A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... A VONTADE... O SOL EXISTE... 3º ato.

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... A VONTADE... O SOL EXISTE... 3º ato.

O SOL EXISTE... 3º ato.

1º Episódio.

DOIS PLACARES: - 6 x 1 e 6 x 1 - IGUAIZINHOS E ANTAGÔNICOS.

A JUSTIÇA pode ser CEGA, mas precisa VER e ENXERGAR.

As duas decisões, uma do TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL de SERGIPE (TRE-SE), outra, do TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL em Brasília (TSE-DF), foram coincidentemente idênticas: - Seis a um e seis a um.

Na primeira, como se sabe, foram seis votos pela CASSAÇÃO da CHAPA – BELIVALDO CHAGAS e ELIANE AQUINO, – e, na segunda, como também se sabe, foi o Mesmo PLACAR CONTRA a REFERIDA CASSAÇÃO.

Tudo o que envolve política, quase sempre desperta na sociedade reações diversa, entendimentos conflitantes, visões antagônicas. Isso é um bom sintoma. Expressa vitalidade DEMOCRÁTICA, aquela seiva fortificando as instituições e a CIDADANIA.

A dialética pedagógica da divergência, sempre pacificada pela obtenção do consenso, também, com a aceitação tácita das decisões judiciais, ou, da Manifestação DEMOCRÁTICA das maiorias.

Nesse jogo que é complexo, os seus jogadores, ou protagonistas, sendo humanos são falíveis, assim, estão sujeitos aos contágios gerados pelas circunstâncias, e, naturalmente, podendo ter causas outras de natureza psicológica, patrimonial, ideológica, mais ainda, por afeições e ojerizas, até idiossincrasias que podem ser definidas também como excentricidades.

Um magistrado que participou da votação em Aracaju, e o seu voto é apenas um, entre os que decidiram pela CASSAÇÃO, depois de transcorridos alguns meses, dizia, a uma pessoa amiga, que o tempo o levou a fazer avaliação mais pragmática, entendendo, agora, que o esperado exemplo da punição, não compensaria os graves prejuízos materiais, passíveis de sofrer o ESTADO diante da balbúrdia política causada pela interrupção brusca de um MANDATO, na época, quase apenas começando.

E dizia mais ainda o magistrado: - Ele torcia para que, em Brasília, a decisão fosse pela RECUSA da CASSAÇÃO, considerando que, mesmo tendo a faca colocada no seu pescoço, BELIVALDO CHAGAS não se deixou abater pelo desânimo e continuou o trabalho, buscando refazer o equilíbrio das finanças, retomando, para Sergipe, a capacidade de pagar em dia os salários e de investir.

Essa constatação o magistrado fez, antes que fosse anunciado o pagamento do décimo terceiro e do salário de novembro, no último dia deste mês, fato inédito na história administrativa de Sergipe.

Isso, certamente, mais ainda reforçaria a tendência do magistrado a uma autocrítica, feita com a perspectiva do tempo e da realidade que atravessamos.

Mas, apesar da resiliência de BELIVALDO CHAGAS, e da sua convicção firme de que em Brasília seria absolvido, para os investidores interessados por Sergipe, o panorama de incerteza provocou o adiamento de decisões, ou o cancelamento nas suas agendas, daquele estado onde poderia a qualquer momento haver a CASSAÇÃO do GOVERNADOR, sem que se soubesse, exatamente, qual o nível de segurança jurídica das decisões bilaterais entre empresários e governo, tomadas nesse período anômalo, onde poderia acontecer uma NOVA ELEIÇÃO DIRETA ou a escolha de NOVOS GOVERNANTES por via INDIRETA na Assembleia Legislativa.

E tudo isso agravado pela PANDEMIA que devastou vidas, tumultuou a economia, gerou mais incertezas. E era nesse clima que um GOVERNADOR, “com a faca no pescoço” tinha de agir e tomar decisões graves, e enfrentando as turbulências de um ambiente político extremamente radicalizado, que contaminou o país tanto quanto o devastador VÍRUS.

Hoje, o clima de normalidade está restabelecido, e de tudo isso a JUSTIÇA sai fortalecida, exatamente porque, a sua divisão em instâncias hierarquicamente sobrepostas torna possível, até em sentido inverso, uma devolução de placares.

Mas, houve que se percorrer para isso mais da metade do tempo de um MANDATO.

Imaginemos que, acossado por essas adversidades, estivesse no GOVERNO de SERGIPE, alguém susceptível a sofrer depressões, e deixasse o barco à deriva.

Nessa hipótese, seria possível convocar os integrantes do TRIBUNAL ELEITORAL para segurar o leme?

É por isso que, frequentemente, em meio ao calor dos julgamentos, há quem sempre levante a voz para acentuar a indispensável sensibilidade à questão fulcral da Dosimetria da Pena.

2º Episódio.

Da NICARÁGUA de DANIEL ORTEGA à ALEMANHA de ÂNGELA MERKEL.

Entre Ângela Merkel e Daniel Ortega, Lula não vê diferenças?

Em Aracaju, lá pelos idos de 1980, um Jovem Universitário, saído recentemente da Faculdade de Psicologia, trocava a Militância Estudantil pela Vida Pública, e se fazia CANDIDATO a VEREADOR.

Era BOSCO MENDONÇA. Político de Esquerda, tendo se colocado contra a Ditadura Brasileira então na sua fase final e quase amenizada, foi seduzido pela chamada Revolução Sandinista.

Observação do escriba: - BOSCO MENDONÇA formou-se em PSICOLOGIA na UNIVERSIDADE de BRASÍLIA (UNB) em meados da década de 1970. Eu o conheci quando estudava Biologia na UNB em 1971. Foi VEREADOR em Aracaju e depois eleito DEPUTADO ESTADUAL em Sergipe. Trabalhou na Prefeitura de Aracaju, e, foi o mentor do melhor trabalho no setor de TRANSPORTE URBANO de Aracaju, interligando diversos bairros com passagem única, o que foi economicamente benéfico para muitos trabalhadores.

À frente do Movimento Armado que depôs o sinistro ANASTÁCIO SOMOZA estava DANIEL ORTEGA.

Hoje, vítima da mesma ESCLEROSE que ataca todos os LONGEVOS “DONOS” do PODER, ele comanda um Regime Truculento e Corrupto, que é a antítese do que imaginavam Jovens que empunhavam as Bandeiras da Esquerda, como símbolos de libertação de povos oprimidos e países espoliados.

E talvez nenhum país latino-americano tenha sido mais espoliado do que a infelicitada Nicarágua, que era, efetivamente, uma espécie de quintal norte-americano, onde um aventureiro, no começo do século passado, apossou-se de uma imensa extensão de terras férteis, e começou a plantar banana, muita banana.

Nascia a UNITED FRUIT, que, daí por diante, Escolheria e Derrubaria DITADORES, tanto na Nicarágua como em vários outros países caribenhos.

Os americanos não tinham o hábito de comer banana. Então, a empresa contratou um especialista em marketing publicitário e político, e aos poucos o aventureiro era um dos homens mais influentes na elite do poder, enquanto o POVÃO aderia à BANANA, como alimento repleto de virtudes nutritivas.

A banana invadiu o cinema, as emissoras de rádio, à nascente televisão, ocupou os espaços do show-business, fazendo de CARMEN MIRANDA, estrela brasileira em Hollywood a sua propagandista maior.

Era uma “TROPICALIENTE” pré-fabricada, usada, intensamente, tanto para POPULARIZAR a BANANA como dar suporte à política da boa vizinhança, instrumento de contenção do ameaçador avanço da ALEMANHA NAZISTA na região.

Voltando a BOSCO MENDONÇA.

Ele foi visitar a NICARÁGUA SANDINISTA, nos eflúvios contagiantes de uma Revolução que prometia, tanto como a Cubana no seu início, criar um mundo novo, repleto de esperanças nas transformações sociais.

Depois disso BOSCO MENDONÇA quase organizou uma espécie de “SANDINO - TOUR”, organizando grupos de Jovens para irem ver de perto os resultados da Revolução Sandinista na Nicarágua.

Se hoje perguntarem a BOSCO MENDONÇA o que ele pensa a respeito da Situação na Nicarágua, ele, por certo, não tendo perdido o elo de idealismo que o ligava a uma causa aparentemente justa, dirá, certamente, que tudo teria sido mais uma desses equívocos que se transformam cedo em desilusões.

No seu TOUR pela Europa Lula mostrou, a platéias qualificadas, que no Brasil ainda existem esperanças de um reencontro com a Normalidade Institucional e o bom senso, ajudando, de certa forma, a refazer a nossa imagem desgastada pelos extremismos, que se aproximam da total insanidade.

Mas, ao comparar a trajetória de DANIEL ORTEGA na NICARÁGUA, Perpetuando-se no Poder, Lula derrapou num daqueles equívocos fatais que a Envelhecida Esquerda ainda comete, tais como o de Incensar Ditaduras, desde que tenham um discurso aproximado com aquele que se praticava quando BARBUDOS, com Fuzis na Mão, Derrubaram Ditadores, e instalaram o que denominariam como “Democracias Populares”.

Excrescências idênticas ao que agora preconiza a extrema direita com suas práticas populistas autoritárias.

Para piorar ainda mais o tropeço, Lula perguntou por que DANIEL ORTEGA não pode ficar muito tempo no poder, mas, ÂNGELA MERKEL pode.

Acontece que na Alemanha não existem Presos Políticos, e as instituições funcionam plenamente. Assim, Ângela Merkel completou, num Regime Parlamentarista e numa sólida e exemplar Democracia–Social dezesseis anos como chefe de governo.

A pergunta além de impertinente escancara uma confusão mental inadmissível, num homem que transita por vários países, inteligentemente, tratando dos temas que mais atraem as atenções do mundo.

E onde bem se sabe qual a diferença fundamental entre um DANIEL ORTEGA NICARAGUENSE que herdou e absorveu nas suas práticas, os mesmos comportamentos do seu antecessor e inimigo ANASTÁCIO SOMOZA, e o legado político de ÂNGELA MERKEL, uma CIENTISTA que se fez política e ajudou a fazer da ALEMANHA outrora NAZISTA e BELICOSA, um país que avança na modernidade e adota as mais civilizadas práticas de convivência social, abrindo as sendas do futuro com a ECONOMIA VERDE.

Com deslizes assim, Lula anula o seu próprio discurso DEMOCRÁTICO, da mesma forma como fazem os seus correligionários, estacionados ainda no começo da vida do PARTIDO dos TRABALHADORES, ao fazerem cara feia diante da possibilidade de uma aliança política pluralista e pragmática com o EX-GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN, muito diversa daquela que faz BOLSONARO com o notório VALDEMAR COSTA NETO, e a sua legião de peculatários incorrigíveis.

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

ARACAJU, quarta-feira, 17 de agosto de 2022.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

FONTES: - (1) – INTERNET. (2) – GOOGLE. (3) – WIKIPÉDIA. (4) – LUIZ EDUARDO COSTA. É jornalista, escritor, ambientalista, membro da Academia Sergipana de Letras e da Academia Maçônica de Letras e Ciências. Além desse blog, é colunista do Portal F5 News. - (79) 99971-9933 - TEXTOS ANTIVIRAIS (81) – 26 de novembro de 2021. (5) – OUTRAS FONTES.