As Consequências dos Problemas Emocionais na Vida Adulta

Problemas emocionais começam ainda na infância, e muitas vezes a família não percebe. E, se não for dada a devidamente atenção e não forem tratados adequadamente, irão se perpetuar na idade adulta. A partir da adolescência, época das crises existenciais, a pessoa passa a buscar no outro uma espécie de alívio para preencher seu vazio para a sua dor, algo que não teve no passado, como atenção, segurança, amor próprio, etc, mas se esquece do risco de não ser correspondido à altura de suas necessidades emocionais.

Com o tempo surgem as frustrações. E, como não está preparado psicologicamente para enfrentar toda essa carga psíquica negativa que carrega desde criança, acaba se entregando, a hábitos "estranhos" como uma forma de autopunição, através dos quais chega ao desespero e daí a depressão. Diante dessa implosão emocional, o indivíduo busca por um alívio que seja definitivo, e começa a achar que não vale a pena viver. Então, se sentindo cansado de lutar e sozinho, incapaz de mudar esse quadro, passa a achar que o suicídio é a única maneira de se obter a paz que tanto procura para aliviar a sua dor. Essa é uma dor profunda, um choro sem lágrimas que não pára, pois vem da alma, fazendo a pessoa se sentir incapaz como se tivesse totalmente fora do contexto da sua existência, afundando na areia movediça com um peso enorme sobre os ombros, sem ter qualquer motivação para lutar e sair dessa situação.

Por isso, que é de suma importância tratar suas feridas e conflitos o mais breve possível. Jamais permita que as coisas se acumulem emocionalmente em sua alma. Nunca cobre de si mesmo o que você não conseguiu fazer ou mudar. Infelizmente, vivemos mais preocupados com o passado do que curtindo o presente e planejando o futuro, e esse tipo de mentalidade é o que nos induz as lamentações e a dar mais atenção aos fracassos. Lembre-se, seu "futuro", ainda não foi escrito, isso só depende de você e das suas escolhas hoje. Tem uma coisa que eu sempre digo para superar as agruras que é: "Se os bons momentos da vida não são eternos, os maus momentos também não duram pra sempre". A vida é como as estacões do ano, é feita de fases.

Aproveite cada momento e não olhe para trás, você é exatamente aquilo que você pensa, sendo assim, foque em si mesmo, no agora, ame-se, valorize-se, aprenda com os seus erros, e use a experiência que adquiriu com eles a seu favor, mas nunca desista. Você é um escolhido, faça a diferença. Assim como Deus disse a Josué eu te digo: "Esforça-te, tem de bom ânimo". Entenda que independente do que acontecer Deus estará contigo e sempre enviará alguém para te ajudar. Quanto ao seu futuro? Bom, isso só depende de você. A oportunidade, A VIDA, Deus já te deu, não a desperdice.

Augustus Bragança de Lucena
Enviado por Augustus Bragança de Lucena em 25/11/2023
Reeditado em 25/11/2023
Código do texto: T7939837
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.