MENSALÃO...REALIDADE VIRTUAL OU FICCIONAL?!

A muitos anos atrás, participei de uma reunião clandestina como militante de um partido clandestino, em plena ditadura militar...Era, então muito novo, sonhador e até mesmo romântico, acreditava em valores e realidades, praticamente impossiveis de serem atingidas, ao menos com líderes falsos e que ao longo dos anos enganaram e ainda enganam muitas pessoas, inclusive: Eu mesmo já me enganei e equivoquei com determinados cidadãos que se passam por "grandes" líderes e que não passam de mentirosos bem sucedidos.

Mas um palestrante da reunião, muito bem intencionado e instruído disse algo que me intrigou e que jamais esqueci em minha vida, disse - jovens camaradas, vou dizer a vocês o que é ideologia: -"... IDEOLOGIA NA VERDADE É COMO UM ÓCULOS QUE É DADO AO POVO, PELAS CLASSES DOMINANTES E QUE DETÉM O PODER E QUE FAZ COM QUE VAJAMOS O MUNDO COMO ELAS QUEREM QUE VEJAMOS, OU MELHOR: DA FORMA COMO LHES FOR MAIS CONVENIENTE PARA CONTINUAR DOMINANDO A TODA A SOCIEDADE..."

Naquela noite, fui dormir intrigado com aquelas palavras e tentando entender o significado e essencia daqueles pensamentos, nessa época eu lia o Capital, A Ilha, irmãos Karamazovi, Pequenos Burgueses, Mãe de Máximo Korki, a origem do capital, da sociedade e do Estado e outros livros adorados e devorados, por "subversivos" como eu, assim eramos chamados.

Hoje com o julgamento do chamado Mensalão, consegui entender na verdade o significado daquelas palavras, já com outra cabeça, uma visão mais clara e sem as ilusões e sonhos daquele adolescente que fui, não renego o socialismo, apenas julgo que até hoje a sociedade não entende de fato o que vem a ser isso e os tais "líderes" além de discursos e busca de cargos eletivos e outros, só estão fazendo "merrda" como diria aquele jogador baixinho. Não existe ao meu ver, partidos e líderes revolucionários interessados em "libertação dos povos", antes intencionam utiliza-los ou utilizar-nos de outra forma para manterem -se no poder e continuar se dando bem através dos impostos que cobram, do povo é claro!

Ao ver os advogados dos MENSALEIROS DO LULA afirmando que o Mensalão é uma ficção, afirmando que não há provas e outros querendo processar o Procurador Gurgel que cumpriu o seu papel constitucional de acusar os réus, entendo hoje perfeitamente o que é ideologia. Afinal estão os nobres defensores dos acusados tentando fazer os juízes do STF, a mídia brasileira e o povo acreditar que na verdade o mensalão não existiu, assim restariam indenizações a José Dirceu, Delubio, Duda Mendonça, José Genoino e todos os demais acusados e mais tarde o governo brasileiro teria que além indeniza-los homenagea-los como vítimas de falsas acusações... Se isso acontecer podemos entrar para a MATRIX ideológica e viver a partir de agora num mundo virtual.

Em tempo, vale a pena ressaltar que Avenida Nievéski de Gogól, Mãe de Máximo Gorki são grandes obras, valem a pena serem lidos e existem grandes escritores brasileiros que foram socialistas, militaram e deixaram grandes obras como Jorge Amado, por exemplo...devemos é ter claro sim o que é utopia, ficção ou teorias de Estados factiveis e não factíveis, ler é sempre bom.