A morte do Cantor Amazigh, Rais Bizmaoun

Foi a canção Amazigh queperdeu um dos ícones conhecidos pela cultura amazigh, um verdadeiro renovador dopatrimônio cultural, também da música amazigh, região Suss, a alguns quilômetroda cidade de Agadir, mais precisamente Tiznit. 

Viveu sete décadas e dois anos, Rais Ahmed Bizmaoun conhecido por seu instrumento musical tradicional "Lotar", que lhe acompanhou ao longo de sua movimentada carreira folklorica, através suas saídas Amazighs no grupo de Rawais, característica de um dos  ícones distintos da arte amazigh. 

O nome de Rais Ahmed Bizmaun surgiu na arena no início dos anos setenta do século passado,especificamente em 1972, quando colocou a primeira canção  no mercado, e logo se tornou famoso na arena naescada do estrelato, como um dos pilares da arte de Al-Rawais. 

Tal rais é conhecidocom o estilo lírico, deixando Al-Rais Ahmed Bizmaun diferente do que prevalecia na arena naquela época; suas músicas de seu primeiro álbum foram revolucionárias. 

 As canções com as quais Al-Rais Ahmed Bizmaun entrou no mundo da arte de Al-Rawais distinguiam-se pelo novo método de composição, tem sido numa altura que ainda não foi conhecido pelos Al-Rawais encontrados na arena, como Omar, Ahrush, Ahmed Amentag e outros. 

Al Rais Mohamad Al-Bansir (Al-Damsiri) quem ajudou Rais Ahmed Bizmaun a gravar suas primeiras canções, tem lhe acompanhado como tocador de rebab em todas as suas canções, enquanto Bizmaun tocava o "Lotar "

 A Rice-Bismoon não parou de inovar; ele introduziu o instrumento -Tamtam- na arte de Al-Rawais, especificamente no ritmo “Taskewin”, “e fez uma grande renovação na performance e nas melodias, influenciando a cena artística de forma extraordinária. 

A introdução do instrumento Rais Bizmaoun “Tamtam” na arte de Rawais foi o resultado de uma influência sobre o grupo Ignhiwane. Além de ter sido influenciado pelo fenômeno "hippie", prevalecido na época, tornando-o como um poeta romântico associado à natureza. 

O interesse do Rais-Bismoonna a natureza explica o seu envolvimento no mar, como marinheiro, manteve-se fiel à sua profissão do marinho, cantando várias das suas canções sobre o mar.

 A relação de Rais Bismaoun com o mar não se rompeu, bem como com a natureza nunca se esvaiu.

Viveu o resto da sua vida perto do mar, nas proximidades de Tiznit, onde passava muitas horas de seu tempo em uma caverna perto da praia, prova de sua lealdade ao mar. 

O Rais Ahmed Bizmaoun manteve a posição elevada no cenário artístico Amazigh, após uma ausência devinte anos,

Lançando o CD em 2007, pelo qual ele conheceu um sucesso notável, premiado com a melhor canção tradicional pelo Royal Institute of Amazigh Culture. 

Finalmente tal perda do Rais Ahmed Bizmaun, um dos pilares e principal da arte de al-Rawais, não pode ser esquecida, devido ao amor no coração do povo amazigh, legado artístico pelo povo amazigh, chamando assim para que a autoridade local ou central de Agadir proceder de forma a atribuir o seu nome numa rua ou avenida pública, resposta a uma  luta  existencial desta figura do Rais, amazigh do qual muitos inspiram.

 Lahcen ELMOUTAQI

Professor universitário, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 19/12/2021
Código do texto: T7410734
Classificação de conteúdo: seguro