Não existe rei ou rainha da música

A mídia brasileira tem o hábito e intitular pessoas como reis e rainhas de alguma coisa. Uma referência ao século XIX quando títulos de nobreza como o de marquês, conde, visconde e barão eram vendidos, com exceção dos títulos de reis, rainhas, príncipes e princesas que eram hereditários. Vale lembrar que um ano após a Proclamação de República em 15 de novembro de 1889, ou seja, um decreto de 1890 do presidente marechal Manuel Deodoro da Fonseca aboliu todos os títulos de nobreza do Brasil.

Intitular o cantor Roberto Carlos como o rei da música popular brasileira é contra a nossa Constituição, é um marketing de alguma emissora de televisão e um desrespeito a outros grandes cantores e compositores do passado e do presente como Francisco Alves, Nelson Gonçalves, Pixinguinha, Wilson Simonal, Tom Jobim, João Gilberto, Luiz Gonzaga, Tim Maia, Raul Seixas, Cauby Peixoto, Agnaldo Timóteo, Milton Nascimento, Martinho da Vila, Paulino da Viola, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque.

O cantor Roberto Carlos surgiu no início da década de 60 junto com outros cantores e cantoras do Movimento Jovem Guarda como Erasmo Carlos, Vanderléa, Antônio Marcos, Jerry Adriani, Ronnie Von, Vanderley Cardoso, Reginaldo Rossi, Eduardo Araújo e Silvinha, Martinha, Vanusa, Paulo Sérgio e Renato e seus Blue Caps.

O referido Movimento era liderado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Vanderléa que tinham um programa na televisão. Os cantores e cantoras envolvidos no esquema faziam versões com letras suas de músicas de sucessos do Rock norte-americano e britânico do final da década de 50 e início da década de 60 inspiradas nas bandas Rolling Stones e Beatles, e em cantores solos como Elvis Presley e Chuck Berry, com temática voltada para os adolescentes e jovens, uma verdadeira farsa, e vendiam muitos discos.

Na minha concepção intitular alguém como rei ou rainha é uma força de expressão, com intuito financeiro ou político, que não tem nada a ver com talento, porque talento não se julga, não se compara. Roberto Carlos é um grande cantor, é um dos melhores, mas não é o melhor. Nem tampouco pode ser considerado o rei da música popular brasileira, que ainda tem muito caminho pela frente.

Goiânia, 22-02-2023

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 22/02/2023
Código do texto: T7725045
Classificação de conteúdo: seguro