha da Leopoldina , veterano lutador , sindicalista em Defesa das Ferrovias ainda tentou junto com outro veterano de São Paulo Rafael Martinelli ajudar as novas gerações de dirigentes sindicais da ferrovia e dos metrôs do Brasil.

Mas para atender o clamor neoliberal, governos de Collor e até FHC e deputados neoliberais e lobistas de luxo, fizeram um grande esforço para privatizar e destruir a Estatal RFFSA, VISANDO Atender os grandes vendedores de pneus e equipamentos rodoviários dos Estados Unidos e Europa e até de grupos asiáticos neoliberais. Parte da tragédia e mortes em Estradas e Cidades chegou a maís de 50 mil graças a distorção modal no Brasil.

Nos anos 80 e 90 as perseguições aos ferroviários, o sucateamento e até transferência e punições de lideranças e ferroviários que lutavam contra a destruição da NOB E RFFSA foram BRUTAIS, houve até intervenção do governo via paus mandados na RFFSA que dividiu a base de São Paulo e Mato Grosso do Sul e num absurdo crime inconstitucional típico de ditaduras de republiquetas mandaram demitir todos os Dirigentes Sindicais de Bauru a Corumbá ( entre São Paulo e Mato Grosso do Sul ) e cortaram todos os seus direitos trabalhistas, promoções e até houve suspensão do fundo de pensão e Plano de Saúde daqueles ferroviários, muitos já veteranos. É bom ressaltar que muitos foram a óbito sem direito a reparações devidas e , ainda no ano de 2023 Muitos aínda estão brigando em processos administrativos e até jurídicos. Por seus direitos.

Em rápida passagem por mandato de Deputado Federal em Brasília,recebi um grupo de dirigentes da Bahia entre 2000 e 2002 com graves denúncias de perseguições violentas na Bahia a ferroviários e levei o caso a Tribuna da Casa de Leis e cobrei atitude digna do Governo de FHC para a gravidade desta situação que foi, muitas vezes desumana e letal contra ferroviários brasileiros.

Vou continuar depois a Segunda Parte destes gravíssimos relatos e cobrando ainda hoje por Justiça e solução. UM NAÇÃO SEM MEMOREA DESAPARECE DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE ...

Lutar por justiça Social e dignidade, organizar e defender os INJUSTIÇADOS e OPRIMIDOS no Brasil pode custar até nossas vidas...Vi homens valorosos sendo punidos, perseguidos e até perderem o emprego e outros adoecerem vítimas de violentas repressões e perseguições e irem até a óbito em decorrência de atos vis e covardes de perseguições...

Tem muitas violências, covardias, traições e agressões covardes em nosso país.

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 22/03/2023
Reeditado em 23/03/2023
Código do texto: T7746303
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