Cangas

Cangas

Com a chegada do verão as roupas de praias é o ponto auge no modelito do corpo das mulheres. Uma das principais peças que enfeitam e dão cores as areias e ao balanço do mar são as tão conhecidas e diversificadas cangas.

A peça que tem um formato quadriculado envolve o corpo das mulheres deixando-as com um ar mais sofisticado e ao mesmo tempo descontraído. As cangas popularmente também conhecidas como saída de bainho é um fenômeno de elegância e charme no ambiente que a compõe.

Apesar de seu formato comum e ser considerada durante anos como uma peça básica de praia, as cangas tomaram proporções diferentes no seu devido uso. O formato ainda continua o mesmo, mas a forma como ela hoje se proporciona no corpo das mulheres é completamente diferente. Diversos estilistas ensinam a construir um look de praia com uma canga em segundos, no entanto podendo variar a cada momento se assim for o querer do seu usuário.

Agora com esses novos e criativos modelos que as cangas são capazes de proporcionar é fácil perceber uma semelhança com as roupas que os povos antigos Gregos usavam. Pois o tipo de roupa usada na Grécia era fluido e quase nunca eram as peças dos vestuários costuradas, os tecidos utilizados eram principalmente linho ou lã. De certa forma, a moda grega antiga era bastante moderna, na sua perspectiva, tanto os homens como mulheres usavam o mesmo figurino mantendo-se inalterado durante séculos. No entanto as cangas são usadas essencialmente por mulheres num ambiente de lazer.

Esse estilo de roupagem grega era considerado básico por ser constituída apenas por uma túnica direita, presa ao ombro com alfinetes e broches, parecido com o uso das cangas que são feitas com amarrações simples. As crianças usavam roupas semelhantes as dos adultos, mas as túnicas eram bastantes mais curtas a fim de poderem correr com mais facilidade.

Engana-se quem pensa que as roupas dos gregos eram sempre brancas. Durante o período arcaico, as roupas eram normalmente brancas, pessoas comuns eram proibidas de usar chitons e himations vermelhos em teatros ou lugares públicos (talvez até seja por isso que alguns historiadores sintetizem que as pessoas ricas usavam túnicas coloridas, os pobres brancos), mas a partir do século V a.c as roupas eram decoradas com larga variedade de cores, assim como são as cangas hoje em dia coloridas e descontraídas.

C Vaiolet
Enviado por C Vaiolet em 20/01/2013
Código do texto: T4095124
Classificação de conteúdo: seguro