ETERNO RETORNO...CHRONOS E KAIRÓS...OUVINDO LEGIÃO URBANA.🌿🍂

DOCE RETORNO 🌿 🍂

Depois do verão,

O outono.

As folhas caem

Em completo desapego.

Forram o chão

Com seu manto dourado.

Aquieta-se o tempo.

A brisa suave

Acalenta a tarde serena.

O perfume da fruta madura

Atrai o beijo das abelhas.

O tempo pede aconchego,

O colo da mãe natureza.

Há outros sabores,

Outros matizes,

Vermelho sangue,

Douradas borboletas.

A natureza se dissolve

Ao calor da terra crua.

Tudo retorna às raízes:

Ao útero da terra nua.

Poesia escrita pela minha irmã

MARI WATANABE aqui do R.L.

🌿 🍂 🍁 🍃 🌿 🍂 🍁 🍃 🌿 🍂 🍁 🍃 🌿

Ah!. Minha querida irmã, a sua poesia o DOCE RETORNO, me transporta para um tempo de renovação, de mudanças das passagens do tempo e das estações, assim como o nosso próprio processo evolutivo, nunca linear, mas cíclico.

A vida segue o seu fluxo natural e progressivo, mas a nossa caminhada existencial vai acontecendo sem que dela tenhamos controle e previsibilidade.

Somos seres em constante transformação, sempre em vir a ser, a descobrir, somos seres inacabados. E que bom que seja assim, pois nessa redescoberta estamos ressignificando as nossas experiências e nos fortalecendo diante das nossas dificuldades e obstáculos.

E a sua poesia traz a mensagem de que tudo na vida é cíclico, tudo retorna às raízes e ao útero da terra nua...

Sim, a vida se desdobra em ciclos e ela é marcada pela renovação.

JUNG já dizia que através da alquimia, da compreensão de que tudo na natureza está em perfeita união com os elementos da terra, do ar, da água e do fogo, nós nos transformamos , nos elevamos a um estágio superior no processo evolutivo e de auto conhecimento.

E a natureza tão perfeita e sábia também muda as suas estações e como alusão, todos nós também vivemos simbolicamente o processo de transformação , de crescimento e de renovação.

A primavera e o verão são as estações onde ocorre mais expansividade e o outono e o inverno são as estações do recolhimento. Há um constante movimento tanto de abertura, como de fechamento, assim como todos nós vivemos os momentos de expansão bem como da introspecção.

O nosso psiquismo é muito dinâmico e estamos a todo momento projetando sentimentos para fora de nós, bem como reprimindo ou recalcando sentimentos para dentro de nós.

Há períodos onde os dias são mais curtos e as noites mais longas e isso nos remete aos conceitos de Luz e Sombras na visão de Jung. Temos que olhar tanto a luz, bem como as nossas sombras, trazer à luz da nossa consciência, pois aquilo que é desconhecido ou não aceitamos em nós adquire forças, sempre em um movimento de integrar as nossas polaridades, nunca suprimí-las.

Na mitologia grega os deuses CHRONOS E KAIRÓS simbolicamente representam as passagens do tempo.

Chronos por ter castrado o pai, "engolido" todos os filhos, passa a imagem de muita frieza e racionalidade emocional; temia que a profecia de que um dos seus filhos o destronaria, assim como ele próprio havia feito com o pai. Ele representa "ação ", com previsibilidade em um determinado momento.

Assim, Chronos representa o tempo objetivo, planejado, cronológico, muitas vezes, acabamos nos tornando escravos dele, corremos contra o relógio quando não sabemos administrá-lo.

Podemos dizer que todos nós somos filhos de Chronos, pois estamos sendo "engolidos" dia a dia pelo tempo.

Já Kairós, sendo um jovem inquieto, muito ágil, representa um tempo que não pertence a Chronos; nada com ele pode ser cronometrado e planejado, o tempo flui sem ordenamento tendo em vista ser mais dinâmico.

Existencialmente, podemos dizer que com kairós voamos para uma dimensão onde rompemos a barreira do tempo objetivo, limitado, com princípio, meio e fim; vistos sob esta forma, Kairós unifica os princípios opostos da nossa consciência.

Kairós, metaforicamente traz a proposta do "Eterno e Doce Retorno", pois podemos estar e unificar o tempo vivido dentro dessa experiência singular , da sua subjetividade e da compreensão de si mesmo visto sob a sua própria ótica.

Podemos citar também os "RITUAIS DE PASSAGEM ", que celebram "marcos temporais", as mudanças de uma fase de vida para outra. Podemos incluir o nascimento, o batismo, o casamento, a morte, etc... Lembrando que existem diversas definições de ritos, pois temos diversas áreas da ciência e religião que abarcam esses conceitos.

🌿 🍂 🍁 🍃 🌿 🍂 🍁 🍃 🌿 🍂 🍁 🍃 🌿

Ouçam: POR ENQUANTO

Na voz de : LEGIÃO URBANA.

https://youtu.be/jkM5e04vjzE?

si=HsHQbZyD9FhgqFjp

Lélia Angélica
Enviado por Lélia Angélica em 17/03/2024
Reeditado em 21/03/2024
Código do texto: T8021670
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.