Santa politicagem

O cenário da política interna brasileira vem alcançando patamares de desenvolvimento , com processos lentos e graduais ao longo da história.O país já esteve na condição de colônia , sendo subordinado aos interesses de Portugal , que era tida como metrópole e estabelecia o pacto colonial.Entretanto , com o desgaste das doutrinas portuguesas e a posição firme de D. Pedro I , escolhendo por ficar no Brasil ,a independência não demorou a chegar.

Passou então a existir um grande império , o qual até a igreja católica conseguia manter em rédias curtas , com base em elementos de uma constituição outorgada , a primeira do país.A era dos impérios duraria até o final do século XIX , quando a república brasileira seria proclamada pela ilustre figura do Sr.Marechal Deodoro da Fonseca , dando início a famosa república da espada , caracterizada por militares na presidência.Nesse contexto , surgiram paradigmas que sobreviveram até os dias de hoje. Este período é chamado de república velha e foi marcado também , pela presença de oligarquias cafeeiras , que dominavam o cenário político e econômico.Um exemplo clássico foi a república do café- com - leite , a qual era constituída por Minas Gerais e São Paulo , que alternavam na escolha dos presidentes da república.

A crise econômica de 1929 ocorrida nos Estados Unidos , abalou toda a Europa e também ao Brasil ,pois o preço do café foi brutalmente reduzido , causando crise econômica e o fim das oligarquias cafeeiras. Com o fim delas , as mesmas formam um outro movimento , que foi chamado de Aliança Liberal , a qual faria surgir a destacadíssima figura do Sulista Getúlio Vargas, novo candidato à presidência , tendo como vice , o paraibano João Pessoa.Nas eleições de 1930 , Vargas competia contra Júlio Prestes , que não tem nenhuma relação com Luíz Carlos Prestes.A disputa foi vencida por Júlio Prestes , porém Vargas , com péssimo espírito esportivo alega a ocorrência de fraudes eleitorais.Para piorar a situação ,o vice de Vargas , João Pessoa é assassinado por motivos pessoais , e não políticos.Desta forma , Vargas dá início a uma revolta , com apoio de alguns setores do exército e por não ter havido nenhuma resistência , entra no poder , começando sua trajetória , ou devo dizer:Construindo uma parte da história.

Os trabalhadores deixaram de ser simples coitados e receberam seus direitos , como leis trabalhistas , por exemplo.Investiu na indústria e criou empresas , como a Petrobrás , em 1953.Essa aproximação com as massas recebe o nome de populismo , também presente fora do Brasil, como na argentina , representada por Perón. Vargas logo conseguiu grande prestígio político e social , por conta do desenvolvimento que acontecia , sendo essa fama espalhada para o exterior.Nessa era populista , que começa em 1946 , os presidentes realizaram ações afirmativas , entretanto não conseguiram evitar endividamento externo , inflação e outras conseqüências maléficas. O último presidente populista foi João Goulart , que tentou melhorar o quadro de crises , com planos visando conter a inflação e ao mesmo tempo desenvolver o país.Porém , este fato não ocorreu e o mesmo foi sucedido pelo trágico , cruel e sombrio período da ditadura militar.

Uma nova era governamental estava sendo construída.Os passos e falas da população foram censurados , sonhos exilados e levantes ou contrariedades mortos em praça pública.Era o momento de pensar...e só pensar ,pois a fala poderia ser interrompida com um estampido seco em um beco qualquer de uma arma ou bomba.Os militares estavam no poder.Eram autoridades acima de tudo e de todos.A ditadura começou em meados do século XX , durando até o final deste.Neste espaço de tempo ,investimentos e obras que existem até hoje foram realizados , como a construção da ponte RIO-NITERÓI , feita pelo presidente Costa e Silva , e a rodovia Transamazônica , criada por Médici.Apenas dois caminhos eram permitidos: Ou o indivíduo era conivente ao Arena ou ao Mdb e em caso de dúvida , só restava uma saída:O Galeão.Por esses motivos , muitas pessoas não acreditavam que a democracia pudesse um dia voltar ,e os mais crentes sabiam que para haver a volta da mesma, um processo lento , gradual e seguro teria de ser respeitado. Foi com esse raciocínio que Geisel ,também militar , teve ao dar o passo forte para a redemocratização, com a abertura política.Até esse momento , muito sangue havia sido derramado.Continuando o processo entra no governo , Figueiredo , responsável pela volta em definitivo da democracia. Em 1985 , a ditadura é extinta e três anos mais tarde é promulgada uma nova constituição , baseada em liberdade de expressão e direitos humanos. A constituição de 1988 , já estava no contexto da nova república.

O primeiro presidente deste período foi José Sarney , que se destacou por um plano para combater a altíssima inflação que estava sobre o país.Entretanto , o plano não teve pontos positivos , e o mesmo perdeu o prestígio político. A partir da década de 90 , com Collor na direção do país , a política do neo-liberalismo é implantada .Esta , consistia na mínima intervenção do estado na economia e livre comércio.Por suas ações e pela influência da rede Globo , ele sofre um impeachment , e em seu lugar entra Itamar Franco , tendo como ministro da fazenda , Fernando Henrique Cardoso. O objetivo de Itamar Franco , era continuar o combate da inflação. Com grande engenhosidade , Fernando Henrique cria o plano real , que se diferenciando do plano cruzado , resultou em grandes resultados.Tal progresso o poria na presidência do país. Seu governo foi caracterizado por privatizações de empresas, privatizando até a ´´FAMÍLIA``. Entrou em desgaste ,devido ao alto nível de desemprego , até em seu lugar ser eleito Lula , que governou até 2010 , sendo substituído por Dilma .

Nos dias atuais , o Brasil continua sob o governo de Dilma.

JBorsua
Enviado por JBorsua em 24/11/2011
Reeditado em 12/12/2011
Código do texto: T3354848