A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... A VONTADE... O SOL EXISTE... 1º e 2º atos.

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... A VONTADE... O SOL EXISTE... 1º e 2º atos.

O SOL EXISTE... 1º ato.

Os CANDIDATOS e o TEMPO para BELIVALDO decidir.

(Até agora só ROGÉRIO se declarou candidato. Os outros esperam o SINAL VERDE, mas já estão em campo tratando de consolidar seus nomes).

“Tudo que é do presente, tem sua raiz no passado". A frase é do Escritor Francês ALEXANDRE DUMAS, na apresentação da sua edulcorada Biografia de GIUSEPPE GARIBALDI, italiano, marido de ANITA, brasileira, que se tornaram HERÓIS de dois mundos.

DUMAS, um cultor da história, queria ressaltar, com isso, a necessidade de conhecê-la, para evitar erros futuros.

A história, em certos casos, pode ser até o dia de ontem, para quem deseja avaliar e assimilar os fatos como se fossem importantes lições.

Fazer política é um constante aprendizado dos fatos de hoje e de ontem, lastreando, sempre, um projeto de futuro.

Chegamos, neste ano, que quase sem PANDEMIA se encerrará ao momento nevrálgico, quando o processo de escolha dos CANDIDATOS especificamente ao EXECUTIVO e ao SENADO se vai afunilando, e urge, então, que os nomes surjam, sejam definidos, se tornem apresentados, e se envolvam diretamente no debate político, com as suas posições já definidas.

Em setembro, quase já se admitia que os CANDIDATOS tanto do GOVERNO como do PT, este, de última hora burilando um discurso de oposição, já estariam terçando suas armas retóricas, apenas, aguardando o instante do anuncio.

ROGÉRIO, que dá as cartas no seu grupo, acreditando que a sua imagem cresceu em face da atuação que vem tendo na CPI da PANDEMIA, saiu na frente, alegando não ter convencido BELIVALDO a trabalhar o seu nome para formarem um grupo.

Ou seja, esperava que pelos seus “OLHOS AZUIS" todos os demais fossem seduzidos, e o carregassem num festivo andor, escalando as vetustas escadas do OLÍMPIO CAMPOS, aliás, hoje apenas um MUSEU, ofertando-lhe um mandato de GOVERNADOR. Isso obviamente não aconteceria.

O grupo hoje no Poder EXECUTIVO, tal como agora é composto na sua heterogeneidade compactuada, sempre considerou, desde o desaparecimento de MARCELO DÉDA, que o PT nunca passaria mesmo de um “companheiro de viagem”, em um trem do tempo, do qual, tanto um como outro desembarcariam, a depender das circunstâncias.

Não houve, portanto, surpresas maiores.

Mas ai veio o contratempo, comparável a um abalo sísmico imprevisível, ou, pelo menos, visto como improvável. A CORTE CONSTITUCIONAL do BRASIL condenou ANDRÉ MOURA.

Ele se move em defesa de direitos que entendem violados, numa rara somação de fatos que apontam para falhas nas sentenças, até ainda não inteiramente publicadas, existe a esperança alimentada pelos seus advogados de que ele venha a poder ser CANDIDATO, seguramente, não a SENADOR, mas, à CÂMARA FEDERAL, se não prevalecer, tempestivamente, o impedimento da inelegibilidade.

Tudo é ainda complexo e um tanto nebuloso.

Nesse cenário, o GOVERNADOR BELIVALDO a quem cabe a coordenação, a paciente oitiva de todos os aliados, e interessados, e a descoberta de um caminho para o consenso, entendeu, por uma questão ética, e de consideração a ANDRÉ MOURA, que não deveria avançar nos entendimentos, esperando do aliado atingido pelo imprevisto a palavra final.

Isso, aliás, não altera o cronômetro dele, que o teria regulado para dar o sinal de partida, assim que cessem os estrídulos da folia de um fevereiro pós PANDEMIA.

E aí entram as avaliações feitas a partir de semelhanças com eventos sucessórios do passado recente.

BELIVALDO terá analisado minuciosamente esses fatos, e com o seu faro político, já imaginado qual a composição que melhor poderia traduzir o êxito eleitoral, objetivo de toda a ação política.

Nas entrevistas recentes, BELIVALDO tem destacado que respeita todos os que se lançam como CANDIDATOS, inclusive ao SENADO, entendido como uma vaga a ser preenchida pela impossibilidade que teria agora ANDRÉ de preenchê-la, observando apenas que, no caso, deveria haver mais comedimento, visando evitar que sejam criadas possíveis mágoas dentro do próprio grupo.

Entre os GOVERNISTAS o quadro está formado, sem possibilidade de ampliação, a ser filtrado entre os possíveis candidatos: - ULICES ANDRADE, FÁBIO MITIDIERI, LAÉRCIO OLIVEIRA e EDVALDO NOGUEIRA.

Tudo a depender da soma de apoios e das avaliações últimas, neste caso, através de pesquisas sobre as chances eleitorais de cada um.

Pouco vale um CANDIDATO saído dos bolsos, até mesmo com a unanimidade de apoios, se ele não for competitivo, bem avaliado por quem em última analise define: - O eleitor.

No PT anda acontecendo uma busca por alianças, ROGÉRIO, saído faz poucos dias do GOVERNO, se classifica como OPOSICIONISTA e crítico, e aproxima-se dos VALADARES, pai e filho, ainda não recuperados de sucessivas derrotas, mas, que se mantiveram de fato na oposição, desde que houve o rompimento com JACKSON BARRETO.

Tendo VALADARES pai, nesse ínterim, perdido o SENADO, e VALADARES Filho, disputando cargos diferentes de GOVERNADOR a VICE-PREFEITO, acumulado derrotas e interrompendo uma carreira de sucessos, quando se candidatava a DEPUTADO FEDERAL.

O SENADOR ALESSANDRO VIEIRA, avaliando uma possível projeção nacional, pelo seu ótimo desempenho na CPI, tenta um vôo mais alto pleiteando o PLANALTO.

Não se trata de um projeto absurdo, ou sonho irrealizável, mas, sem dúvidas, uma difícil jornada a percorrer.

Ele tem qualidades pessoais para disputar o mais ambicionado e difícil cargo da REPÚBLICA.

A DELEGADA DANIELE, depois de revelar consistência eleitoral na disputa pela PREFEITURA de ARACAJU, transita entre as possibilidades de concorrer tanto ao GOVERNO, como ao SENADO ou à CÂMARA FEDERAL.

Os resultados das pesquisas lhe deixam sorrindo.

Para o SENADO há uma escassez de nomes viáveis. No PT, animam-se tanto ELIANE AQUINO como MÁRCIO MACÊDO.

No campo agora deserto com a improbabilidade de ANDRÉ MOURA, animam-se JACKSON BARRETO e LAÉRCIO OLIVEIRA, restando convencerem de que trocariam quase a certeza da eleição de ambos à CÂMARA FEDERAL, pela duvidosa disputa ao SENADO.

Na área do chamado “bolsonarismo de raiz" agitam-se diversos e quase desconhecidos nomes, que acreditam acender nas multidões a mesma chama crepitante dos cercadinhos, enquanto as pesquisas em SERGIPE revelam números elevados para LULA, e algo abaixo de vinte por cento para BOLSONARO, e cifras irrisórias para os seus seguidores, possíveis CANDIDATOS.

Mas, estamos há um ano da ELEIÇÃO. Se, na economia acontecer uma reversão de expectativas, provocando crescimento, geração de empregos, controle da inflação, e consequente melhoria de vida no enorme contingente de brasileiros que passam fome, e menos sacrifícios para a classe média, então, um novo cenário será uma espécie de RED BULL para o BOLSONARISMO: - Lhes dará asas.

O improvável por vezes acontece. Tanto assim que BOLSONARO findou eleito, ou findou-se eleito.

FONTES: – (1) – INTERNET. (2) – LUIZ EDUARDO COSTA. É jornalista, escritor, ambientalista, membro da Academia Sergipana de Letras e da Academia Maçônica de Letras e Ciências. Além desse blog, é colunista do Portal F5 News. (79) 99971-9933 - TEXTOS ANTIVIRAIS (76) - 14 de outubro de 2021. (3) – OUTRAS FONTES.

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... A VONTADE... O SOL EXISTE... 2º ato.

O SOL EXISTE... 2º ato.

1º Episódio.

ROGÉRIO nadou, nadou, para MORRER na PRAIA?

LULA a ROGÉRIO, uma sugestão ou ordem: - Sua CANDIDATURA me PREJUDICA.

ROGÉRIO, como muitos observam, é um político que não se prende muito às regras convencionais. Ele é impetuoso e capaz de saltar barreiras (não estamos aqui abordando questões éticas) desde que chegue aos seus objetivos políticos.

Depois de atrelar por muito tempo o PT ao projeto de EDVALDO NOGUEIRA, que foi eleito PREFEITO tendo ELIANE AQUINO como VICE, rompeu, tornou-se OPOSIÇÃO, e jogou suas fichas na ELEIÇÃO de MÁRCIO MACÊDO à PREFEITURA de ARACAJU, que teve poucos votos, e EDVALDO NOGUEIRA reelegeu-se, com a habilidosa e articulada DELEGADA KATARINA como VICE, porque, então, ELIANE AQUINO já era VICE-GOVERNADORA.

Mais uma vez ROGÉRIO tornou-se OPOSIÇÃO, muito crítico, aliás, ao GOVERNO do qual nem ainda desembarca por completo, tal a dificuldade de esvaziar o espaço que ocupava.

E assim, avançou no seu estilo impetuoso, tornando–se, ao que tudo indica precocemente, CANDIDATO ao GOVERNO do ESTADO.

Vale lembrar uma conversa que ROGÉRIO manteve com o nome cobiçado por todos os partidos, o do EX-PREFEITO VALMIR de FRANCISQUINHO, liderança forte em ITABAIANA, e nos entornos do pulsante município.

ROGÉRIO, tentando elevar o convite ao mais elevado nível de convencimento, teria dito: - “VALMIR, eu sou um TRATOR. Até agora não encontrei um obstáculo que não pudesse derrubar. Você, na sua ITABAIANA, é outro TRATOR parecido comigo. Se nós juntarmos as potências das nossas duas ‘máquinas’, iremos ‘TRATORAR’ SERGIPE de cabo a rabo.”

VALMIR de FRANCISQUINHO ouviu, mas, não chegou a convencer-se da viabilidade de uma chapa ao GOVERNO formada por ROGÉRIO, onde ele figuraria como VICE.

Nesse ínterim, marcado por dúvidas ou indecisões, recebeu um surpreendente Telefonema do PRESIDENTE BOLSONARO, dizendo-lhe de chofre, que desejava vê-lo CANDIDATO ao SENADO FEDERAL, pelo PL, o partido no qual anunciou que iria filiar-se.

No meio disso tudo ocorreram outras conversas, aquela água que sempre passa por baixo da ponte enquanto não se consolidam desejos, projetos e expectativas.

Há um tempo relativamente longo a percorrer, enquanto avançam e recuam démarches, fatos novos aparecem, surpresas, quase espantos, se sucedem.

Nesse clima tão indefinido, tão susceptível às mudanças, avalia-se, agora, que ROGÉRIO precipitou-se.

Não conseguiu conter suas ânsias, e se fez CANDIDATO muito cedo, imaginando ser efetivamente um “TRATOR”, se pondo em marcha a tempo de demolir obstáculos e tornar irreversível a sua ofensiva, tendo o apoio de LULA, com a sua candidatura em ascensão, fortalecida pela decepção que tem sido o PRESIDENTE BOLSONARO, e agora transitando no Plano Internacional, sendo alvo de homenagens, que dizem muito sobre a sua capacidade de seduzir Chefes de Governo no mundo pós-moderno, uma boa sinalização para o BRASIL, agora perdendo espaços comerciais no mundo, já afetando pesadamente o nosso Pujante Agronegócio.

Com sua inigualável capacidade de diálogo, e de fazer aglutinações pluralistas, LULA vem ajustando as ambições dos PETISTAS ao projeto maior, que seria a sua CANDIDATURA.

Assim, acena para GERALDO ALCKMIN, para ser uma espécie de substituto do seu EX-VICE por duas vezes, o decente e confiável JOSÉ de ALENCAR.

GERALDO ALCKMIN CANDIDATO ao cargo de VICE-PRESIDENTE da REPÚBLICA, pela sua estatura de gestor responsável, ajudaria a atrair setores do centro, e da direita não contaminada pelo extremismo, ajudando a desconstruir o “Esquerdismo Radical”, que ainda alguns setores enxergam em LULA.

Nesse diapasão, ele teria mantido uma oportuna e ajustada conversa com o Senador ROGÉRIO CARVALHO.

Mostrou-lhe, até com inusitada franqueza, o prejuízo eleitoral de uma CANDIDATURA PETISTA ao GOVERNO de SERGIPE, conflitando com um grupo liderado pelo GOVERNADOR BELIVALDO, que não teria restrições em apoiar o EX-PRESIDENTE, mais uma vez, por sinal.

LULA fez sentir a ROGÉRIO que ele estava apenas no meio do seu mandato, e que ele, sendo eleito, precisaria dele no Senado, formando uma base confiável no Congresso.

Além do mais, LULA mostrou a ROGÉRIO, com números, ser indispensável ampliar sua base política em todos os estados, para a tarefa mais urgente, que é a de somar votos e garantir-lhe a ELEIÇÃO.

O que desejaria então de ROGÉRIO o EX-PRESIDENTE e agora PRESIDENCIÁVEL LULA?

Simples assim: - Deseja que ROGÉRIO desista da anunciada CANDIDATURA ao GOVERNO, concentre-se na sua ação de Senador da República, e o PT trate de refazer a aliança com o GOVERNADOR BELIVALDO, e seu grupo, mesmo sem fazer parte do governo, para não parecer um jogo de interesses menores, mas, satisfazendo-se plenamente com a Vaga Senatorial para ELIANE AQUINO, a viúva de MARCELO DÉDA.

E, mais ainda: - Que seja assumido o compromisso PETISTA de votar no CANDIDATO ao GOVERNO do ESTADO, do grupo ao qual voltaria o PT a integrar-se.

Seria, se isso chegar a ser alvo de uma tentativa, uma indispensável conversa construtiva, em primeiro lugar, do próprio LULA com o GOVERNADOR BELIVALDO CHAGAS, para saber se ele se mostraria disposto a refazer a aliança, e combinar com o seu grupo, a aceitação de ELIANE AQUINO como CANDIDATA ao SENADO.

Nisso, facilitaria a circunstância de que, ela, sendo PETISTA, nunca chegou a declarar-se adepta de primeira hora da CANDIDATURA de ROGÉRIO.

A conversa teria de abranger todas as lideranças que integram o grupo, mais especificamente com o DEPUTADO FEDERAL LAÉRCIO OLIVEIRA, que, há algum tempo, reivindica uma vaga majoritária, seja no GOVERNO ou no SENADO.

Ele é muito bem visto pelo GOVERNADOR BELIVALDO, por ter ajudando muito o GOVERNO a avançar em pautas econômicas.

O EX-GOVERNADOR JACKSON BARRETO também está empenhado em consolidar sua CANDIDATURA ao SENADO.

Com JACKSON BARRETO, pela aproximação pessoal que ele tem, tanto com LULA, como com ELIANE AQUINO, a conversa seria mais amena.

Já o mesmo não ocorreria em relação a LAÉRCIO OLIVEIRA, que tem marcantes divergências ideológicas com o PT, embora, democraticamente, tenha convivido com tantos PETISTAS, entre eles MARCELO DÉDA, e a própria ELIANE AQUINO.

Em relação ao PREFEITO de ARACAJU, EDVALDO NOGUEIRA, ele sempre votou no PT, e hoje, no partido de CIRO GOMES (PDT), seria um eleitor dele, mas, isso no primeiro turno, onde parece que se esfumam as esperanças do “Intrépido Lutador Cearense” de chegar ao segundo turno, principalmente agora, com a entrada em cena do, digamos assim, execrável, SÉRGIO MORO, mas, como tantos outros execráveis, desperta paixões em segmentos da sociedade, e poderá surpreender, superando BOLSONARO, para cuja ELEIÇÃO foi decisivo, quando JUIZ, e APÓSTOLO de uma moralidade de ocasião, que levou ao paroxismo a luta que se imaginou justa e coerente contra a corrupção, enquanto SÉRGIO MORO escolhia os seus alvos preferenciais, e fez o “Indecente Strip-Tease da Toga”, na primeira ocasião em que foi convidado para subir os degraus mais altos do PODER EXECUTIVO.

Entre outros, seria preciso também convencer, prioritariamente, ao DEPUTADO FEDERAL FÁBIO MITIDIERI, agora, o mais provável CANDIDATO ao GOVERNO, mas ele deveria receber a gratidão, (se é que isso existe) do PT, por ter sido o único DEPUTADO FEDERAL SERGIPANO, exceto os PETISTAS, que “Votou Contra o Impeachment” da EX-PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF.

A verdade é que o IMPEDIMENTO surpreendente, e até absurdo, decretado pela CORTE CONSTITUCIONAL do BRASIL sobre a carreira política do EX-DEPUTADO ANDRÉ MOURA, deixou um vácuo difícil de preencher na política sergipana.

Para a vaga ao SENADO não se encontrou, até agora, um nome capaz de substituir o político habilidoso e gerador de resultados, como é ANDRÉ MOURA.

2º Episódio.

ORÇAMENTO SECRETO vira caso de POLÍCIA.

Inacreditável: - Na Câmara Federal, a "Casa do Povo", inventaram como roubar secretamente o povo. O Senado deverá corrigir o absurdo.

Sobre a Excrescência Moral, Administrativa, e Política que é o chamado ORÇAMENTO SECRETO, disse o VICE-PRESIDENTE General Hamilton Mourão: - “Se eu tenho um dinheiro que é meu, honestamente conseguido, eu posso se quiser, até rasgá-lo, mas, o que não se pode admitir é que Rasguem Dinheiro Público, que é nosso, resultante dos “Impostos que Pagamos”, e isso sendo feito através de um ORÇAMENTO SECRETO, sem que haja transparência e se saiba quem recebeu o dinheiro.

Para onde o dinheiro foi mandado? Em que foi gasto? E, sem que se exija transparência e uma rigorosa prestação de contas?”

Esse é o sentimento de todos os brasileiros diante desse ato “Institucional” dos BATEDORES de CARTEIRAS, para terem Acesso Ilimitado aos BILHÕES de REAIS, sendo entregues a DEPUTADOS dos quais NÃO é REVELADO o NOME, NEM os CRITÉRIOS USADOS para a sua DISTRIBUIÇÃO, e para quais FINALIDADES.

O PRESIDENTE BOLSONARO e seus filhos, principalmente o PRESIDENTE da Câmara, e até o PRESIDENTE do Senado, RODRIGO PACHECO, que parecia tão cônscio da necessidade de obedecer às Regras da Moralidade Pública, juntam-se aos seus demais parceiros do centrão, ou adjacências, na defesa intransigente do manto encobrindo a atividade de Receber, Distribuir, e Aplicar DINHEIRO PÚBLICO.

Trata-se de uma ignomínia, de um descaramento impensável, e que agora ocorre Diante dos OLHOS da NAÇÃO, que se levanta indignada com essa Forma Mafiosa de Manipular Recursos, através de um “ORÇAMENTO” criado exatamente para encobrir a única atividade que nessas circunstâncias ali é cabível: - O PECULATO.

Observação do escriba: - Como veremos oportunamente, o atual PRESIDENTE da REPÚBLICA FEDERATIVA do BRASIL, e que será REELEITO em outubro de 2022, JAIR MESSIAS BOLSONARO, não teve e nem tem absolutamente nada a ver com isso. Quanta desinformação!

O SUPREMO já determinou que o “ORÇAMENTO SECRETO”, seja suspenso, até que se criem Normas Republicanas para uso das verbas nele concentradas, enquanto, felizmente agora, a Polícia Federal pede autorização à CORTE CONSTITUCIONAL do BRASIL para fazer uma VARREDURA através dos ATOS que geraram o tal “ORÇAMENTO”.

A PF desvendará os mistérios do “ORÇAMENTO SECRETO”. Revelará, exatamente, a direção que tomaram as verbas que foram utilizadas. Os rastros já aparecem, e, revelados, farão parte de mais um desses Escândalos Monumentais que, quando surgem, fazem as pessoas maldizerem a política e os políticos, quando o mais prático e objetivo seria Identificar os Nomes dos Envolvidos, e denunciar a todos, para que sejam bem conhecidos dos ELEITORES.

Uma reação desse tipo daria mais resultados práticos do que a busca de “mitos” salvadores, sempre falsificados, desastrosos. E decepcionantes.

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

ARACAJU, quarta-feira, 17 de agosto de 2022.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

FONTES: - (1) – INTERNET. (2) – GOOGLE. (3) – WIKIPÉDIA. (4) – LUIZ EDUARDO COSTA. É jornalista, escritor, ambientalista, membro da Academia Sergipana de Letras e da Academia Maçônica de Letras e Ciências. Além desse blog, é colunista do Portal F5 News. - (79) 99971-9933 - TEXTOS ANTIVIRAIS (80) – 19 de novembro de 2021. (5) – OUTRAS FONTES.