A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... Os “Mistérios” do ORÇAMENTO SECRETO – 4ª parte de “n” partes.

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... Os “Mistérios” do ORÇAMENTO SECRETO – 4ª parte de “n” partes.

O AQUIETAR dos CARANGUEJOS: - UM CENÁRIO da SUCESSÃO SERGIPANA.

Entre les deux mon coeur balance, diria Lula se falasse francês, a linguagem diplomática, para expressar sua dúvida entre os dois.

Lá se foi a São Paulo Belivaldo Chagas conversar com Lula. Mas, enfim, para que foi mesmo a viagem? Para conversar sobre Sergipe, sobre o Brasil, sobre o futuro, teriam explicado depois. Seria só isso? Evidentemente não.

Belivaldo deve ter dito a Lula: - Em Sergipe todos estão querendo votar em você, mas Rogério adiantou-se, saiu do nosso grupo e lançou-se candidato.

Como o nosso grupo quase todo quer votar em você, isso ficará difícil, caso tenhamos palanques diversos. O que desejamos, no mínimo, é a sua neutralidade em Sergipe.

O PT sergipano teria lembrado Belivaldo a Lula, chegou ao poder, exatamente pela habilidosa teia de alianças que fora cuidadosamente montada por MARCELO DÉDA.

Sem ele, o PT sergipano fica assim: - Meio órfão de inteligência, e cavalheirismo. Em outras palavras: - Deslocado do pragmatismo político, através do qual se ganham as eleições.

E fica mais o PT sergipano apegado a uma ideologização já embolorada, refém das VAIDADES que estufam o peito de ARROGÂNCIA, daqueles que rodam em torno dos próprios umbigos.

BISMARCK, o criador da Alemanha, chamava de “real politik”, o que se pode fazer sem fugir à realidade, mas, tendo a ideia precisa da meta que se quer alcançar, tendo uma visão de Estado. E sem individualismos.

Estamos em Sergipe muito mais próximos da mediocridade em todos os aspectos. Tanto assim, que vivemos uma pré-campanha, onde o tema Sergipe, poucas vezes é enfocado, muito menos debatido.

O gesto político de Belivaldo foi um passo além dos acanhamentos e das nossas miúdas malquerenças paroquiais.

Mesmo na atmosfera de incertezas que nos ronda, há que se pensar em futuro. E do jogo político não estão ausentes os riscos. Avaliá-los corretamente seria o que se pode fazer da melhor forma possível.

Quando Belivaldo foi a Lula, já não havia a hipótese de um retorno à aliança anterior entre governo e PT.

Nela, figurava a possibilidade de ter Eliane Aquino, a Vice-Governadora, concorrendo ao Senado pelo PT, e todos se mantendo unidos em torno das duas chapas majoritárias, com o nome do governador sendo indicado pelo bloco governista, o que implicaria na retirada da candidatura ao governo do senador Rogério.

Haveria obstáculos a vencer, tanto de um lado como do outro, mas, essa seria, também, a alternativa que melhor atenderia aos propósitos de Lula.

Em outros vespeiros, ou cestos de inquietos CARANGUEJOS, Lula já meteu a mão, e pacificou discórdias em dois colégios eleitorais importantes, o Rio de Janeiro e Pernambuco.

E continua empenhadíssimo em anunciar Alckmin como o seu companheiro de chapa, a peça de um xadrez que poderá significar o xeque-mate. Mais uma vez o ranço petista se opõe à ideia, como se ranço fosse capaz de vencer eleições.

O abraço entre Lula e Belivaldo e a troca de gentilezas entre os dois, que estavam mascarados, fez o PT sergipano eriçar-se, ou melhor, eriçou-se o senador Rogério, que se inquietou.

E inquieto foi a São Paulo, dizer que o PT sergipano poderá eleger o governador e garantir a Lula uma vitória por larga margem de votos.

E se fizeram fotografar, abraçados, sorridentes, e sem máscaras. Lula sinalizaria que o seu apoio a Rogério dispensaria os votos das demais lideranças sergipanas? Bastante improvável.

Rogério, evidentemente, pensou nele próprio, apenas. Continua girando apressado em torno do próprio umbigo. Sendo médico, Rogério estudou física, pelo menos para o vestibular, e deve saber perfeitamente a diferença entre forças centrífuga e centrípeta.

Uma que puxa para dentro, outra que puxa para fora. Se não reduzir a rotação em volta do umbigo, Rogério, pelo menos, poderia desconfiar que corresse o risco de rodar fora de órbita.

No caso de Lula, o ambiente atual é extremamente favorável, mas não é bom cantar de galo, antes que o sol clareie no horizonte. E o horizonte político-eleitoral somente se tornará mais nitidamente perceptível, - apesar da agora nítida vantagem de Lula - quando, lá para os meados do ano se fizer uma avaliação de como anda o eleitorado, ou seja, a massa enorme de gente pobre, depois dos auxílios financeiros que estão saindo, e tantas “bondades” eleitoreiras anunciadas agora pelo Presidente, que acaba de dar aos prefeitos e governadores o encargo de pagar aos professores o teto que ele elevou de uma canetada, sem que houvesse previsão orçamentária para tanto.

O presidente não entende ou não quer entender o que significa uma Federação, e muito menos o que significa a impessoalidade na gestão pública.

Então, com um Presidente assim, destemperado populista e querendo vencer a qualquer custo, com a caneta na mão, para cometer todas as impropriedades, todos os crimes, sem haver quem o controle, não seria de todo improvável que ele venha a superar a enorme rejeição que o persegue.

Rogério não deve fazer esse tipo de avaliação, até porque, para ele, seria no momento um exercício incômodo, preferindo o cenário mais fácil do ôba ôba alegre, descontraído, e já se imaginando governando Sergipe, com Lula Presidente, e ele dando Ordens de Serviço a Centenas de Obras Públicas, sem muita preocupação com rigores licitatórios, pois afinal, “Sergipe tem muita pressa”.

Lula faz uma avaliação mais realista. Ele não é um estreante emocional. Conhece profundamente as regras do jogo.

Sergipe é um colégio eleitoral quase inexpressivo, mas, 400 ou 800 mil votos de diferença numa eleição, se aqui obtidos, não deixam de ter significado.

Lula sabe que um só palanque em Sergipe lhe renderá muito menos votos, e sabe avaliar o custo de ocupar um só deles, em detrimento do outro que deixa de somar.

Convencido disso, deve estar imaginando como acomodará as coisas em Sergipe, sabendo, como costuma dizer o Empresário JOÃO CARLOS PAES MENDONÇA, que os CARANGUEJOS sergipanos são os que ficam mais inquietos e ariscos dentro de um cesto.

Já Belivaldo Chagas, sendo sergipano, estaria mais acostumado a lidar com os CARANGUEJOS, seus conterrâneos, e diante da insistência de Rogério, sem desconhecer sua capacidade de transformar-se num TRATOR, capaz de ESMAGAR CARANGUEJOS, está cuidando de arrumar e aquietar os seus.

No bloco governista, já se teria formado a constatação adquirida a partir de resilientes pesquisas, de que o caminho mais fácil para vencer a eleição seria tendo Edvaldo candidato a Governador e Mitidieri ao Senado.

Edvaldo, dizem os analistas, projetou em todo o estado a imagem de um eficiente gestor, pelo seu desempenho positivo em Aracaju, onde seu nome mais cresce ainda. E as pessoas formam a ideia de que seria mais seguro trocar Belivaldo, que vem consolidando uma positiva imagem de eficiência, (e os fatos comprovam) por alguém com maior experiência administrativa, como é o caso de Edvaldo.

Todavia, contra ele pesam opiniões adversas de lideranças políticas que o acusam de “dar pouca atenção aos aliados”.

Assim, diante de um possível avanço de Rogério, caso Lula incentive e apóie a sua candidatura, a indicação do candidato governista, somente se tornaria possível através de um consenso amplo, formado com a maioria expressiva do bloco, e, principalmente, sem gerar constrangimentos.

Mitidieri tem um amplo arco de apoio entre prefeitos e lideranças do interior. Ele tem sido para Sergipe e suas bases um bom parlamentar, e com capacidade para liberar recursos aos prefeitos.

Tendo votado contra o Impeachment de Dilma esperaria, até, tornar-se simpático ao PT, mas o partido não se caracteriza por tais gestos.

Se não for o candidato ao governo, e com a perspectiva mais favorável de tornar-se Senador, ainda não chegando aos quarenta, não seria algo a ser desprezado por nenhum político, principalmente para quem, como Mitidieri, tem revelado uma vocação inata para o Parlamento.

A desistência de André Moura de concorrer ao Senado provocou um vácuo difícil de preencher, pior ainda se André for impedido pela Justiça até de disputar uma vaga na Câmara Federal.

Tudo isso deve ser levado em conta, e a presença de André Moura para manter unido o seu forte grupo é quase fundamental.

A escolha do vice, por uma questão até de reconhecimento a Belivaldo Chagas, por ele ter decidido ficar até o fim do mandato e coordenar a sucessão, deveria caber exclusivamente a ele.

Se ele chegasse a fazê-lo, é quase certo que procuraria indicar um nome que melhor harmonizasse o clima entre os candidatos a Governador e Senador, e ajudasse muito a “aquietar os CARANGUEJOS”.

Quanto ao bloco votar em Lula ou em outro candidato qualquer, as circunstâncias, e o “arrumar dos CARANGUEJOS”, irão determinar as escolhas.

Observação do escriba: - “CARANGUEJO gosta de andar pra trás”. O suposto senador Roger Cavallo, além de dar o voto decisivo para a aprovação do fabuloso ORÇAMENTO SECRETO, também deixou de assinar o MARCO do SANEAMENTO BÁSICO, bem como outros médicos do Partido dos Trabalhadores. A Indústria da Construção ficou muito gratificada, e, dizem, até gratificou alguns senadores. Palavras de ordem do PT: - Vamos construir mais FAVELAS pelo Brasil afora.

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

ARACAJU, domingo, 25 de setembro de 2022.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – GOOGLE. (3) – WIKIPÉDIA. (4) – Blog de Luiz Eduardo Costa. - Luiz Eduardo Costa, é jornalista, escritor, ambientalista, membro da Academia Sergipana de Letras e da Academia Maçônica de Letras e Ciências. Além desse blog, é colunista do Portal F5 News. - (79) 99971-9933 - TEXTOS ANTIVIRAIS nº (88) – Publicado em 07 de fevereiro de 2022.