A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... A VONTADE... O SOL EXISTE... 5º ato.

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... A VONTADE... O SOL EXISTE... 5º ato.

O SOL EXISTE... 5º ato.

Aquela LANCHA FESTIVA navegando no GUARUJÁ.

O "GOVERNO" derrete e o PRESIDENTE passeia.

Neste sábado, 18 de dezembro de 2021, o PRESIDENTE BOLSONARO desfrutava daquelas amenidades, restritas, apenas, à uma PARCELA ÍNFIMA dos 212 milhões de BRASILEIROS, entre os quais, pelo menos, 30 MILHÕES estão enfrentando as agruras da FOME.

Observação do escriba: - Apesar de o LULÃO LADRÃO ter acabado com a FOME no BRASIL, e, talvez no MUNDO, hoje temos 30 MILHÕES de FAMINTOS no BRASIL? Qual a fonte de informação?

Navegava numa LANCHA singrando as águas convidativas num RECANTO VIP do GUARUJÁ, litoral paulista.

Claro, o PRESIDENTE não foi eleito para compartilhar com os que sofrem a DESGRAÇA COLETIVA.

Ele, tal e qual outro qualquer brasileiro tem o direito ao lazer, a momentos de descontração, ao convívio afável com os seus amigos, entre os quais se incluem, preferencialmente, uns personagens, digamos assim, estranhos, ou esquisitos.

Isso, diz respeito apenas a ele, e ninguém iria imiscuir-se nos seus gostos ou preferências pessoais.

O PRESIDENTE, um homem NÃO AFEITO à LEITURA, é um estranho ao mundo da cultura, do conhecimento, não aprecia o convívio com intelectuais, com pessoas que se dedicam a pensar, e a tentar compreender melhor o BRASIL e o MUNDO.

O PRESIDENTE faz pouco caso de tudo isso, ou sente até uma comichão incômoda ao ouvir, forçosamente, alguma exposição ou diálogo a respeito de temas que escapam, por inteiro, ao seu precário e HERMÉTICO APARATO de DISCERNIMENTO. Mais ainda, se abordarem os problemas sociais, que na sua VISÃO TACANHA, sequer existem, ou são propositalmente desvirtuados.

Observações do escriba:

1ª - O EX-LÍDER GREVISTA e EX-HÓSPEDE da POLÍCIA FEDERAL de CURITIBA, - (Lulão Paz e Guerra) -, leitor assíduo da BÍBLIA e de mais de um BILHÃO de LIVROS, afirmou ter acabado com a FOME no BRASIL, e disse que POLÍCIA não é GENTE.

2ª - Anda agora prometendo acabar com o analfabetismo no BRASIL, e, para tanto, vai doar toda a sua BILIONÁRIA BIBLIOTECA, sendo que, parte dela, será doada preferencialmente à POLÍCIA, para que ela vire GENTE.

3ª – Desta forma, evitará futuros MENSALÕES, futuros PETROLÕES e futuros LADRÕES.

4ª – Irá para o “front” da guerra defender a RÚSSIA e a UCRÂNIA, e, assim, acabar com o conflito “DELITUOSO”. Em represália, LULÃO, ao invés de invadir o CAPITÓLIO, irá invadir a sede da ONU.

5ª - Fará tudo isso chupando CANA, bebendo CERVEJA e comendo LAGOSTAS surrupiadas da sede do TSE, quando da posse do XERIFÃO XANDÃO, o iluminado ministro das UVAS fraudadas.

6ª - No dia seguinte irão perguntar ao LULÃO sobre o fim da guerra e sobre a invasão da ONU. A resposta será simples: - EU NÃO SEI de NADA. SÍFU!

Ele é um improvisador populista, que enxerga no elevado mandato exercido, pouco além de um momento oportuno para auferir todas aquelas vantagens pessoais, das quais se julga com o pleno direito de desfrutar, e de propiciar à sua família.

Nada constrangido com as Mansões de Alto Luxo às Margens do PARANOÁ, ou, diante dos resultados rápidos das empresas do seu filho 04, facilitados por uma simbiose degenerada entre o pessoal e o público.

Aqui, são apenas detalhes, coisas mais visíveis, bem distantes de outras manobras, nos Altos Escalões da REPÚBLICA.

Passam esses joguinhos inocentes, por ORÇAMENTOS SECRETOS, privatizações, e jogadas magistrais de alguém ao qual ele entregou o comando da economia, o seu "Posto Ipiranga”.

Observação do escriba: - O ORÇAMENTO SECRETO de novo? Ele existe mesmo? Quem foi o responsável pelo dito? O PRESIDENTE? PAULO GUEDES? Ou o Posto Ipiranga?

PAULO GUEDES é aquele que veio, por algum tempo, passear pelo território de um país um tanto desconhecido por ele, mas, tendo o cuidado precavido de deixar os seus DÓLARES resguardados bem longe, lá num PARAÍSO FISCAL, a salvo do derretimento do REAL, e da inflação devastadora.

O PRESIDENTE, como já foi desenhado pelo General Hamilton Mourão, nosso VICE-PRESIDENTE, é um MILITAR que, não ultrapassando a graduação inicial de TENENTE, foi bem preparado sob o aspecto físico, mas, perdendo a oportunidade de aprimorar o intelecto, por ter estacionado no início da tumultuada e curta carreira.

Essa não foi a frase exatamente dita pelo VICE-PRESIDENTE, que é comedido e elegante, mas, na essência, a definição ficou bem clara, abordando a fragilidade intelectual do TENENTE, que se tornou CAPITÃO em decorrência da reforma, conseguida para evitar uma desonrosa baixa do EXÉRCITO.

Em 2018, o POVO BRASILEIRO (quase 58 milhões de brasileiros) andava tão desencantado, tão distante da esperança, que acabou dando ouvidos a um discurso mal-alinhavado, até absurdo, de um DEPUTADO QUASE DESCONHECIDO, que, tendo 28 anos na Câmara Federal, se dizia livre da corrupção.

E justamente pelo seu anódino anonimato, fazendo-se acreditar como alguém distante dos nossos vícios e pecados veniais ou mortais, vicejando, robustos, na própria sociedade brasileira, e mais ainda nas instituições.

O povo brasileiro, embora desconhecendo quase completamente a obra do Escritor Espanhol MIGUEL de CERVANTES, um dos que iluminaram o RENASCIMENTO, ingênua e credulamente, identificou BOLSONARO como uma espécie de CAVALEIRO da ORDEM e da JUSTIÇA, um tanto desengonçado, boçal e delirante, mas, HONESTO.

Seria ele então o nosso DOM QUIXOTE de LA MANCHA atemporal e desfigurado, cujas falhas e desatinos poderiam ser amenizados pelo próprio povo, que nele confiou, e se dispunha a fazer o papel jocoso do Escudeiro SANCHO PANÇA, a quem faltava a leitura, mas lhe sobrava o senso da realidade.

Os ELEITORES do CAPITÃO, que não eram exatamente BOLSONARISTAS, até porque essa é uma definição imprecisa e incompleta, como são todas as definições que tentam enquadrar o FASCISMO, foram constatando, com o passar do tempo, que os mitos não existem, e, sendo mitos, não passam de ilusões.

E entenderam que ele estaria, embora quixotesco, muito longe de ser o cavaleiro andante, impetuoso reparador de erros e amenizador de desatinos.

Por falar na obra magistral de MIGUEL de CERVANTES, o CAPITÃO aqui em foco, melhor se identificaria com o AÇOUGUEIRO, em uma das suas novelas intitulada EL COLÓQUIO de LOS PERROS.

E então, descobrem os ELEITORES que é preciso retornar ao seio tranquilo da política, construída sem ímpetos, sem bravatas ou arroubos, sem a negação de si mesma.

Não se glorifica o político, mas é essencial que se faça a política, e que se entenda como será possível transformá-la, com CIVILIDADE e DEMOCRACIA, num instrumento eficaz da ação social e coletiva.

BOLSONARO, a quem faltam alguns “parafusos” de contenção e equilíbrio, julgou-se capaz de mudar o BRASIL à base de COICES.

Observações do escriba:

1ª - Os leitores e ELEITORES mais atentos devem tomar bastante cuidado em diferenciar muito bem COICES de FOICES. Quem dá COICE é Capitalista. Quem dá FOICE é Comunista.

2ª – Dizem que aqui em SERGIPE, existe um candidato ao cargo de GOVERNADOR, que é capaz e mal acostumado a dar COICES grotescos e usar as FOICES traiçoeiramente, a título de defender a sua vitória a qualquer preço. Os COICES são justificáveis pelo seu nome que é CAVALLO. E, o uso das FOICES é justificável pela sua índole e comportamento CRIMINOSO e LADRÃO.

3ª - Está envolvido com 190 MILHÕES de REAIS do ORÇAMENTO SECRETO, obtidos com COICES e FOICES. E tem mais: - Quem chiar, miar ou piar é GUILHOTINADO.

4ª – O referido CAVALLO parece com um “TRATOR” roubado, com os PNEUS furados e com o MOTOR quebrado.

E saiu a desferi-los. Ameaçou, esperneou, gritou, xingou, soltou pornografias, usou a caneta da forma mais desabrida, tentou desacreditar a tudo e a todos. E acabou fracassando fragorosamente.

Então, se foi aninhar no regaço acolhedor daquilo que ele classificava como a “velha política”.

Nela encontrou a salvação pessoal, e o passaporte para as suas tratantadas, mas o BRASIL real, profundo, humano, sofrido e também resistente, ele esqueceu, e até o desprezou.

Imaginou, naquele seu populismo tacanho, que comer PASTEL com CALDO de CANA, ouvindo o coro: - Mito, mito, mito, lhe asseguraria a popularidade para reeleger-se, meta a qual se agarrou, desde o momento em que foi eleito em 2018, já pensando em 2022.

Agora, com os “parafusos” já desparafusando completamente, ele resolve investir contra o seu próprio governo, incluindo no rol dos seus ataques e desatinos a ANVISA, ou seja, a CIÊNCIA BRASILEIRA, na qual ele não acredita, e se esforça para desmoralizar.

E ouve a resposta dura e necessária do PRESIDENTE da INSTITUIÇÃO o Contra-Almirante ANTÔNIO BARRA TORRES, que é também “CIENTISTA”, solidarizando-se com os seus colegas afrontados e ameaçados pelo “desparafusado”: - “Não é tempo de violência, não é tempo de sentimentos menores”.

Observação do escriba: - O Contra-Almirante ANTÔNIO BARRA TORRES é um MÉDICO, especialista em CIRURGIA VASCULAR. Mesmo sendo um MÉDICO e mesmo sendo um CIRURGIÃO VASCULAR, isto o coloca numa posição próxima à de um CIENTISTA, porém, muito distante de MÉDICOS, CIENTISTAS, IMUNOLOGISTAS, VIROLOGISTAS e EPIDEMIOLOGISTAS do porte, como, por exemplos, de ALBERT BRUCE SABIN (1906-1993) e de JONAS EDWARD SALK (1914-1995).

Desde o dia 1º de janeiro de 2019, temos vivido um tempo de violência boçal, e de sentimentos menores e corrosivos.

Por isso, os CHEFES MILITARES já esfregaram na cara do CAPITÃO a nossa CONSTITUIÇÃO.

Observação do escriba: - O parágrafo aí de cima é extremamente controverso, beirando à uma IMBECIL e provocativa Fake News. O vocábulo IMBECIL foi utilizado uma vez contra a POPULAÇÃO BRASILEIRA por um careca que “trabalha” na CAPITAL da REPÚBLICA. Não me recordo o nome do sujeito.

A CORTE CONSTITUCIONAL do BRASIL e o CONGRESSO NACIONAL, já lhe deram um basta, embora, no LEGISLATIVO, ele sempre encontre parcerias, até para os “ORÇAMENTOS SECRETOS”.

Observação do escriba: - O ORÇAMENTO SECRETO novamente? E o POVÃO já está sabendo?

Mas o CAPITÃO continua displicentemente gozando dos seus tempos alargados de lazer, passeando, sorridente e satisfeito pelas águas do GUARUJÁ.

Se quisesse honrar o seu cargo de PRESIDENTE, ele já teria embarcado numa outra lancha, uma daquelas, artilhadas, da MARINHA ou da POLÍCIA FEDERAL, que navegam, infelizmente em reduzida quantidade, pelos rios desamparados da Amazônia.

Poderia ter ido ver de perto as 300 dragas e barcaças formando uma inusitada esquadra fluvial, roubando o OURO existente no leito do caudaloso RIO MADEIRA.

Um cenário desses só mesmo na grandiosidade generosa do BRASIL, onde há OURO até sobrando, e também ausência total de ideias para aproveitá-lo em sintonia com o interesse público.

Se ele tivesse olhos para ver, e intelecto para compreender aquela cena surreal, constataria: - Primeiro, que ali estava uma demonstração eloqüente da ausência de Governo em Brasília.

Segundo, que ali estava, também, a prova eloqüente da potencialidade incomum, talvez única no mundo, de um PAÍS RICO e GIGANTESCO que, se racional e inteligentemente aproveitada nos levaria rapidamente a figurar entre as cinco maiores potências econômicas do mundo.

Se ao cérebro do CAPITÃO movido por mesquinharias ou sentimentos menores, fosse possível chegar a lucidez, ele desembarcaria da lancha, daria a mão à palmatória do VICE, General MOURÃO.

Convocaria os Governadores da Amazônia, conclamava aos ambientalistas e empresários nacionais; aos países estrangeiros que aqui podem investir, para que se fizesse um projeto inovador de desenvolvimento sócio- econômico para a Amazônia, sem esquecer, antes, de ampliar e fortalecer o trabalho da PF, mandando explodir de uma vez só todas as dragas e barcaças, e assim, simbolizando o fim do seu deletério conúbio de interesses eleitoreiros e pecuniários com os criminosos que saqueiam nosso maior patrimônio, alguns deles refestelados tranquilos e impunes, no âmago das instituições nacionais.

Mas o CAPITÃO, que nos deu por desgraça, esses tempos de sentimentos menores, prefere passear de LANCHA nas águas do litoral paulista, onde também, despreocupada, vagueia uma PARTE RESTRITA da nossa ELITE EMPRESARIAL, que enriqueceu muito nesses três anos, seletivamente beneficiada pelos favorecimentos do Governo, à custa do SANGUE, suor e lágrimas do povo brasileiro.

Observação do escriba: - Para um texto antiviral, o escritor do texto original, fica muito em débito para com as chamadas CIÊNCIAS MÉDICAS. A maior parte do texto, no entanto, é extremamente lúcido e útil, e, de notável conhecimento geral.

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

ARACAJU, sexta-feira, 19 de agosto de 2022.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

FONTES: - (1) – INTERNET. (2) – GOOGLE. (3) – WIKIPÉDIA. (4) – LUIZ EDUARDO COSTA. É jornalista, escritor, ambientalista, membro da Academia Sergipana de Letras e da Academia Maçônica de Letras e Ciências. Além desse blog, é colunista do Portal F5 News. - (79) 99971-9933 - TEXTOS ANTIVIRAIS (84) – 18 de dezembro de 2021. (5) – OUTRAS FONTES.