A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... A VONTADE... O SOL NÃO EXISTE... 30º ato.

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... A VONTADE... O SOL NÃO EXISTE... 30º ato.

O SOL NÃO EXISTE... 30º ato.

GILBERTO CARVALHO - O HOMEM do CARRO PRETO de SANTO ANDRÉ (25ª parte).

Afinal, quem foi, quem é, e o que quer o BARBUDO e ENVELHECIDO LULA? Como foi o início da vida de Lula? Como GILBERTO CARVALHO conheceu o SAPO BARBUDO? – 3º Capítulo.

CONTINUANDO a VIDA SINDICAL e POLÍTICA de LULA.

No início do ano de 1969 quando tinha apenas 24 anos, Luiz Inácio da Silva passa a fazer parte da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos.

Em 1975, quando tinha apenas 30 anos de idade, passa a ser o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos. As greves dos metalúrgicos começam a se avolumar cada vez mais, principalmente no ABC paulista.

A primeira grande greve dos Metalúrgicos do ABC ocorreu em 1978. A 3ª grande greve aconteceu em 1980, quando Lula foi cassado da Presidência do Sindicato dos Metalúrgicos, baseado na LEI DE SEGURANÇA NACIONAL, e, Lula foi preso no DOPS de São Paulo por 31 dias.

No dia 19 de abril de 1980 Luiz Inácio da Silva é preso pelo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), ficando sob os cuidados do Delegado ROMEU TUMA, que ficaria conhecido como TUMÃO.

Em 1978, é abolido o ATO INSTITUCIONAL nº 05, mais conhecido pela alcunha de AI-5, que amordaçava a Imprensa, e, que estava em vigor desde dezembro de 1968. Do mesmo jeito que a DITAMOLE, já existia antecipadamente uma AMORDAÇA-MOLE, principalmente por parte da "VÊNUS PLATINADA", hoje conhecida como GLOBOLIXO.

Em 1979 é autorizada e publicada a Lei da Anistia. Tudo o que não presta ou a maioria dos imprestáveis voltam ao Brasil, e, os que estão na clandestinidade, expõem as suas caras. Muitos deles usavam e ainda usam óleo de peroba e o nariz é de Pinóquio. A princípio mentiras, depois mentiras CABELUDAS, enfim mentiras CABULOSAS. É como uma casa sem pão: - Todo mundo reclama e ninguém tem razão.

O próprio MOLUSCO BARBUDO, que diz ter passado muita FOME na sua infância e na sua adolescência (ele e seus irmãos), através de seus “inflamados” discursos, fala quase sempre em COMIDA e FOME. Desde a sua época áurea de LÍDER SINDICAL, a batida é uma só.

Três REFEIÇÕES por dia para acabar com a FOME. Desigualdade social. Programa FOME ZERO. Desemprego em massa. VINTE e CINCO milhões de CRIANÇAS nas RUAS. Melhor distribuição de ALIMENTOS. De tanto falar em COMIDA e em FOME, hoje, segundo o SAPO BARBUDO, o Brasil já possui 33.000.000 (trinta e três milhões) de CRIANÇAS de RUA, e, passando FOME.

O elemento que estava HOSPEDADO até pouco tempo atrás dentro de uma cela de luxo na SEDE da SUPERINTENDÊNCIA da POLÍCIA FEDERAL em CURITIBA, forte e faceiro, (lá dentro da PF não passou FOME), nada fala dos BILHÕES roubados das CRIANÇAS de RUA e dos IDOSOS, durante mais de treze anos de desgovernos do PT.

Estes sim, passando FOME por falta do DINHEIRO ROUBADO. É muito cinismo. Dele e da QUADRILHA dele. E a imprensa LIXOLÂNDIA a repetir até a exaustão. O ex-presidiário MOLUSCO... O ex-presidiário BARBUDO... O ex-presidiário BARBA da Silva..., etc.

Sai de cena o bipartidarismo e entra em cena o pluripartidarismo, que, nos dias atuais, conta com aproximadamente 32 Partidos Políticos falando idiomas diferentes. Poucos se entendem.

Do ano de 1989 até o ano de 2018 ocorreram oito disputas para Presidente da República, tendo sido eleitos:

1ª - 1989 – Fernando Collor de Mello – PRN.

2ª - 1994 – Fernando Henrique Cardoso – PSDB.

3ª – 1998 – Fernando Henrique Cardoso – PSDB.

4ª – 2002 – Luiz Inácio Lula da Silva – PT.

5ª – 2006 – Luiz Inácio Lula da Silva – PT.

6ª – 2010 – Dilma Rousseff – PT.

7ª – 2014 – Dilma Rousseff – PT.

8ª – 2018 – Jair Messias Bolsonaro – PSL.

9ª – 2022 - ?

O que, talvez poucas pessoas saibam, é que o ex-hóspede da POLÍCIA FEDERAL, foi um dos candidatos a Governador do Estado de São Paulo, no distante ano de 1982, quando ele tinha apenas 37 anos de idade. A eleição para o cargo de GOVERNADOR do ESTADO de SÃO PAULO ocorreu no dia 15 de novembro de 1982. Na época só existia apenas um turno. Eis os resultados:

Eleições para Governador de São Paulo em 1982.

1º lugar – Franco Montoro (PMDB) – 5.209.952 dos votos válidos. ELEITO.

2º lugar – Reynaldo de Barros (PDS) - 2.728.732 dos votos válidos

3º lugar – Jânio Quadros – PTB – 1.447.328 dos votos válidos.

4º lugar – Luiz Inácio Lula da Silva – PT – 1.444.648 dos votos válidos.

5º lugar – Rogê Ferreira – PDT – 94.395 dos votos válidos.

Por pouco, muito pouco, o Candidato LULA não conseguiria a 3ª colocação, ultrapassando o ex-presidente JÂNIO QUADROS. O candidato a vice-governador na chapa de LULA foi o famoso advogado HÉLIO BICUDO (PT). Com a sua derrota para GOVERNADOR de SÃO PAULO, LULA praticamente estava decidido a deixar a Política Partidária.

Do entanto o cubano FIDEL CASTRO o convidou para uma conversa em Havana. FIDEL CASTRO fez ver a LULA que um Líder Sindical que tinha obtido a expressiva votação de 1.444.648 votos em sua primeira disputa eleitoral por um partido pouco conhecido, deveria continuar sua luta sindical e eleitoral.

LULA acabou convencido pelas argumentações do Chefe Cubano. O que significa dizer que desde 1982/1983 LULA e FIDEL CASTRO já se conheciam. Provavelmente JOSÉ DIRCEU intermediou as conversações. Afinal, o “capo” já andava por terras cubanas desde o início da década de 70.

Relembrando que no Rio de Janeiro, em 1982, o engenheiro gaúcho LEONEL BRIZOLA foi eleito o Governador dos fluminenses, embora seus adversários políticos tenham tentado FRAUDAR as ELEIÇÕES, uma armação atribuída ao Empresário ROBERTO MARINHO e sua camarilha (caso PROCONSULT).

Em 1982, o candidato ao Senado pelo PT por São Paulo (para o senado era apenas uma vaga na época), foi o senhor JACÓ BITTAR (que não foi eleito). Posteriormente JACÓ BITTAR seria eleito pelo PT, Prefeito de Campinas.

JACÓ BITTAR e familiares estão envolvidos na compra do SÍTIO de ATIBAIA (SP), por parte de LULA e familiares, segundo consta numa das fases da OPERAÇÃO LAVA-JATO.

JACÓ BITTAR (Manduri, 12 de outubro de 1940 – Campinas, 26 de maio de 2022 – 81 anos) foi um petroleiro, sindicalista e político brasileiro.

Foi um dos fundadores do SINDICATO dos PETROLEIROS de PAULÍNIA e CAMPINAS, da CUT e do PARTIDO dos TRABALHADORES.

Foi Presidente do Sindicato dos Petroleiros e Prefeito de Campinas. Foi conselheiro do Fundo de Pensão da Petrobrás – PETROS.

BIOGRAFIA.

Filho do Sírio Atanásio Bittar e da Paulista Jacy Rodrigues Guilherme, Jacó nasceu em Manduri quando ainda era um Distrito de Piraju. Seu pai nascera na cidade mediterrânea de Lataquia em 1905 e chegara ao Brasil em 1920.

CARREIRA PROFISSIONAL e POLÍTICA.

Começou a trabalhar na Petrobrás em 1962 como Operador de Processamento. Trabalhou na Refinaria Presidente Bernardes (Cubatão) e na Refinaria do Planalto (Paulínia).

Em 1983, liderou a Primeira Greve de Petroleiros desde 1964, sendo demitido juntamente com centenas de outros petroleiros.

Em 1973 fundou o SINDICATO dos PETROLEIROS de Campinas e Paulínia.

Em 1980 foi um dos fundadores do PARTIDO dos TRABALHADORES (PT) ao lado de OLÍVIO DUTRA e de LUIZ INÁCIO LULA da SILVA, tendo sido o SECRETÁRIO-GERAL do PT durante quatro anos.

Participou também da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em 1983.

Foi candidato derrotado do PT ao Senado pelo Estado de São Paulo em 1982, na primeira eleição Direta de Governador desde 1962, tendo sido o quinto mais votado, com 9.6% dos votos.

Voltou a concorrer ao senado em 1986, sendo novamente o quinto mais votado com 9,4% dos votos. Em 1988 elegeu-se Prefeito de Campinas com 32,4% dos votos.

Desavenças com o seu vice-prefeito e Secretário de Obras ANTÔNIO da COSTA SANTOS, o "TONINHO do PT" (posteriormente eleito Prefeito de Campinas) levaram a denúncias de superfaturamento e crise política.

Em 1991, no terceiro ano do mandato, JACÓ BITTAR deixou o PT, filiando-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Partidos de JACÓ BITTAR – PT – 1980 até 1991 e PSB – 1991 até 2022.

Em abril de 2003 foi nomeado Conselheiro da PETROS, o Segundo Maior Fundo de PENSÃO do País.

As críticas de que a indicação foi política e por amizade com o ex-presidente LULA foram desmentidas pela PETROS.

JACÓ BITTAR e familiares estiveram envolvidos na compra do Sítio de Atibaia - SP, por parte de Lula e familiares, segundo consta numa das fases da OPERAÇÃO LAVA-JATO. O filho FERNANDO BITTAR, o Empresário JONAS SUASSUNA e o Pecuarista JOSÉ CARLOS BUMLAI estão envolvidos na compra e no escândalo.

JACÓ BITTAR morreu no dia 26 de maio de 2022, em sua residência em Campinas. JACÓ BITTAR lutava contra o MAL de PARKINSON.

PROCESSOS.

Em 1994, JACÓ BITTAR foi condenado em primeira instância a ressarcir a Prefeitura de Campinas por Obras sem Licitação no Aterro Sanitário DELTA I.

A sentença foi confirmada em 1998 em segunda instância pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Outra condenação em primeira instância por propaganda irregular também foi confirmada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Há também processos sobre concorrência dirigida e o superfaturamento na construção de VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) e malversão de verbas de Captação e Tratamento de Esgoto da Bacia do RIBEIRÃO ANHUMAS.

Em setembro de 1997 os bens de JACÓ BITTAR foram cautelarmente indisponibilizados, durante o processo que investigava a Contratação sem Licitação da CPEM (Consultoria para Empresas e Municípios).

Em outubro de 1998 os bens foram desbloqueados por determinação do juiz da 6ª Vara Cível de Campinas, GILBERTO LUIZ CARVALHO FRANCISCHINI.

O MAR de SANGUE que envolve filiados, militantes e simpatizantes do PARTIDO dos TRABALHADORES (PT), vai num crescente preocupante. O ASSASSINATO do Prefeito de Campinas, TONINHO do PT, foi mais um caso que continua sem o devido esclarecimento. Continua envolto em um mistério. Na verdade, trata-se de um ASSASSINATO mal investigado.

Em 1982, para o cargo de DEPUTADO FEDERAL havia 60 vagas por São Paulo, e, do PT, concorreram SEIS CANDIDATOS, entre os quais:

01 – O economista EDUARDO SUPLICY.

02 – A atriz BETE MENDES.

03 – O ex-guerrilheiro JOSÉ GENOÍNO.

Em 1982, para o cargo de DEPUTADO ESTADUAL havia 84 vagas na Assembléia Legislativa de São Paulo. Pelo PT foram ELEITOS NOVE CANDIDATOS.

Entre eles destacamos apenas o Médico Sanitarista EDUARDO JORGE.

Em 1986, as Eleições Gerais em São Paulo (a locomotiva do Brasil), foram realizadas em UM SÓ TURNO no dia 15 de novembro de 1986. Vamos rever o resultado das Eleições para GOVERNADOR do ESTADO:

1º lugar – Orestes Quércia – PMDB – 5.578.795 votos.

2º lugar – Antônio Ermírio de Moraes – PTB – 3.675.176 votos.

3º lugar – Paulo Maluf – PDS – 2.668.425 votos.

4º lugar – Eduardo Suplicy – PT – 1.508.589 votos.

5º lugar – Teotônio Simões – PH – 250.657 votos.

Em 1986, no Estado de São Paulo foram disputadas duas vagas para o cargo de SENADOR da REPÚBLICA. Eis os dois vencedores:

1º lugar – MÁRIO COVAS – PMDB – 7.785.667 votos.

2º lugar – FERNANDO HENRIQUE CARDOSO – PMDB – 6.223.995 votos.

Em 1986, com 41 anos, LULA foi ELEITO DEPUTADO FEDERAL (Constituinte), obtendo 651.763 votos válidos, então a maior votação de São Paulo e do Brasil. Em 1986, o PT elegeu por São Paulo OITO DEPUTADOS FEDERAIS (constituintes), a saber:

01 – LUIZ INÁCIO LULA da SILVA – PT – 651.763 votos.

02 – PLÍNIO de ARRUDA SAMPAIO – PT – 63.899 votos.

03 – LUIZ GUSHIKEN – PT – 50.580 votos.

04 – FLORESTAN FERNANDES – PT – 50.024 votos.

05 – EDUARDO JORGE – PT – 32.022 votos.

06 – JOSÉ GENOÍNO – PT – 28.054 votos.

07 – Irma Passoni – PT – 22.116 votos.

08 – Gumercindo Milhomem – PT – 20.066.

Na elaboração da Constituição de 1988, os DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS pelo PT de São Paulo, que participaram da Constituinte eram em número de OITO (ver relação acima). (Observe-se, no entanto, que foram eleitos 60 DEPUTADOS FEDERAIS constituintes) de nove partidos políticos diferentes (ver logo abaixo).

01 - PMDB – 28 deputados.

02 – PTB – Nove deputados.

03 – PT – Oito deputados.

04 – PFL – Seis deputados.

05 - PDS – Quatro deputados.

06 - PDT- Dois deputados.

07 - PL – Um deputado.

08 - PDC – Um deputado.

09 - PSC – Um deputado.

Em 1986, no Estado de São Paulo havia 84 vagas para DEPUTADO ESTADUAL. Eis os DEZ DEPUTADOS ESTADUAIS Eleitos pelo PT.

1º lugar – José Cicote – PT – 37.865 votos.

2º lugar – LUÍZA ERUNDINA – PT – 35.622 votos.

3º lugar – Telma de Souza – PT – 28.615 votos.

4º lugar – JOSÉ DIRCEU – PT – 23.990 votos.

5º lugar – IVAN VALENTE – PT – 23.184 votos.

6º lugar – Roberto Gouveia Nascimento – PT – 21.184 votos.

7º lugar – Antônio Lucas Buzato – PT – 20.266 votos.

8º lugar – Clara Ant – PT – 19.925 votos.

9º lugar – Expedito Soares Batista – PT – 19.375 votos.

10º lugar – José Machado – PT – 19.238 votos.

Assim, em 1986, o PT elegeu 10 DEPUTADOS ESTADUAIS para a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, sendo um deles (um ex-guerrilheiro, um exilado político e um anistiado político), no caso o mineiro JOSÉ DIRCEU. Por Partidos Políticos, as 84 vagas ficaram assim distribuídas:

PMDB – 37 eleitos.

PTB – 13 eleitos.

PDS – 11 eleitos.

PT – 10 eleitos.

PFL – 9 eleitos.

PDT – 3 eleitos.

PL – 1 eleito.

Em 1986, o 2º DEPUTADO FEDERAL mais votado foi o Paulista Ulysses Guimarães, do PMDB, que obteve 590.873 votos. Ele era Advogado e Professor Universitário, e, foi político pelos partidos: - (PSD – 1947 – 1965). (MDB – 1966 – 1980). (PMDB – 1980 – 1992). Ele faleceu aos 76 anos de idade, em um acidente aéreo em Angra dos Reis. Seu corpo nunca foi encontrado.

Ulysses Guimarães, de 1947 a 1951 foi Deputado Estadual Constituinte por São Paulo. Por causa da sua morte, não concluiu o último mandato. Ao todo, foram 41 anos no cargo de Deputado Federal, sendo quatro anos na condição de Deputado Estadual (1947 – 1951). Eleito em 15 de novembro de 1986 Deputado Federal por São Paulo, assumiu a LEGISLATURA no dia 1º de fevereiro de 1987.

Ocupava então os seguintes cargos: - de PRESIDENTE NACIONAL do PMDB, de PRESIDENTE da CÂMARA dos DEPUTADOS e de PRESIDENTE da ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE de 1987.

Em casos de vacância do cargo de PRESIDENTE da REPÚBLICA JOSÉ SARNEY (que nunca foi eleito presidente), ULYSSES GUIMARÃES assumia em seu lugar o cargo de PRESIDENTE da REPÚBLICA. Como, quase sempre, os POLÍTICOS são PICARETAS. E, o que é bem pior, cada dia mais, piora muito mais.

Teoricamente (por causa de sua maior votação), quem deveria ser o Presidente da Assembleia Nacional Constituinte deveria ser LULA, mas, cadê o conhecimento? Conhecimento pra quê mesmo?

No dia 1º de junho de 1987, já como Deputado Federal Constituinte, Lula estava na Universidade de Campinas (UNICAMP) – Arquivo da Rádio e Televisão UNICAMP – dando uma palestra para estudantes e admiradores, em plena campanha para a futura PRESIDÊNCIA da REPÚBLICA.

Uma das propostas de Lula era reduzir o mandato Presidencial do maranhense JOSÉ SARNEY, de 05 anos para 04 anos (15 de março de 1985 para 15 de março de 1989 = 04 anos, ao invés de 15 de março de 1985 até 15 de março de 1990 = 05 anos).

O grupo político ligado a José Sarney terminou ganhando a causa, e, Sarney terminou ficando como Presidente durante 05 anos.

Na referida palestra o MOLUSCO disse que não era COMUNISTA, que era CRISTÃO e que acreditava em DEUS. Um CRISTÃO defendendo o ABORTO? Esquisito ou estranho? Ou as duas coisas? O mais estranho é ele ter falado mal da PRINCESA ISABEL. O MOLUSCO não fez menção sobre a libertação dos escravos no Brasil por parte da Princesa. Apenas “gritou” que a Princesa Isabel era explorada pelo CAPITAL INGLÊS. Uma “aula” para quem é demasiadamente LADRÃO e IGNORANTE.

A LEI ÁUREA, oficialmente Lei n.º 3.353 de 13 de maio de 1888, foi a LEI que extinguiu a ESCRAVIDÃO no BRASIL.

O processo de ABOLIÇÃO da ESCRAVIDÃO no BRASIL foi gradual, e a LEI ÁUREA foi precedida pela Lei Eusébio de Queirós, de 1850, que proibiu a entrada de africanos escravizados no Brasil.

Pela Lei do Ventre Livre, de 1871, que libertou todas as crianças nascidas de mães escravas a partir de então.

Pela Lei dos Sexagenários, de 1885, que tornou livre todos os escravos com sessenta anos de idade ou mais.

O PROJETO de LEI prevendo a Extinção da Escravidão no Brasil foi apresentado à Câmara Geral, atual Câmara dos Deputados, pelo Ministro da Agricultura da época, Rodrigo Augusto da Silva, em 08 de maio de 1888.

Foi votado e aprovado nos dias 09 e 10 de maio, na Câmara Geral. O PROJETO então foi enviado ao Senado Imperial, em 11 de maio, onde foi debatido nas sessões dos dias 11, 12 e 13 daquele mês.

Ele foi votado e aprovado, em primeira votação, em 12 de maio, e então votado e aprovado, em definitivo, um pouco antes das treze horas do dia 13 de maio de 1888.

No mesmo dia, foi levada à sanção da PRINCESA IMPERIAL do BRASIL, ISABEL de BRAGANÇA, que, pela terceira e última vez, exercia a REGÊNCIA em nome de seu pai, o IMPERADOR Dom PEDRO II, que se encontrava em viagem ao EXTERIOR.

Às três horas da tarde do domingo de 13 de maio, dia comemorativo do Nascimento de JOÃO VI de PORTUGAL, a lei que aboliu a ESCRAVATURA no Brasil foi enfim assinada no PAÇO IMPERIAL por sua BISNETA, ISABEL, e pelo Ministro RODRIGO AUGUSTO da SILVA.

Entende-se então, que quando LULA foi ELEITO DEPUTADO FEDERAL por SÃO PAULO (constituinte), ele tenha dito que na CÂMARA dos DEPUTADOS existiam 300 PICARETAS. O próprio MOLUSCO era um deles. Não sabia nada de Constituição, de Economia, de Geografia, de História, etc. Enfim, o povo Paulista votou num cabeça chata que era um ANALFABETO POLÍTICO. E foi o mais votado na época! Foi sim senhor!

UM POUCO da EVOLUÇÃO do PT em SERGIPE.

Aqui em Sergipe, em 1982, o candidato MARCÉLIO BONFIM ROCHA disputou o cargo de GOVERNADOR pelo PT, obtendo apenas 1.354 votos.

Em 1982, o advogado MARCELO DÉDA CHAGAS disputou o cargo de DEPUTADO ESTADUAL para a Assembléia Legislativa de Sergipe obtendo apenas 300 votos, e, não sendo eleito. Na época ele tinha apenas 22 anos de idade.

Em 1986, aqui em Sergipe, a senhora TÂNIA MAGNO da SILVA disputa o cargo de GOVERNADORA do ESTADO, obtendo apenas 18.997 votos. Disputou pelo PT.

E o senhor LUIZ ALBERTO dos SANTOS disputou o SENADO também pelo PT, obtendo apenas 56.559 votos.

Em Sergipe o PT em 1986 não apresentou nenhum candidato para disputar o cargo de DEPUTADO FEDERAL (constituinte). Nem TÂNIA MAGNO e nem LUIZ ALBERTO foram eleitos.

Em 1986, no entanto para DEPUTADO ESTADUAL, o Advogado MARCELO DÉDA CHAGAS, disputando pelo PT, teve a estrondosa votação de 32.044 sufrágios, carregando a tiracolo o Médico MARCELO da SILVA RIBEIRO (PT) que teve apenas 1.291 votos.

Apesar de o PT ter sido fundado no ano de 1980, e de MARCELO DÉDA ter disputado o pleito de 1982 para DEPUTADO ESTADUAL com apenas 22 anos de idade, a vida segue e a Política também.

Porém, poucos sabem até agora, sobre o (s) candidato (s) para o cargo de Deputado Federal CONSTITUINTE em 1986, por parte do PT, aqui no Estado de Sergipe. Penso que não lançaram nenhum candidato.

De qualquer forma, segue logo adiante a relação dos OITO Deputados Federais Eleitos por Sergipe, para ajudarem na elaboração da nova CONSTITUIÇÃO que começaria a ser redigida em 1987 e publicada em 1988, com festas, festanças e lambanças.

1º lugar – Antônio Carlos Franco – PMDB – 68.075 votos.

2º lugar – Cleonâncio Fonseca – PFL – 44.405 votos.

3º lugar – Messias Góis – PFL – 32.973 votos.

4º lugar – Acival Gomes – PMDB – 25.088 votos.

5º lugar – José Queiroz – PFL – 24.967 votos.

6º lugar – João Machado Rollemberg – PFL – 21.564 votos.

7º lugar – Bosco França – PMDB -15.634 votos.

8º lugar – Djenal Gonçalves – PDS – 12.514 votos.

E, as respectivas siglas partidárias mais votadas.

1º lugar - PFL – 4 eleitos,

2º lugar - PMDB – 3 eleitos.

3º lugar - PDS – 1 eleito,

O 1º Presidente da República do Brasil foi o Marechal alagoano Deodoro da Fonseca, que proclamou a República no dia 15 de novembro de 1889. O que ocorreu foi um golpe civil-militar. Tiraram Dom Pedro II do poder. Dom Pedro II foi mandado para o exílio em Portugal.

CEM ANOS DEPOIS...

O 1º turno das eleições de 1989 ocorreu no dia 15 de novembro, CENTÉSIMO ANIVERSÁRIO da PROCLAMAÇÃO da REPÚBLICA. Concorreram à Presidência da República 22 candidatos. Não houve vencedores no 1º turno. O 2º turno da eleição ocorreu no dia 17 de dezembro de 1989, quando foi eleito Presidente da República Federativa do Brasil, Fernando Collor de Mello, nascido no Rio de Janeiro, mas criado em Alagoas. (em certos momentos, vale a pena voltar ao passado) – (continua).

Em 1980, a então útil ONU (hoje quase inútil), a então útil OMS (hoje um cabide de empregos bens remunerados), além de outros Organismos Internacionais, declararam através da IMPRENSA MUNDIAL que a deformante e letal VARÍOLA estava ERRADICADA do Planeta TERRA. A “arma” usada para combater a terrível doença foi apenas uma VACINA!

Em 1980, um País Continental chamado BRASIL, dava um exemplo ao MUNDO, de que, era capaz de ERRADICAR a debilitante POLIOMIELITE usando apenas uma VACINA, exemplo este seguido por outros países da AMÉRICA do SUL, e, depois, um benéfico caminho que foi trilhado por quase todos os Países do MUNDO. Mas...

Em 1980, o Planeta TERRA foi “presenteado” com uma nova e misteriosa enfermidade chamada de SIDA ou AIDS. Após quase quatro décadas não existe uma única VACINA para evitar a enigmática patologia. Estranho ou muito estranho?

Então a luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. BOA leitura, BOA saúde, BONS pensamentos e BOM DIA.

Aracaju, capital do Estado de Sergipe, localizado no BRASIL, um País que combate ferozmente o ainda LÍCITO TABAGISMO e que quer legalizar na tora outras DROGAS ainda ILÍCITAS, inclusive a ESQUIZOFRÊNICA maconha. Não tem TREM na LINHA. Tem é TRAFICANTE “político” nessa estória.

ARACAJU, segunda-feira, 18 de julho de 2022.

JORGE MARTINS CARDOSO – Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – GOOGLE. (3) – WIKIPÉDIA. (4) - Outras Fontes.