O assalto ao imaginário do povo brasileiro

Não sei se o povo brasileiro foi informado de que um filme intitulado provisoriamente “FEDERAL: A JUSTIÇA É PARA TODOS”, que será lançado possivelmente em maio, coincidentemente, o dia 3 de maio é justamente o dia em que Lula irá prestar depoimento na Polícia Federal –poderia ser POLÍTICA FEDERAL – ao excelentíssimo e “imparcial” senhor Sergio Moro.

Pois bem, esse filme não será lançado atoa, foi encomendado pelo PIG (PARTIDO Da IMPRENSA GOLPISTA) obviamente produzido pela Rede Globo, apresenta um fato no mínimo inusitado. Já é de conhecimento de parte da população e circula em parte da mídia e, também nos sites políticos, que imagens da condução coercitiva de LULA, foram ilegalmente gravadas e cedidas aos produtores do filme Global, digo ilegalmente porque o própria Moro deu a ordem de que não poderiam fazer imagens em hipótese alguma, no entanto, o próprio Moro informado de que além de existirem essas imagens e, as mesmas terem sido cedidas à Veja e ao produtores do filme, ironizou os advogados de defesa de Lula, respondendo que não poderia intervir na liberdade de imprensa.

Bom, alguém poderia questionar sobre qual o problema, é apenas uma ficção! Não, não é apenas uma ficção, só pra refrescar a memória, certa vez numa entrevista perguntado sobre o que uma pessoa deveria fazer se quisesse compreender o que foi o século XX, Cacá Diegues respondeu... mais ou menos isso... “quem quiser compreender o que foi o século XX, terá que pelo menos entender o que foi o cinema Hollywoodiano...”

O que o grande cineasta quis dizer com isso? Eu respondo, ele sabiamente quis dizer que o cinema tem uma importância extraordinária, pois ele é uma peça chave na construção do imaginário social... e veja bem, não confunda imaginário simplesmente com imaginação, o imaginário é um conjunto de elementos que são responsáveis pela forma como as pessoas fazem a sua compreensão do mundo. Esses elementos são vários, por exemplo a religião, as ideologias, as crenças, sejam elas políticas ou econômicas, os mitos (discursos sobre algo, alguém, algum acontecimento) e temos nos nossos dias principalmente a mídia de entretenimentos...

O cinema se encaixa nessa última, mesmo quando se trata de um filme de ficção, esse filme, por sua vez, influencia na composição do imaginário do telespectador. Tivemos recentemente uma série apresentada na rede Globo sobre uma suposta filha de Tiradentes. Toda a reconstrução, figurino, cenografia etc... por mais que apresentasse em letras minúscula, diga de passagem, que a produção era uma ficção, as pessoas que assistiram, de um modo geral, construíram uma imagem da época em questão, tendo como base a série....

Ora, se um filme ficcional tem esse poder de influenciar na construção do imaginário social, muito mais influência exercerá um filme que se baseia em fatos reais, contados segundo a ótica e os interesses dos seus produtores e daqueles que o encomendaram, ainda mais por abordar fatos que ainda estão se desenrolando sem sequer saber aonde vai dar tudo isso....

Não é nenhuma novidade que vivemos numa sociedade onde a sua grande maioria, são analfabetos políticos e suas opiniões são formadas com base nos noticiários da Rede Globo e em programas de auditórios... aonde quero chegar, você devem estar se perguntando e, eu lhes respondo...

Imaginem os noticiários dando destaque a todo momento sobre o depoimento de Lula na Lava Jato, a insistência da grande mídia –o PIG – somada a imagem feita por milhares, talvez até quem sabe, milhões de pessoas que vierem assistir a esse filme. Com que imagem essas pessoas sairão do cinema, digo não só apenas do Lula, que protagonizará a última cena, que é justamente as imagens de sua condução coercitiva –quem sabe imagens reais e ilegais – mas de todo esse processo político que estamos vivendo em decorrência da Lava Jato? Será a imagem parcialmente construída por todos aqueles e encomendaram tal obra cinematográfica.

E para concluir, eu digo que em qualquer país do mundo esse filme não seria produzido, pois tem a intenção claríssima de influenciar os acontecimentos em curso. Acho que eu nem preciso lembra-los que a Lava Jato é totalmente parcial em suas investigações ao ponto de ignorar as denúncias endereçadas ao PSDB... O QUE ELES PRETENDEM COM ESSE FILME? ELES PRETENDEM MANIPULAR O IMAGINÁRIO DO POVO.

Edgar Souza
Enviado por Edgar Souza em 06/04/2017
Reeditado em 06/04/2017
Código do texto: T5963376
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.