E AGORA TIO SAM?
O império confrontado não é para pularmos de alegria, mas para colocarmos as barbas de molho e nos ater aos acontecimentos que seguirão acontecendo no Oriente Médio e no resto do Mundo.
Depois de muitos anos outro poder desafia os pseudos donos do Mundo e infelizmente a violência da guerra tende a se propagar e colocar a todos em perigo real e iminente.
Durante mil anos o Império Romano dominou o mundo conhecido e apesar de todo o seu poder militar, seu domínio cultural e politico um dia foi derrotado e atingido em suas entranhas de forma avassaladora e definitiva e hoje é como muitos outros impérios que os sucederam apenas citações históricas.
De lá para cá muita coisa aconteceu; a tecnologia transformou o mundo e desde o advento da pólvora as guerras se tornaram mais destrutivas e com a descoberta da fissão nuclear e sua utilização bélica o mundo passou a viver sob o risco da hecatombe final.
Neste exato momento Russos e Americanos, de certa forma contidos pelo medo mutuo travam sob os céus da Síria e em terra, uma batalha até este momento por procuração usando forças diversas nas quais seus interesses inconfessos estão sendo testados.
Para quem tem memoria ou pesquisa a historia poderíamos dizer que na Síria esta acontecendo o que aconteceu na Espanha antes da segunda guerra mundial; onde Nazistas e Comunistas testaram suas forças e armas; uns na defesa do Ditador Franco e os outros em nome da Liberdade, sendo que estes últimos foram derrotados após muita destruição e dor.
A historia não se repete exatamente da mesma forma, mas guarda em si similitudes surpreendentes que podem de certa forma nos dar uma visão futurista dos acontecimentos por vir.
Depois do fim da segunda guerra mundial nunca houve um período de Paz total entre a humanidade; guerra da Coreia, Vietnã, guerras de libertação por toda África transformando o colonialismo Europeu de ocupação, num jogo de interesses entre a extinta União Soviética e o Ocidente liderado pelos Estados Unidos. Países que eram formados viraram moeda de troca entre as potencias hegemônicas em meio à desolação e o caos. E assim caminhou a humanidade até os dias atuais, onde os atores são outros, mas os interesses os mesmos. Domínio das riquezas dos Países mais fracos e sua total exploração sem importar o ser humano e as consequências desta desenfreada ganancia por poder.
Talvez agora com o poder do até aqui mais forte ator sendo contestado e desafiado pelos Russos tendo como observador e até o presente momento não se manifestado a favor de ninguém; A China, o gigante asiático detentor de dentes atômicos e uma população de um terço dos habitante do planeta, poderemos talvez ter esperança que os Americanos e Russos não cheguem às vias de fato e de alguma forma consigam se entender e acabar com o caos que grassa na Síria principalmente, que neste momento é o ponto crucial na terra para uma decisão de Guerra ou Paz; que as Pombas da Paz se sobressaiam aos Falcões e possamos acreditar que a insanidade humana possa ser revertida.
Valmirolino.
 
valmirolino
Enviado por valmirolino em 07/10/2015
Código do texto: T5407283
Classificação de conteúdo: seguro