VOCÊ É BRASILEIRO, MESMO? OU FINGE COMO FAZEM SEUS ÍDOLOS POLÍTICOS?

E QUE OS DESALMADOS FECHEM A BOCA, AO MENOS PELOS PRÓXIMOS 40 DIAS.

Já que não dá para exigir bom senso, educação, sensibilidade de quem não tem, que tal, se penitenciar pelos próximos 40 dias, aproveitando o ensejo da Quaresma, fase em que milhares de católicos se sacrificam um pouquinho, em nome da graça do PAI MAIOR, e reflita um pouco sobre a própria conduta?

É chocante ler e constatar quantas besteiras são escritas, em nome da moralidade, da religiosidade, da sinceridade, e também, em nome da sã ingenuidade, em acreditar que se outro partido comandasse o planalto, as situação seria bem diferente. Oh, dó!

Até concordo que seria “bem diferente”, se outros estivessem em Brasília, mas, seria pior, porque os pífios exemplos são de autoria deles, nos maiores estados brasileiros. Veja o que ocorrem em São Paulo, em Minas Gerais, no Paraná, e em algumas cidades ricas em matéria de PIB. As tramoias, e as maracutaias são antigas. A podridão que envolve a oposição é muito maior que qualquer outra já provada; a começar pela compra evidente da reeleição dos tucanos em 1994. Ou você prefere acreditar na sonegadora Globo, na quase falida Veja e seus aliados? Até eles não devem gostar de tanta gente ruim de memória, e se procurarem algum em suas redações, será raridade encontrar. Logo você quer se inscrever para mártir?

Então, não bastam os péssimos exemplos do passado?! Onde você estava há alguns bons anos em que o poder de compra era bem menor que hoje? Por acaso seus pais ou você mesmo podia financiar um carro, ou comprar uma casa a longo prazo? O que você fazia: lutava, como? Onde estava na época das “Diretas, já”? O que você faz quando vê os governantes mentirem “na cara dura” ao dizer que não há crise da água, ao afirmar que tudo é culpa de outros partidos, menos o deles? Como você pode querer a volta da Ditadura, se nem sabe direito como ocorre? Será que você gostaria de ir dormir sempre no mesmo horário e ser controlado o tempo todo? Também gostaria de ser militado no tocante à alimentação? Ia querer alguém em baixo da sua cama, para te vigiar?

Então você é fã mesmo da dona "Grobo", que ajudava destruir, para abocanhar, ou fã da "Foia", que emprestava veículos para transportar delinquentes. Você poderá ser um, mas quem garante que sairá ileso? Alguns lutaram nesse período, defendendo a si e o Brasil; outros ( vários ídolos seus do momento), covardemente fugiram para o Chile. Francamente; você não é tão brasileiro como pensa, não; viu?

Mudando um pouquinho de foco (ainda o tema urnas),

saiba que não é problema ou questão de partido, e sim, de ver a realidade, de aceitar o que elas, as urnas, disseram. O fato de alguém não querer enxergar e respeitar os resultados, é "preocupante": até que ponto a maldade pode cegar algumas pessoas, e até quando uns desalmados poderão levar adiante algo errado e pensar que não haverá punição, e que será protegido pela imprensa? Vai confiar em qual parte dessa massa de manobra: naquela que infiltra cangaceiros nas instituições para afanar provas falsas, nas ditas autoridades que, em nome da profissão, sonham com a poder político nas próximas eleições, vasculham gavetas alheias nas madrugadas da vida, para sustentar e ser vir aos seus; ou vai preferir acreditar na meia dúzia de políticos lúcidos, e que às vezes são perseguidos pela banda pobre?

VOCÊ É BRASILEIRO, TEM CERTEZA? RESPONDA; SE CONSEGUIR!

Como você pode fingir que o Prouni não existe, mesmo com todo reconhecimento nacional e internacional? Existia em outra época? Alguém lembrou dos pobres, bem antes; ou você não se considera pobre?

Como fazer de conta que não houve trapaças nos trens e metrôs em São Paulo, o PROPINODUTO, ao mesmo tempo, em que alguns triplicaram as suas próprias fortunas?

Mensalão do DEM, sim; o do Arruda e aliados tucanos; o mensalão Mineiro, que está prestar a caducar. Tudo isso é culpa dos outros. O mensalão vermelho parece que foi investigado. E você brasileiríssimo, então, apoia a parcialidade? Ué, onde está a sua coerência, ou seja, o sentido das ações? Engraçado é que alguns lá do alto do poder, esconderam os fatos, apontou dedos, em nome de cargos e de legenda para as próximas eleições; com apoio dos seus ídolos e da imprensa quase marrom. E você admira essa gente, que, diga-se de passagem, não quer te ver, nem se alguém pagar.

Como desconhecer as privatizações que não deram certo, como a da telefonia, da qual você vive reclamando dos problemas nas linhas, nos celulares com conexões pífias, nas tais 2G, 3G, 4G, 1000 G; com os atendimentos da TIM, VIVO e das outras? Por acaso você é brasileiro, mesmo, ou mora no centro de todas as atenções e receptividade, ou é dono de alguma empresa fajuta, a ponto de não precisar dos bons serviços? A laranjada conserta e consertará tudo; tem certeza?

Como alguém pode dizer que é brasileiro e torcer, sempre contra o próprio pais ao promover arruaças, ao se comportar bestadamente diante de maus exemplos de serviços como há na imprensa todos os dias, a aplaudir vandalismos, ao pagar para adquirir benefícios ilícitos?

Como você pode dizer que é brasileiro, apesar de saber que a corrupção na PETROBRAS começou nos tempos do Azul e Amarelo no poder, e que até quiseram vendê-la utilizando o nome PETROBRAX? Chique, né? Gostei do BRAX, remete a uma marca, a São Paulo, Capital, pizzas......e TAL.

Seja sincero! Você é brasileiro mesmo, tem certeza, ou finge, como todos os seus ídolos na política, que nada acrescentam, a não ser sujeiras e golpes, com apoio da nefasta mídia?

Como você pode dizer que é um brasileiro pobre, se o seu maior ídolo te odeia?

Como você diz ter orgulho da sua etnia, se os seus ídolos odeiam você e a todos ao seu redor?

Até quando você pretende ficar rastejando, em troca de um “oi”?

Você torce mesmo pelo Brasil, para que caminhe bem? E então, explique por que ser fã de quem detesta a país dos nordestinos, dos pobres, dos miseráveis, dos negros, dos esquecidos, dos excepcionais, meu, seu, nosso? Por quê?

Será que você é brasileiro mesmo, a ponto de considerar os temas Saúde, Transportes e Educação banais, como fazem os seus ídolos na oposição? Caso contrário, por que não critica a política educacional, por que não reclama dos desvios de dinheiro dos trens na época tucana o poder, por que não condena quem camufla os resultados de epidemias como as da dengue, por que não cuspe “na cara” de quem deixa faltar remédios nos postos, por que não xinga quem rouba SOS seus sonhos diários? Por que não execra quem fala mal da sua cidade, em que você, talvez está vivendo há anos?

Se você é brasileiro mesmo, está na hora de criar argumentos, e não ficar “vomitando” os que digere, através da imprensa marrom; deve ler mais outras mídias e sair da mesmice, deve entender que apesar da idade de uns ou de outros que vivem criticando, sem saber direito o que, deve estar preparado para ouvir, da mesma forma.

Se você é brasileiro, mesmo, deve saber que os livros, eles não conseguiram destruir, tampouco, a memória de quem a tem viva.

Se você diz que é brasileiro e torce para que o país dê errado, sinto desapontá-lo, mas você está no lugar errado,e nunca foi de fato, brasileiro.

Para sê-lo, não basta ter nascido no Brasil, tem que honrar o que pronuncia. Brasileiro tem que acreditar, mas não necessitar de ajudar alheias, tem que conquistar com os próprios méritos, e não ficar à mercê dos jeitos escusos; tem que amar a Pátria, e não promover xingamentos contra quem representa a nação aqui, e fora; tem que merecer falar que realmente é BRASILEIRO.

Seja um, de verdade, comece pelo o que você lê, emende, com a sua autocrítica, que se não aprendeu a desenvolvê-la na escola ou em casa, quem sabe na vida cotidiana não aprende?

Professor e jornalista Nilceu Francisco

Nilceu Francisco
Enviado por Nilceu Francisco em 19/02/2015
Reeditado em 20/02/2015
Código do texto: T5143089
Classificação de conteúdo: seguro